Monte Rushmore, nos EUA de quem são os rostos esculpidos.

Adobe Stock: Monte Rushmore, Keystone – Carleton
Pode ser que o nome não seja familiar, mas a imagem de quatro rostos talhados em uma pedra gigantesca, sem dúvida, faz parte da memória popular. Por sua magnitude e patriotismo, o Monte Rushmore, em Keystone, na Dakota do Sul (EUA), se tornou referência internacional, com direito a citações em desenhos animados e cenários de filmes norte- americanos, como Intriga Internacional (1959), de Alfred Hitchcock.
Foram 14 anos desde o início dos trabalhos, em agosto de 1927, até o resultado final, em outubro de 1941, com os rostos dos presidentes George Washington, Thomas Jefferson, Theodore Roosevelt e Abraham Lincoln perfeitamente retratados no alto da rocha.

Adobe Stock: Monte Rushmore, EUA – Jim
A história do monumento
A ideia de criar um símbolo nacional na região partiu do escultor John Gutzon Borglum, no início da década de 1920. À época, a empreitada foi considerada utópica e arriscada, já que exigia o uso de toneladas de dinamite em 90% das intervenções. Por isso, antes de começar a obra, Borglum teve de vencer uma série de obstáculos políticos. Foram anos de tentativas a fim de conquistar o apoio de senadores para o financiamento do projeto, que acabou aprovado graças a doações de empresas privadas e recursos do governo federal.

Adobe Stock: Monte Rushmore, Keystone – ExploringandLiving
O senador Pedro Norbeck e o congressista William Williamson foram essenciais na obtenção da legislação de 5 de março de 1925, que permitiu a transformação do monte em memorial. O apoio oficial do presidente John Calvin Coolidge (1923-1929), porém, se deu apenas em 1927, quando 400 trabalhadores deram início ao projeto. Idealizador do projeto, Borglum, infelizmente, não teve tempo de ver sua obra pronta. Morreu meses antes da inauguração, realizada em 31 de outubro de 1941. Seu filho, Lincoln Borglum, ficou responsável pelo término do memorial.

Adobe Stock: Monte Rushmore, EUA – Nick Starichenko
Os rostos do Monte Rushmore
A escolha dos personagens a serem esculpidos foi um capítulo à parte dessa história. Eles deveriam representar a fundação, o crescimento e a preservação dos EUA. George Washington, primeiro presidente do país, teve papel fundamental por ter lançado os alicerces da democracia norte-americana. Por isso, é a figura mais proeminente na montanha. Ele vem seguido à direita do terceiro mandatário, Thomas Jefferson, autor da Declaração da
Independência.

Adobe Stock: George Washington, 1° presidente dos EUA – cphoto
O próximo é Theodore Roosevelt, 26º presidente, responsável por liderar o país durante o rápido crescimento econômico no começo do século 20. Por fim, na extrema direita, está o 16º presidente, Abraham Lincoln, retratado
por comandar com mão de ferro o país durante a Guerra Civil.

Adobe Stock: Theodore Roosevelt, 26º presidente dos EUA – Tomasz Zajda
Visita
Para conhecer bem o Monte Rushmore, é necessário programar-se para um passeio de, pelo menos, duas horas. Não é preciso reservar a visita. Vá com roupas e calçados confortáveis, pois há uma trilha (leve) para chegar ao mirante.

Adobe Stock: Rushmore, EUA – derald
Atualizada em: 29/10/2024