Passeios perto de Miami, Naples e Everglades – Voupranos

Passeios perto de Miami, Naples e Everglades

Adobe Stock: Naples, Florida – SeanPavonePhoto

É possível fazer muitos passeios de um dia a partir de Miami. A maior parte deles segue para a costa leste da Flórida, onde ficam lugares bastante populares entre os brasileiros, como Fort Lauderdale e, um pouco mais ao norte, a luxuosa região de The Palm Beaches.

Há, porém, grandes atrações também no sentido oeste, com destaque para Naples, uma das praias mais bonitas da Flórida, banhada pelas águas do Golfo do México. No caminho, você passará pelo meio do Everglades, um parque nacional que oferece boas experiências, principalmente, para quem viaja com crianças.

Adobe Stock: Naples, Florida – Ray Dukin

Naples

Quem segue de Miami para o oeste e alcança Naples, a duas horas de carro, para um passeio de um dia ou até mais, acerta em cheio. A cidade com nome italiano faz parte de uma região conhecida como Paradise Coast, composta ainda pelo Everglades, um pantanoso parque nacional onde famílias costumam fazer passeios em barcos movidos por imensas hélices para observar crocodilos, e Marco Islands, refúgio pacato onde se concentram grandes resorts. Mas é Naples que, sem dúvida, é a grande estrela do pedaço.

Para os brasileiros, é um lugar perfeito, já que reúne lindas praias, bons hotéis, lojas descoladas e ótimos restaurantes. Parece Miami? Pois bem, é melhor. Trata-se de um lugar elegante e charmoso, que ostenta sua própria 5th Ave, com várias vitrines de grife e casas badaladas que se descortinam até a chiquérrima 3th Ave. Boa parte dos visitantes chegam à região em carros conversíveis da Ferrari ou Mercedes, que só não chamam mais atenção que os iates ancorados em marinas como a do Naples Bay Resort – hotel cuja fachada remete a Portofino, na Itália.

Adobe Stock: Naples, Florida – Andriy Blokhin

Adobe Stock: Naples, Florida – Tyler

Com ou sem um carrão, porém, você tem direito a uma vista VIP no Naples Pier, sobretudo no fim da tarde. Para isso, basta sentar-se na areia da praia, ao lado da estrutura de madeira que avança sobre o mar, e assistir a mais um pôr do sol inesquecível. Também dá para fazer isso a bordo do Naples Princess, elegante navio que faz tours pelo Golfo do México, ou desde resorts como o The Naples Beach Hotel Golf Club, dono de um belo bar em frente a praia. Mas, acredite, a experiência ao lado do píer, com gente do mundo inteiro magnetizada pelo
momento, é mais divertida.

Quem vai a Naples encontra ainda uma série de outras atrações para se divertir. Se a ideia é se jogar nas compras, por exemplo, vale a pena dar um pulo no luxuoso Waterside Shops, com grifes como Nordstrom e Salvatore Ferragamo, na Tin City, com lojas de artesanato distribuídas em barras coloridas, ou então no simpático shopping The Village Shops, com preços mais em conta.

Para os fãs de natureza, a dica é o Naples Botanical Garden. Ali, há áreas dedicadas à flora dos EUA, do Caribe e do Brasil, com direito até a referências a Burle Marx. Ficar ali de bobeira só não é mais perfeito para relaxar do que fazer um ioga na praia, logo cedo, observando golfinhos saltando bem perto da faixa de areia. Coisas de Naples…

Adobe Stock: Edifícios coloridos influenciados pelo espanhol – Naples, Travelview

Adobe Stock: Naples Botanical Gardens – Florida – Jillian Cain

Everglades

Everglades City não tem praia, pois seu litoral é desenhado por intermináveis manguezais. O lugar está fincado no meio de uma região de deltas, onde diversos rios que correm pela planície encharcada da Flórida despejam suas águas no Golfo do México, propiciando o encontro do mar com uma das maiores reservas naturais dos Estados Unidos, o Everglades National Park.

A cidade minúscula, com antigas casinhas de madeira à beira d’água, é uma excelente base para conhecer a imensidão de campos alagados de Everglades. E a única maneira de fazer isso é de barco, mas não qualquer barco, já que usar o tradicional motor de popa é impraticável naqueles pântanos de pouca profundidade. Os passeios são feitos de airboat, lancha com um motor a hélice, impulsionada pelo ar.

Faz um aguaceiro e um barulho danados, mas é parte do show para ver de perto os pássaros e crocodilos que habitam os manguezais. No parque Wooten’s, é possível fazer divertidos tours de meia hora.Em Everglades City propriamente, o grande barato é se jogar nos pratos à base de caranguejo, incluindo o exótico caranguejo azul, abundante por lá. Prove também a carne de crocodilo frita, que tem sabor leve, semelhante ao do frango.

Adobe Stock: Port Everglades, Florida – Nancy Pauwels

Adobe Stock: West Lake, Florida – Sceninc Media

Marco Island

A 30 km ao norte de Everglades City, Marco Island ostenta um visual bem diferente. A ilha, alcançada de carro mesmo, por engenhosas estradas erguidas sobre o “Pantanal norte-americano”, é dominada por uma praia
que se estende por 7 km, a qual concentra grandes resorts à beira-mar. A ilha tem pouco mais de 18 mil moradores e é um recanto de paz, sem festas, nightclubs ou bares.

Deu meia-noite, Marco Island adormece. O melhor esquema por lá é justamente curtir a tranquilidade da beira-mar e as mordomias nos resorts. Ou os passeios de caiaque, velejadas, snorkelling, mergulhos e tours de barco para ver golfinhos e tartarugas marinhas, organizados pelas agências locais.

Adobe Stock: Marco Island, Florida – Jacob

Publicado em: 23/07/2024
Atualizada em: 24/07/2024
Quero contribuir com essa matéria dos Voupranos

Veja também:

Voupra