Os melhores pubs de Londres
Ao primeiro olhar, todos os pubs de Londres parecem iguais: são ligeiramente escuros, decorados com móveis rústicos de madeira, com quadros nas paredes e mesas pequenas, cadeiras e sofás de estilo clássico distribuídos em um ambiente apertado, sobretudo nas proximidades do balcão do bar.
A atmosfera sóbria contrasta com a animação da galera, principalmente depois das 17h30, quando tem início o happy hour. E assim vai até os ponteiros se aproximarem das 23h, 23h30, momento em que a sineta soa e todo mundo faz o último pedido antes de apanhar os casacos pendurados nos cabides e se mandar feliz e, por vezes trôpego, para casa.
Engana-se, porém, quem pensa que todos os pubs são iguais. Em Londres, onde há cerca de 7 mil dessas casas, alguns endereços boêmios têm particularidades tão significativas que suas histórias se fundem às principais tradições da capital inglesa exportadas para o mundo. E nessa conta pode incluir temas como música, esportes, literatura, casos policiais e até religião.
Conheça alguns pubs históricos de Londres:
The Blackfriar
Se você faltou naquela aula de história que explicava a origem do anglicanismo, não se preocupe. Ao beber um pint neste pub, tudo ficará mais claro.
Basta imaginar que ali, no início do século 16, quando o local ainda funcionava como parte de um convento à beira do Rio Tâmisa, o então rei da Inglaterra, Henrique VIII, pediu permissão à igreja católica para se separar da mulher, Catarina de Aragão. Como levou um sonoro não para casa, o monarca, que estava apaixonado por Ana Bolena, rompeu com o papa e fundou a atual religião oficial inglesa – além de casar-se com a amada.
The White Hart
Uma placa estampada na entrada não deixa mentir: este é o pub mais antigo de Londres, com alvará de funcionamento datado de 1216. Há quem diga que existiam casas do gênero muito mais antigas na cidade, algumas delas possivelmente abertas até hoje. Mas com alvará para funcionar e vender bebidas alcoólicas, não tem para ninguém: o título é do The White Hart.
Ye Olde Cheshire Cheese
Localizado na Fleet St., o Ye Olde Cheshire Cheese é acessado por uma portinha pesada localizada em um corredor lateral. Expoentes da literatura inglesa, como Mark Twain, Alfred Tennyson e Sir Arthur Conan Doyle eram clientes regulares da casa.
O mesmo pode ser dito de Charles Dickens, que até menciona o Ye Olde Cheshire Cheese no romance Um Conto de Duas Cidades.
The Freemasons Arms
Em uma noite gelada e sem graça de segunda-feira, cujo calendário surrado na parede apontava para o dia 26 de outubro de 1863, 11 representantes de clubes ingleses se reuniram em um pub chamado Freemasons Tavern, na Great Queen Street, para, entre goles de cerveja e uísque, oficializar as regras de um esporte que ganhava fôlego, mas que ainda era pouco praticado.
Naquele dia, surgiu a FA (The Football Association), primeira federação dedicada ao futebol – e que, à época, mal foi citada pela imprensa local.
Exatos 151 anos depois, o bar onde a modalidade esportiva mais popular do planeta começou a ser regulamentada ainda existe. Ele se mudou para a vizinha Long Acre, rua a 160 metros da taverna original, e foi rebatizado como The Freemasons Arms, mas segue como um templo dos amantes do futebol.
Cittie of Yorke
Ao entrar neste pub é mais fácil você procurar por um padre do que por um pint de cerveja. Isso porque seu amplo salão principal tem um enorme balcão de um lado e, do outro, cabines de madeira que se parecem com confessionários de igreja.
E olha que ali já se falou muito sobre pecados, já que o Cittie of Yorke fica em uma área repleta de escritórios e escolas de Direito. Por isso, é bastante frequentado por advogados e seus clientes.
Ten Bells
O pessoal fica mais na calçada do lado de fora do que no salão interno. Talvez porque duas das vítimas do lendário serial killer Jack, o Estripador, cujos crimes nunca foram solucionados pela Scotland Yard, teriam sido vistas pela última vez justamente ali, à beira do balcão. Ou porque todo mundo é influenciado por essa história e acaba sentindo o clima indoor do Ten Bells um bocado sinistro.
Princess Louise
Patrimônio histórico de Londres, o Princess Louise é um dos pubs mais bonitos da capital inglesa. Foi construído em 1872, reformado pelo arquiteto Arthur Chitty em 1891 e restaurado em 2007, mas nunca perdeu seu ar clássico e vitoriano.
Escadas, móveis de madeira, prateleiras com relógios no topo, lustres imponentes, poltronas de couro, paredes vermelhas, espelhos com decalques dourados, azulejos, vitrais, revestimento de mármore nos banheiros… Tudo isso dá um charme especial ao ambiente, que já ganhou inúmeros prêmios de design.
Lamb & Flag
Ele fica meio escondido, como quem não quer nada, mas basta atravessar um beco, dobrar uma esquina e pronto: lá está o Lamb & Flag, numa quebradinha sempre lotada de gente do lado de fora e também na parte interna do bar.
O pub faz todo esse sucesso por ser o mais antigo de Convent Garden, um dos bairros mais cool de Londres. Seu alvará de funcionamento é de 1623.
CONVITE ESPECIAL
A agência Voupra atende centenas de clientes por dia sempre com o compromisso de oferecer a melhor experiência.
Quando estiver próximo da Avenida Paulista em São Paulo, passe para visitar o escritório da agência e tomar um café! Será interessante você conhecer a ampla estrutura da agência dos seus amigos aqui, os Voupranos.
Endereço: Avenida Paulista, 1079 – São Paulo
O objetivo da agência Voupra é sempre criar um vínculo duradouro com os clientes, proporcionando experiências incríveis, para que essa relação de fato se torne especial por muitos anos.
Atualizada em: 23/02/2023