Museu do Louvre apresenta exposição inédita do tesouro da Catedral de Notre-Dame – Voupranos

Museu do Louvre apresenta exposição inédita do tesouro da Catedral de Notre-Dame

À medida que a restauração da Catedral de Notre-Dame em Paris se aproxima de sua conclusão, o Museu do Louvre se prepara para apresentar uma exposição sem precedentes dedicada ao seu tesouro. Esta coleção, que inclui objetos sacerdotais, vestimentas litúrgicas, relíquias, relicários, manuscritos e outras artefatos preciosos, será exibida no museu antes de retornar à sacristia neo-gótica da catedral, construída entre 1845 e 1850 por Jean Baptiste Lassus e Eugène Viollet-le-Duc.

Museu do Louvre – Divulgação

A exposição oferece uma visão condensada da história do tesouro por meio de mais de 120 obras, desde suas origens na era Merovíngia até o período da Idade Média, seguido por sua ressurreição no século 19 e pleno florescimento com Viollet-le-Duc durante o Segundo Império. Destacam-se na exposição manuscritos sobreviventes que revelam a diversidade e riqueza do tesouro, especialmente após a sua reconstituição e enriquecimento durante a coroação de Napoleão I, com relíquias notáveis como a Coroa de Espinhos e a Madeira da Cruz, transferidas do antigo tesouro da Sainte-Chapelle.

Divulgação – Louvre

Entre 1845 e 1865, Eugène Viollet-le-Duc foi responsável pela restauração da catedral e reconstrução da sacristia. Ele criou novos mobiliários litúrgicos e relicários para harmonizar com a arquitetura gótica de Notre-Dame. A exposição explora, pela primeira vez, a história do tesouro antes da Revolução Francesa, apresentando inventários, relatos históricos, pinturas, manuscritos iluminados e documentos ilustrados, juntamente com várias peças sobreviventes, traçando a longa história do tesouro e oferecendo um vislumbre de seu esplendor.

Publicado em: 24/11/2023
Atualizada em: 24/11/2023
Quero contribuir com essa matéria dos Voupranos

Veja também:

Paris