Divirta-se no Mardi Gras, o Carnaval dos EUA na Universal e na Disney World, em Orlando – Voupranos

Divirta-se no Mardi Gras, o Carnaval dos EUA na Universal e na Disney World, em Orlando

O que é conhecido como Carnaval pelos brasileiros é chamado, em diversas partes do mundo, de Mardi Gras, ou terça-feira gorda. A festa, que teve origem na França, é celebrada em alto estilo em New Orleans, nos EUA, cujo espírito é refletido nos parques temáticos da Flórida, sobretudo no famoso Mardi Gras da Universal e, em menor escala, na Disney World.

Divulgação Universal Orlando

Em 2023, o Mardi Gras ocorrerá em fevereiro. Quem for a Orlando nesta época do ano pode se programar para acompanhar os eventos relacionados à data. Na Universal, inclusive, as celebrações começam bem antes, muitas vezes em janeiro, e vão até abril, com uma extensa programação. Na Disney World, as festas ficam mais concentradas na semana do Carnaval.

Veja como aproveitar o Mardi Gras na Disney World e na Universal Orlando.

Mardi Gras na Disney World

As celebrações de Mardi Gras na Disney World ocorrem, principalmente, no Disney’s Port Orleans Resort, hotel do complexo inspirado em New Orleans. Ali, ocorre um desfile de carros-alegóricos e dançarinos fantasiados, que pode ser acompanhado por hóspedes ou não-hóspedes, gratuitamente.

O melhor de tudo é que, como se fossem escolas de samba, diversos departamentos do resort montam suas alegorias em carrinhos de golfe. A partir daí, eles são julgados e participam da parada, cujas datas podem ser checadas na recepção.

Divulgação Universal Orlando

Durante a apresentação, os foliões jogam colares coloridos em direção ao público, replicando a tradição de New Orleans. As cores, em geral, são verde, dourado e roxo.

Uma vez no Disney’s Port Orleans Resort, também dá para entrar no clima de Mardi Gras ao provar pratos típicos de New Orleans nos restaurantes do hotel. Entre eles destacam-se os begnets, uma massinha frita coberta com açúcar de confeiteiro e que lembra o bolinho de chuva.

Além disso, alguns restaurantes da Disney Springs, como o House of Blues e o Maria & Enzo’s Ristorante, celebram o Mardi Gras. Algumas semanas antes, durante e depois da terça-feira gorda, eles oferecem menus especiais, com delícias como gumbo, arroz jambalaya e king cake (um bolo colorido preparado especialmente nesta época do ano).

Mardi Gras na Universal Orlando

O Mardi Gras na Universal Orlando é uma celebração enorme, tal qual o Halloween e os festejos de fim de ano. A programação variada inclui uma série de atrações, como shows gratuitos de artistas famosos (Diana Ross e Sugar Ray se apresentaram em 2022, por exemplo) ou bandas locais, que se apresentam no palco da Universal Studios.

Divulgação Universal Orlando

Além disso, há barracas de comidas típicas da Louisiana espalhadas pelo parque. Dá para provar gumbos, jambalaya, beignets e outras iguarias típicas de New Orleans. De quebra, todo o parque é decorado de maneira especial, com muito dourado, verde e roxo. Até mesmo no famoso pórtico de entrada da Universal Studios é colocada uma placa em alusão às festividades.

O que mais atrai os visitantes, no entanto, são os desfiles de Mardi Gras, que ocorrem por várias semanas na Universal Studios. E o melhor de tudo é que dá para contemplá-los de duas formas: assistindo, como a maioria das pessoas faz, ou desfilando nos carros alegóricos, algo que pouca gente sabe que é possível e, o que é melhor, dá para fazer gratuitamente.

Funciona assim: caso visite a Universal Studios (é preciso ter o ingresso regular do parque comprado) em um dia com parada de Mardi Gras programada e quiser desfilar, basta fazer uma inscrição para ter a chance de ser convidado. Dá para conferir a programação no site oficial do complexo.

Há duas maneiras de fazer a inscrição para participar do desfile: pelo aplicativo oficial da Universal ou dentro do parque. Neste último caso, dirija-se algumas horas antes do desfile ao prédio da atração Animal Actors On Location. Caso haja vagas disponíveis, você estará dentro. Com direito a abada e tudo.

A parada costuma ocorrer no fim do dia. Uma hora antes, você deve se apresentar no mesmo lugar em que fez a inscrição, preencher um formulário de concessão de direito de imagens e pegar o abada, que pode ser dourado, verde, azul, laranja e por aí vai. Cada grupo, com mais ou menos 20 pessoas selecionadas pelos organizadores, desfila em um carro diferente.

Após uma rodada de instruções, é hora de subir nos carros-alegóricos (o que ocorre nos bastidores, que não podem ser fotografados) e cair na folia. A entrada nas ruas do parque se dá cheia de estilo, com muita música e a galera ansiosa para receber os colares, que são distribuídos aos montes nos veículos e podem ser lançados por quem participa da festa.

Divulgação Universal Orlando

É muito legal ver os foliões dançando e sorrindo, principalmente as crianças, que entram no clima. De cima do carro-alegórico (alguns deles têm dois andares), dá para ver muita gente acenando loucamente em busca de um colar. É aí que você entende para valer o quanto a tradição do Mardi Gras de New Orleans é forte nos EUA.

A parada de Mardi Gras da Universal dura 30 minutos. E não importa se você opta por desfilar nos carros-alegóricos ou apenas participar da festa: ambas as opções são divertidas e remetem ao Carnaval brasileiro, o que é sempre divertido, mesmo que esteja fora do país.

Publicado em: 22/12/2022
Atualizada em: 23/12/2022
Quero contribuir com essa matéria dos Voupranos

Orlando