O que fazer em Colônia do Sacramento, cidade histórica colonial no Uruguai
Quem procura o que fazer em Colônia do Sacramento encontra uma das cidades mais charmosas do Uruguai. Quem vai até lá, seja vindo de Montevidéu, seja vindo de Buenos Aires, a capital da Argentina, encontra uma cidade pequena e que parece ter parado no tempo.
Pelas ruas, há muitas atrações e pessoas simpáticas, orgulhosas de onde vivem. Dá para passear em fortes, ir a lojinhas e provar boa gastronomia. Tudo isso em um dia, num bate-volta repleto de relatos para contar. A começar pela história que narra o próprio desenvolvimento da região.
Durante anos, portugueses e espanhóis brigaram por Colônia do Sacramento. E, uma vez lá, você é até capaz de querer brigar para também se instalar.
A cidade, muito visitada em passeios bate-volta desde Montevidéu (são apenas duas horas de carro), é um retrato colorido do passado, com encantos de outros tempos e promessas de sofisticação que combinam com desejos do presente.
Localização estratégica
A localização estratégica, à entrada do Rio da Prata, justificava as disputas pelo controle da região, que trocou de mão inúmeras vezes entre portugueses e espanhóis.
Os fundadores patrícios encontraram lá o local ideal para oferecer apoio às expedições que seguiam pelo Rio da Prata e ainda afugentar as esquadras espanholas, francesas e até de piratas que se aventurassem por aquelas águas.
A visão é privilegiada até hoje: nos dias claros, pode-se observar até Buenos Aires, a capital argentina, na outra margem do rio, a 60 km de distância.
No século XIX, Colônia do Sacramento recebeu muitos imigrantes europeus, que trouxeram com eles a cultura do vinho: é justamente no entorno da cidade que surgem as primeiras vinícolas no Uruguai.
A escolha do lugar não foi por acaso: o solo de cascalho e pedras do antigo leito do Rio San Juan é similar ao encontrado na região de Bordeaux, na França, uma das maiores produtoras mundiais da bebida de Baco.
Centro histórico
Colônia do Sacramento tem um centro histórico muito bem preservado, daqueles gostosos de caminhar e que saem muito bem na foto. Atrações não faltam por lá.
O acesso à região se dá pelo Portal de Campo, a antiga entrada da cidade erguida em 1745 durante domínio português. Basta atravessá-lo para notar a vocação militar da cidade, nas ruínas da antiga muralha e nos velhos canhões que a protegiam de ataques pelo rio.
À medida que se embrenha nas ruas e nos becos, é fácil notar as heranças urbanísticas portuguesas e espanholas.
A Calle de los Suspiros é um exemplo da arquitetura portuguesa preservada, com casas de pedra e telhados cujas telhas eram moldadas nas coxas dos escravos. O calçamento de pedra tipo pé de moleque com a capistrana (aquela canaleta central mais baixa, para escoamento da água) é típico português.
Já a Calle Real é o exemplo da herança espanhola, com suas casas de tijolos, calçadas de pedra dos dois lados da rua e sarjetas para escoamento da água ao lado das calçadas.
A visita à Basílica do Santíssimo Sacramento, ao lado da Plaza de Armas, é obrigatória. Erguida em adobe na fundação da cidade, acabou sendo reconstruída em pedras e ampliada em 1699.
Ao longo dos anos, foi alvo de sucessivas destruições por causa das batalhas pela posse do território, mas, em 1823, acabou duramente castigada pela queda de um raio, que fez explodir um paiol dos portugueses que havia sob a sacristia. Não sobrou pedra sobre pedra, e a basílica foi reconstruída, dessa vez, com tijolos.
Na hora que a fome apertar, vale a pena aproveitar um dos muitos restaurantes situados na área histórica. Alguns deles vivem cheios e fazem a alegria dos forasteiros ao servir em mesas ao ar livre, bem diante da basílica.
Farol
Se você chegou a Colônia do Sacramento em um belo dia de sol e com o fôlego em dia, vale a pena encarar a escadaria do farol para ter uma bela vista panorâmica da cidade e de toda a península.
Inaugurado em 1857, foi construído sobre as ruínas do Convento de São Francisco, datado de 1694. A dica é subir ao pôr do sol, mas prepare-se para encarar os 118 degraus até o terraço do topo.
Vinho
Para os fãs de vinho, a dica é tirar a tarde para visitar a vinícola Los Cerros de San Juan. Fundada pelos alemães lá nos idos de 1854, é a primeira do Uruguai. Além de ver as instalações históricas, você poderá degustar alguns dos vinhos produzidos lá.
Escolha o seu preferido e faça um brinde à Colônia do Sacramento, uma das cidades mais charmosas do Uruguai.
CONVITE ESPECIAL
A agência Voupra atende centenas de clientes por dia sempre com o compromisso de oferecer a melhor experiência.
Quando estiver próximo da Avenida Paulista em São Paulo, passe para visitar o escritório da agência e tomar um café! Será interessante você conhecer a ampla estrutura da agência dos seus amigos aqui, os Voupranos.
Endereço: Avenida Paulista, 1079 – São Paulo
O objetivo da agência Voupra é sempre criar um vínculo duradouro com os clientes, proporcionando experiências incríveis, para que essa relação de fato se torne especial por muitos anos.
Atualizada em: 16/01/2023