Passeios nas redondezas de Paris – Voupranos

Passeios nas redondezas de Paris

A verdade é que Paris tem passeios, atrações e entretenimento para dias ou até meses de férias. O que não faltam são passeios nas redondezas da cidade que justificam novas viagens ou até a viagem. Por exemplo, se você estiver indo a Paris com crianças, certamente vai querer visitar a Disneyland Paris, que fica muito próxima a cidade e cada vez mais tem conquistado famílias do mundo inteiro. Ou se gostar mais de história terá de encaixar um tempo para visitar o famoso Palácio de Versalhes também nas redondezas. Enfim, confira agora muito mais do que é possível fazer quando você estiver visitando a cidade luz.

Disneyland Paris

Apesar do nome, a Disneyland Paris fica em Marne-la-Vallée, a pouco mais de 40 km da capital francesa. Mesmo assim, ela costuma entrar no roteiro de muitos brasileiros que vão à região. De trem, são 35 minutos de viagem. Uma vez no complexo, você se depara com dois parques de diversão. Um deles é o Parc Disneyland, que remete ao Magic Kingdom, na Disney World, em Orlando, com direito a castelo e tudo. O outro é o Parc Walt Disney Studios, com atrações como Cars Road Trip e Ratatouille: The Adventure. Como ambos são menores que os complexos americanos, dá até para visitá-los no mesmo dia. Se o seu plano for fazer um bate-volta a partir de Paris é recomendado sair bem cedo para aproveitar o parque manhã e estar preparado para renunciar aos shows de fogos que acontecem no final do dia a noite, já que o retorno a Paris, a noite pode ser mais demorado. Uma dica importante, quando estiver indo com crianças, tente evitar visitas no período entre dezembro e fevereiro, no inverno francês, já que a região onde a Disney Paris (ou para alguns Euro Disney) está instalada costuma ser bastante gelada.

AdobeStock, ALF photo

Palácio de Versalhes

Um lugar que vale a pena visitar nos arredores de Paris é o Palácio de Versalhes. O melhor é reservar um dia inteiro para visitá-lo com calma. Para chegar lá, o jeito mais barato é pegar o trem RER, que passa dentro da cidade e o deixa praticamente na porta. Você o apanha como se fosse o metrô, com a diferença de ser um bilhete um pouco mais caro. O castelo é grande e merece ser visitado por inteiro. Tente fazer o tour em um dia bonito para curtir a área externa e os jardins da edificação que serviu de referência para todas as grandes obras do gênero na Europa.

AdobeStock, BRIAN_KINNEY

 Palácio dos Inválidos

A cúpula dourada cravada no centro da construção é o que ajuda os visitantes a identificar o Palácio dos Inválidos (Hôtel National des Invalides). Mas não se deixe enganar pela aparência suntuosa: o conjunto, que se desdobra em 30 prédios menores, foi encomendado por Luís XIV, em 1670, para abrigar os veteranos de guerra do exército francês. Seis mil soldados já passaram por ali desde então, e outros muitos ainda vivem no palácio, que funciona como casa de repouso. A Catedral de Saint-Louis-des-Invalides, à época capela particular da família real, foi levantada apenas em 1676 e, com ela, a chamativa cúpula reluzente. No interior da igreja, o destaque é o túmulo de Napoleão Bonaparte, maior nome do exército francês.

AdobeStock, Mistervlad

Publicado em: 19/10/2022
Atualizada em: 26/10/2022
Quero contribuir com essa matéria dos Voupranos

Veja também:

VEJA TAMBÉM

Paris