Nos arredores de Bombinhas, conheça algumas das melhores praias do Brasil

Adobe Stock: Praia do Mariscal, SC – Yes Drone
As praias mais famosas de Bombinhas, no litoral de Santa Catarina, são a que batiza a cidade e a vizinha Bombas. É ali que se concentra o agito, sobretudo, nos meses do verão, quando milhares de turistas seguem para região. Nos arredores, porém, há muitas faixas de areia que valem a visita.
As mais próximas são Mariscal e Quatro Ilhas, ambas perfeitas para passar o dia de papo para o ar. Quem tiver tempo, porém, pode esticar ainda mais o passeio e dar de cara com uma das regiões litorâneas mais espetaculares
do país.
Confira aqui quais praias não podem ficar de fora durante um passeio pela região, tendo como base Bombas ou Bombinhas. Fica difícil escolher qual delas é mais incrível.

Adobe Stock: Bomdbinhas, SC – Jair
Mariscal
Do lado esqurdo da faixa de areia circulam surfistas de olho nas boas ondas, gente sarada e jovens atentos ao clima de paquera. Do meio para a direita, onde o mar dá uma boa acalmada, a frequência é predominantemente familiar. Basta escolher o lado que melhor atenda às suas expectativas e garantir uma excelente manhã numa das praias mais bonitas da região: Mariscal.

Adobe Stock: Praia do Mariscal, SC – JooPedro
Em qualquer parte da areia que você decida fincar o guarda-sol, as belezas naturais estarão ao alcance dos olhos. Com 4 km de extensão, Mariscal é também um convite para fazer uma boa caminhada pela orla, com direito a se refrescar de tempo em tempo num belo mar azul-esverdeado. Por ser mais afastada da entrada da cidade do que Bombas e Bombinhas, costuma ficar um pouco mais vazia.

Adobe Stock: Praia do Mariscal, SC – Maycon Rodrigues
Quatro Ilhas
Próximo de Mariscal está a estonteante praia Quatro Ilhas. Basta um breve reconhecimento do local para entender o nome que a batiza. Isso porque o mar local hospeda, logo à frente, quatro belas porções de terra com vegetação preservada: Galés, Deserta, Macuco e Arvoredo.

Adobe Stock: Praia de Quatro Ilhas, SC – Maycon Rodrigues
Às vezes, o vento bate forte por essas bandas, atraindo os amantes das ondas. Em Quatro Ilhas, diversos bares à beira-mar também servem de pontos de encontro de jovens de todas as nacionalidades. Entre um drinque e outro, a azaração rola solta em um cenário sem igual.

Adobe Stock: Bebidas beira a mar – Zalif Art
Retiro dos Padres Praia da Sepultura
O trecho mais charmoso da Península de Bombinhas, entretanto, está reservado para as praias Retiro dos Padres e Sepultura. Há estacionamentos bem no meio delas, o que facilita o esquema de visitar ambas em um único dia – embora seja um desperdício passar pouco tempo por lá. As trilhas do estacionamento até as areias das praias são curtas, podendo ser encaradas por pessoas de todas as idades sem dificuldade.

Adobe Stock: Retiro dos Padres, SC – Bydronevideos
Comece pela praia da Sepultura, que leva esse nome desde o fim do século 19, quando um escravo foi enterrado na região. Pequenino, aconchegante, com um mar calmo e de águas cristalinas, o point é perfeito para relaxar, praticar mergulho, stand up e outros esportes aquáticos. Ali, dá para alugar equipamentos e se aventurar no mar. Não à toa, Bombinhas é um dos principais pontos de mergulho do Brasil.
Após uma manhã em companhia dos peixinhos, vá até a praia Retiro dos Padres, onde um grupo de padres salesianos de Itajaí construíram uma casa em 1967 e passaram a batizar a região.
Ilha do Arvoredo
A partir de Bombinhas, não deixe de fazer um passeio de barco para a Ilha do Arvoredo, num percurso que dura cerca de duas horas de travessia. Com equipamentos incluídos, o passeio garante mergulhos em meio a uma reserva de grande importância para estudos científicos da fauna e flora brasileira.

Adobe Stock: Mergulho em Bombinhas, SC – Nikolay
A ilha contempla também uma das melhores áreas para mergulho ecológico do Brasil, por conta da enorme biodiversidade existente na região. Arraias, corais, garoupas gigantes, badejos, peixes coloridos e as simpáticas tartarugas marinhas estão sempre por lá para darem as boas-vindas. A melhor época para o mergulho vai de janeiro a maio, quando em alguns dias a visibilidade do mar na região pode chegar a 21 metros.
Mirante Eco 360º e Praia da Tainha
Quem vive em grandes metrópoles sabe valorizar como ninguém um lugar que tenha vista privilegiada do horizonte. Pode ser da janela da sala, da sacada do quarto ou até do elevador panorâmico em um shopping. Não importa! Aquele breve instante em que seus olhos se deparam com o infinito, sem nenhuma barreira física à frente, costuma trazer uma satisfação ímpar.
Se você se identifica com essa teoria, nem pense duas vezes e siga em direção à Praia da Tainha, está o Mirante Eco 360º. O nome diz tudo. Com 218 metros de altura, o local permite observar a bela natureza do litoral catarinense independentemente do lado que você olha São 360 graus de deslumbre, a partir dos quais dá para enxergar praias como a enseada de Zimbros, Canto Grande, Mariscal, Bombas, Quatro Ilhas, Mar de Dentro e Mar de Fora. Em dias de boa visibilidade, até mesmo as areias do norte da ilha de Florianópolis e a famosa ponte Hercílio
Luz, na capital catarinense, podem ser observadas.

Adobe Stock: Vista para a cidade de Bombinhas, SC – Dales Hoeckesfeld
Embaixo do mirante está o Museu de História Natural Charles Darwin. O espaço ajuda a entender os hábitos dos índios que ocupavam a região antes da colonização açoriana, e viviam da caça e da pesca. Com o passeio guiado, o visitante assiste a uma interessante aula de história, em meio a ossadas de baleias, dezenas de recursos minerais, conchas, crustáceos e aquários.
Dali, resta encerrar o dia lagartixando na praia da Tainha. Curtinha e de orla arredondada, o local parece feito sob medida para quem deseja relaxar e mandar o estresse do dia a dia para o espaço.

Adobe Stock: Drubig-photo
Atualizada em: 15/01/2025