Mykonos, a ilha grega que só dorme quando o dia nasce.
A chegada a Mykonos é uma confirmação, no melhor sentido possível, de tudo o que se ouviu falar das atrações locais. É ali, na menor das Ilhas Cíclades – um grupo de cerca de 200 ilhas no sul do Mar Egeu, que forma um círculo à volta da ilha sagrada de Delos –, que o horizonte descortina-se em forma de casinhas imaculadamente brancas como cubos de açúcar, interrompidas apenas pelos detalhes azuis das portas e janelas. É ela também que abriga o fervor das festas que só calam com o amanhecer, justificando o título de uma das ilhas mais festeiras e animadas do mundo.
A vibe baladeira, porém, não deve ser motivo para afastar quem busca sossego, já que Mykonos é uma ilha capaz de satisfazer, com folga, a todo tipo de visitante. No quesito praias, ela agrada com as faixas de areia fina, onde charmosos bares e hotéis oferecem toda estrutura para o turista render-se ao sol e esquecer o mundo.
Chora
A experiência começa em Chora, a capital, dona de ruelas estreitas e brancas que se interlaçam, formando um labirinto originalmente criado para barrar a força do vento. É esse o pedaço que concentra a maioria dos hotéis, em especial na parte superior do terreno, que propicia vistas espetaculares do mar e da cidade, com seus típicos tetos azuis. Vale reservar um tempo para uma caminhada, vendo de perto as construções que mesclam branco e azul, repetindo, como em Santorini, as cores da bandeira grega. Continue até o bairro de Little Venice (Pequena Veneza), que guarda a mesma atmosfera charmosa da cidade italiana que o inspirou, com casinhas transformadas em aconchegantes restaurantes e lojas, estrategicamente dispostos para os turistas admirarem o mar de perto.
Dali é possível fotografar os icônicos (e desativados) moinhos, que aproveitavam a força dos ventos para moer grãos.
Conhecer Mykonos é dividir-se entre momentos assim, completados por manhãs preguiçosas na praia, e o ritmo frenético dos beach clubs a céu aberto, que sacodem as areias do outro lado da ilha. A vida dupla da ilha permite ao visitante mudar, em questão de minutos, de uma experiência agitada para outra mais tranquila. Basta andar de uma praia a outra. Tal versatilidade é excelente na hora de escolher um destino ou programa que agrade a um casal, família ou grupo de amigos com gostos distintos.
Praias
Um dia perfeito começa na praia, sob o aviso de que a hora de chegada pode fazer toda a diferença: como em Mykonos as festas vão até o amanhecer, é comum que algumas praias mais frequentadas pelos jovens comecem a encher na parte da tarde. Ou seja, chegue de manhã se quiser garantir com calma o melhor lugar ao sol (ou sombra).
O deslocamento entre Chora e as praias próximas pode ser feito de ônibus, para Ornus, ou a pé, para Megali Ammos, a 10 minutos de caminhada ao sul de Chora. Porém, para alcançar as mais bonitas, é preciso alugar um carro ou um scooter para chegar até a costa norte – onde é comum a prática do windsurfe, já que o vento sopra forte nessa região – e ao sul da ilha, que reúne as praias mais protegidas e mais famosas.
Psarou
Devidamente motorizado, comece por Psarou, uma bela praia de areia branca e encostas verdes, cercada por tabernas e hotéis charmosos. Quase toda a areia é coberta por chaise longues e guarda-sóis, que, na alta estação, precisam ser reservados com antecedência. Vale informar-se na hora sobre o valor do uso das cadeiras, pois alguns restaurantes oferecem o serviço de graça se os banhistas comerem por lá. A música que ecoa de alto-falantes garante o clima de férias nesse pedaço, que se equilibra entre um pouco de descanso e moderada badalação. Entre uma situação e outra, aposte num mergulho nas águas cristalinas do Egeu, sempre convidativas.
Paraga
Uma opção mais tranquila é a praia de Paraga, mais a leste. Pequena, pitoresca e igualmente privilegiada pela combinação de areia branca e mar azul, é menos ruidosa do que as vizinhas e relativamente popular entre os naturistas. Uma trilha leve, emoldurada por uma bela vista, leva até a sossegada Praia de Agia Anna, logo ao lado. A pouca profundidade das águas fazem dela um excelente ponto para famílias com crianças pequenas, que podem dispensar a trilha e fazer o trajeto de carro.
Paradise
As opções de passeios para a família acabam aí, exatamente onde começam as praias de Paradise e Super Paradise, redutos de algumas das melhores festas de verão do mundo. Embora tais faixas de areia exibam a mesma beleza estonteante de suas vizinhas, são os corpos jovens e sarados, que desfilam e dançam ao som de música eletrônica, o principal chamariz do local.
Paradise encabeça a lista das party beaches, com bares e boates sempre cheios, enfileirados ao longo da areia. Com o sol ainda alto, a dica é fazer o “aquecimento” próximo ao Tropicana Beach Bar, e ali permanecer até bem depois de o céu ter escurecido. É pouco? Os incansáveis podem seguir para a boa pedida da noite: nos bares a céu aberto, DJs internacionais comandam as pick-ups a partir das 2h da manhã. Tempo suficiente para voltar ao hotel, tomar banho,
descansar e começar tudo de novo.
Super Paradise
Super Paradise está em uma enseada rochosa próxima à vizinha que tem quase o mesmo nome. Facilmente alcançada a pé, de ônibus ou barco – o trajeto de carro, porém, exige cuidado porque a estrada é íngreme e estreita –, em Super Paradise o agito não é menor: música e dança ditam o ritmo da balada durante todo o verão.
Gastronomia
Tamanha intensidade em experiências se estende à gastronomia de Mykonos, absolutamente mediterrânea, e, por isso mesmo, irresistivelmente deliciosa. Favorecida pela oferta de frutos do mar e pela influência italiana ainda presente, a ilha arrebata o coração e o estômago dos visitantes, facilmente rendidos por um prato de polvo grelhado ao limão e alho, risoto de lagosta e pelo sabor único do queijo feta, que surge reinventado em inúmeras versões, todas combinando com harmonia com a receita em que é inserido. O gosto grego por contrastes, nítido no branco e azul de Chora e no calor versus refrescância da gastronomia local, em Mykonos se revela em sua melhor forma, num completo deleite para os sentidos.
Atualizada em: 23/08/2024