Novos trens turísticos fazem sucesso na Europa e África
O ano de 2022 foi trouxe excelentes novidades para os amantes das viagens de trens. Novas rotas e trens cheios de tecnologia surgiram na Europa e na África. Conheça algumas dessas novidades do turismo ferroviário.
Golden Pass Express, na Suíça
O moderníssimo Golden Pass Express, ou GPX, na Suíça, começou a circular em dezembro de 2022 para conectar as cidades de Montreux, Gstaad e Interlaken. Trata-se de um trem panorâmico que faz uma viagem de 3h15 passando por lagos e montanhas suíças. Oferece três opções de cabines: segunda classe, primeira classe e prestige. Esta última conta com apenas 18 assentos, janelas muito amplas para que seja possível contemplar bem a paisagem e refeição harmonizada com vinhos suíços.
Além do conforto interno, o GPX impressiona por suas inovações tecnológicas com vagões de bitola variável que se adequam a diferentes larguras de trilhos. Esse conceito, embora simples, levou 14 anos para ser concluído e permite realizar rotas que antes exigiam a troca de trens.
Iryo, na Espanha
Em novembro, a Espanha inaugurou sua quarta marca nacional de trens de alta velocidade com o lançamento do Iryo. A primeira rota vai de Madri para Barcelona (passando por Zaragoza) e de Madri para Valência (via Cuenca). As conexões para Sevilha, Málaga, Córdoba e Antequera estão prevista para começar em março de 2023.
Hellenic Train, na Grécia
A nova operadora Hellenic Train introduziu trens elétricos na rota Atenas-Thessaloniki. A viagem entre as duas maiores cidades da Grécia leva pouco menos de quatro horas.
ÖBB, na Áustria e Alemanha
O novo trem noturno da ÖBB leva de Viena, na Áustria, e de Munique, na Alemanha, para a Riviera Italiana, como La Spezia (ponto de partida para conhecer Cinque Terre). Antes era preciso fazer a conexão em Milão, antes de seguir para a costa italiana.
EuroNight, na Suécia
A operadora sueca SJ iniciou a rota noturna entre Estocolmo e Hamburgo, na Alemanha, com o nome de Euro Night. O trem parte da capital sueca às 17h30, faz uma parada em Malmö antes de seguir pela Dinamarca, chegando a Hamburgo antes das 7h.
Cooper Trail, na África
Em julho, a Rovos Rail lançou a rota Copper Trail, que corta quatro países da África em um trecho de 3.500 km e 15 dias de duração. A viagem começa em Victoria Falls, no Zimbábue, segue para a Zâmbia e Angola, onde termina em Lobito, na costa do Atlântico. O trem faz paradas para passeios de um dia a parques nacionais, passeios a pé em vilas e cidades.
Atualizada em: 27/01/2023