La Rioja oferece passeios lindos no deserto do norte argentino – Voupranos

La Rioja oferece passeios lindos no deserto do norte argentino

Se a Argentina é famosa pelo charme europeu de Buenos Aires ou pelos cenários deslumbrantes da Patagônia, a província de La Rioja desponta como um novo destino no país, com localidades que valem a pena conhecer. Aos pés da Cordilheira dos Andes, no noroeste argentino, a região se tornou um campo aberto para os amantes de turismo de aventura e natureza.

Foto Editora Europa – Mario Fittipaldi

A capital Rioja, a uma hora e meia de voo de Buenos Aires, é a porta de entrada para explorar as atrações da província, que é repleta de áridas paisagens, belas montanhas e curiosas formações rochosas. A região apresenta ainda cânions espetaculares formados no período triássico, há cerca de 200 milhões de anos, e foi lar de muitos dinossauros — atualmente é de grande interesse paleontológico.

Vale conhecer o Parque Nacional Talampaya, a 220 km de Rioja, considerado Patrimônio Cultural e Natural pela Unesco. Lá, os visitantes podem fazer um tour em veículo adaptado por um cânion de 8 km de extensão cercado por paredões de arenitos avermelhados de até 170 metros de altura. É muito impressionante: enquanto acompanham o leito seco do rio, as rochas esculpidas pelo vento adquirem formações inusitadas. A partir do centro de visitantes, é possível ainda contratar passeios de trekking, bike e até uma visita noturna para observar estrelas.

Foto Editora Europa – Mario Fittipaldi

Teleférico clássico

Além de Rioja, a cidade de Chilecito reserva um antigo teleférico, que lá se chama Cable Carril, usado para transporte de ouro, prata e cobre de uma mina na Serra da Famatina, a 4,5 mil metros acima do nível do mar. Construído pelos ingleses nos anos 1900, possui 35 km de extensão, 262 torres e nove estações — as vagonetas levavam cerca de 4 horas para completar o percurso. A segunda estação desta incrível obra de engenharia guarda o antigo maquinário a vapor e exibe uma vista exuberante do vale.

Foto Editora Europa – Mario Fittipaldi

De Chilecito é fácil chegar ao Cañon del Triasico, um “irmão menor” do Cânion de Talampaya, mas não menos incrível, próximo à pequenina cidade de Villa Unión. Na estrada, é linda a vista das montanhas e vales da Cuesta de Miranda. O passeio é feito em 4×4 e passa por cânions e gargantas, parando em mirantes e em outros pontos de interesse.

Vinho é uma atração a parte

Outra grande atração da província de La Rioja é o vinho. As videiras encontraram no clima seco e nos solos arenosos do Vale de Famatina, bem próximo da capital, excelentes condições para a produção de brancos da variedade Torrontés Riojano e tintos Malbec e Bonarda. A dica é visitar as vinícolas Vista Larga e Valle de la Puerta, que também produzem azeite de oliva.

Foto Editora Europa – Mario Fittipaldi

Publicado em: 17/01/2023
Atualizada em: 27/01/2023
Quero contribuir com essa matéria dos Voupranos

Voupra