Perto de Miami, Palm Beaches é a quinta essencia do Luxo da Florida – Voupranos

Perto de Miami, Palm Beaches é a quinta essencia do Luxo da Florida

Adobe Stock: Vista aérea de West Palm Beach, Flórida – jovannig

Dez entre dez brasileiros que viajam para a Flórida querem se esbaldar nos parques de Orlando e torrar até o último níquel nos outlets de Miami – esteja o dólar em alta ou não. O resultado é um gasto de energia e dinheiro tão grande que, nos últimos dias de viagem, você provavelmente estará suplicando ao deus do ócio por um momento de sombra, água fresca e relax absoluto em alguma praia bem distante dos holofotes atraídos por Mickey e sua turma.

É aí que entra em cena The Palm Beaches. Formada por 39 cidadezinhas cheias de mansões, palmeiras, marinas e restaurantes de alta gastronomia, essa região da costa leste – estrategicamente localizada a 50 minutos de Miami e a 2h30 de carro de Orlando – é perfeita para quem quer tirar férias das férias no mais completo clima de bem-estar.

Adobe Stock: Praia de Singer Island em Palm Beach, Florida – lunamarina

Adobe Stock: Centro de West Palm Beach, Flórida – Felix Mizioznikov

Não por acaso, o condado ostenta o selo de Primeiro Destino de Resort dos Estados Unidos e serve de refúgio para todo tipo de celebridade, como os cantores Bon Jovi e Rod Stewart, a família Kennedy e o ex-presidente Donald Trump. Quase todos eles mantêm seus iates e suas “casinhas” de veraneio na ilha de Palm Beach, o pedaço mais luxuosa da região. É lá que fica o hotel The Breakers: uma mansão à beira-mar, de estilo renascentista, onde a atriz colombiana Sofía Vergara trocou alianças com o ator Joe Manganiello em uma das cerimônias de casamento mais inesquecíveis dos últimos anos.

Outra atração da ilha é o antigo casarão do magnata americano Henry Morrisson Flagler, que hoje abriga o excelente museu de arte Flagler Museum. Também vale colocar na lista o The Royal Poinciana Plaza, shopping de luxo erguido no final da década de 1950 e famoso pela sua arquitetura inspirada no Palais Royal de Paris. O local ostenta jardins exuberantes, 30 lojas exclusivas, sete restaurantes e uma atmosfera que mistura decorações retrô com o  vanguardismo de empresários engajados em causas ambientais.

Adobe Stock: Palm Beach, no sul da Flórida – Thomas Barrat

Adobe Stock: Palm Beach, no sul da Flórida – lunamarina

West Palm Beach

Além da ilha de Palm Beach, o conceito que alia a busca por saúde e bem- estar a uma proposta de maior integração com a natureza se repete em várias outras cidadezinhas da região, que vai desde Boca Raton até Jupitere Tequesta, abrangendo mais de 75 km de praias muito bem preservadas. É o caso de West Palm Beach, a capital administrativa do condado, onde pipocam refúgios alternativos de atmosfera descolada e culto à filosofia wellness. Uma vez lá, vale a pena visitar a Rosemary Square, uma área que se estende por uns cinco quarteirões, cheia de lojas, bares e restaurantes badalados.

Dá para perambular pelas ruas a bordo de trolleys (bondes) gratuitos ou caminhar atrás dos murais pintados pelo brasileiro Eduardo Kobra. Destaque para o colorido Einstein Vai à Praia, em Downtown West Palm Beach, e a obra Hamlet, na Narcisus Avenue, que parece abrir alas para os festejos da Clematis by Night, uma balada ao ar livre que rola todas as quintas-feiras, das 18h às 21h, com direito a bandas de música se revezando no palco, barracas de comida e muita gente aproveitando os shows gratuitos para dançar.

Também não deixe de visitar o museu de arte The Norton. O local conta com 7,6 mil obras divididas em cinco categorias (europeia, americana, japonesa, contemporânea e fotografia). Com um acervo tão numeroso, se você tiver pressa, corre o risco de passar batido por uma tela de Monet, Picasso ou Matisse.

Adobe Stock: West Palm Beach, Flórida, EUA – SeanPavonePhoto

Adobe Stock: Royal Park Bridge – Markus Mainka

Delray Beach 

Para quem quer tirar férias das férias no mais absoluto clima de descontração, a cidade de Delray Beach é um deleite. Com apenas 60 mil habitantes, esse cantinho do condado acumula títulos de “cidadezinha mais divertida da América” e de “melhor destino da praia da Flórida”, ambos concedidos pelo jornal americano USA Today. E não é para menos. Se você quer curtir uma praia no maior sossego, seu lugar é aqui.

Além de democrática, a praia pública que fica em frente ao centro de informações turísticas, no South Ocean Boulevard, é um convite ao dolce far niente. Tem águas bastante calmas em relação a outros pontos da região e é lotada de espreguiçadeiras com guarda-sol. Muita gente passa a manhã ali e depois corre para a região do Pineapple Grove Arts District para curtir as galerias de arte, os murais e os barzinhos que transformaram esse distrito em um dos mais descolados points do município. Além do apelo cultural, a gastronomia local merece menção honrosa em diversos restaurantes.

Adobe Stock: Del Ray Delray praia, Florida EUA – lunamarina

Adobe Stock: Del Ray Delray praia, Florida EUA – lunamarina

Jupiter

Enquanto outras cidades do condado propõem férias zen, Jupiter oferece doses extras de aventura em contato com a natureza. Especialmente se o seu destino for o Riverbend Park, uma enorme reserva de vida selvagem que abriga florestas, riachos e animais silvestres como guaxinins, salamandras, veados, lontras, tartarugas e uma infinidade de aves – com sorte, você verá um pica-pau-de-cabeça-vermelha, como o do desenho animado.

Trilhas de bicicleta, a pé ou mesmo a cavalo levam aos principais cantos do parque e sempre rendem belas fotos. Mas nada é tão divertido quanto o passeio guiado de caiaque pelo Rio Loxahatchee, que parece bem sossegado até o momento em que você avista crocodilos curtindo um solzinho à beira do pântano, bem pertinho do seu remo…

Adobe Stock: Farol de Júpiter, West Palm Beach, Florida – Lucky-photo

Adobe Stock: Rio Loxahatchee no Riverbend Park, Florida – Ryan Tishken

Juno Beach

Os números são estarrecedores: em um único mês, voluntários retiraram cerca de 225 quilos de lixo das areias de nove praias da costa leste da Flórida, quase tudo de material plástico. São pratos e talheres descartáveis, garrafas pet, linhas de pesca e sacos que não apenas poluem as praias como também colocam em risco a sobrevivência de várias espécies marinhas.

Estima-se que, de cada 100 filhotes de tartaruga, apenas um atinja a vida adulta. Para protegê-las, foi criado o Loggerhead Marinelife Center na praia de Juno Beach – uma das praias de aninhamento mais importantes do mundo. Semelhante ao Projeto Tamar, essa instituição sem fins lucrativos promove a conservação dos ecossistemas oceânicos por meio da pesquisa , reabilitação e educação sobre tartarugas marinhas ameaçadas de extinção.

Adobe Stock: Cais de pesca em Juno Beach, Flórida – Thomas Barrat

Adobe Stock: Kitesurf,mar em Juno Beach, Florida – Joe Ciciless

Publicado em: 05/12/2023
Atualizada em: 05/12/2023
Quero contribuir com essa matéria dos Voupranos

Voupra