Melhores atrações de Gramado – Voupranos

Melhores atrações de Gramado

Gramado é uma cidade que oferece atrações e passeios para todo tipo de turista. Não importa se você está numa viagem de “lua de mel”, ou viajando nas férias com as crianças, pois é possível encontrar atividades para todos. Confira agora as melhores atrações de Gramado.

Melhores atraçōes de Gramado

AdobeStock, Nido Huebl

Passeio pelo centro de Gramado

Muito do charme de Gramado está em caminhar sem pressa pelo centro, namorar as vitrines de roupas e calçados da Avenida Borges de Medeiros, fazer uma selfie em frente à Igreja de São Pedro, comer uns petiscos sentado na mesinha de algum bar ou bistrô da Rua Coberta e, logo ao lado, quase em frente ao Palácio dos Festivais, provar o chocolate quente cremoso da Casa da Velha Bruxa, que serve waffles, tortas, sorvetes e outras delícias feitas com o tradicionalíssimo chocolate caseiro da Prawer há mais de 30 anos.

AdobeStock, diegograndi

O melhor é que dá para fazer tudo isso sem ter de andar muito, pois todas essas atrações se concentram num mesmo quarteirão ou em ruas bem próximas. Se quiser ir além, opte pelo passeio com a Jardineira das Hortênsias, num ônibus panorâmico, que faz um tour pela região passando pelos principais cartões-postais da cidade, como o Lago Joaquina, Rita Bier e o Lago Negro.

Lago Negro

É um cartão-postal de Gramado e fica a poucas quadras do centro da cidade. O nome não faz referência à cor escura da água, mas à floresta que o cerca, plantada a partir de mudas trazidas da famosa Floresta Negra, na Alemanha. Mais uma prova que Gramado é definitivamente um pedaço da Europa no Brasil.

AdobeStock, LMedeiros

A paisagem é bem bucólica, com margens cheias de hortênsias e belos jardins. É possível caminhar ao redor de todo o lago e ainda passear em pedalinhos com formato de cisne. O visual tanto no verão quanto no inverno impressiona, sendo o passeio perfeito para fazer a dois principalmente.

Bustour

Há muito para ser visto fora do centro de Gramado. Para conhecer o maior número possível de atrações, vale alugar um carro ou comprar um tíquete do Bustour, ônibus de dois andares que passa por mais de 30 pontos turísticos de Gramado e Canela.

Bustour Canela e Gramado

Shutterstock, Fred Cardoso

Com o bilhete de um dia em mãos, você tem liberdade para descer nos cartões-postais de sua preferência, curti-los com calma e seguir o roteiro no próximo ônibus. O padrão de qualidade dos ônibus é comparável aos de passeios em grandes cidades do exterior. Não tem opção mais prática para conseguir conhecer todos os pontos turísticos da região.

Snowland

Dá para brincar e ver neve no Brasil em qualquer época do ano. Isso porque neva em Gramado todos os dias, até mesmo no verão. É assim desde 2013, quando foi inaugurado o Snowland, um parque indoor de neve com pistas de esqui e tobogãs de gelo. A estrutura geral impressiona a todos que visitam.

O parque foi instalado em um imenso galpão de 16 mil metros quadrados onde a temperatura interna é de -5 ºC, tal como um freezer gigante equipado com máquinas que produzem neve de verdade. Ao entrar, o visitante recebe uma roupa especial para encarar o frio, além de botas e luvas, tudo higienizado.

AdobeStock, phpetrunina14

São diversos tobogãs para escorregar em boias, tanto para crianças quanto para adultos. O espaço conta também com uma pista de esqui e snowboard. Quem quiser aprender a esquiar pode fazer aulas com instrutores graduados em Bariloche (pagas à parte).

Um teatro construído em gelo é o palco do espetáculo Flokus, que termina com flocos de neve caindo sobre o público. Fora da área gelada, há uma pista de patinação no gelo, uma área de jogos para crianças com carrossel e praça de alimentação. Cinema 7D, carrinhos de choque no gelo, simulador de esqui e o airboarding (que consiste em deslizar por uma rampa deitado sobre uma prancha inflável) completam as atrações.

E duas vezes por dia (os horários podem variar conforme cada época do ano) o pé-grande Yeti, mascote da casa, passeia pelo parque para tirar fotos com a molecada.

Mini Mundo

Foi o primeiro parque temático de Gramado, aberto em 1983, e até hoje é um dos mais visitados. O Mini Mundo é uma cidade em miniatura com réplicas perfeitas de construções e monumentos famosos do planeta.

Shutterstock, Gregorio Koji

Lá está o Castelo de Mônaco, o Castelo de Neuschwanstein, na Alemanha, o Jardim Botânico de Curitiba, entre outras obras icônicas. A riqueza de detalhes é espantosa e reproduz os originais, inclusive internamente, nos detalhes de pisos, paredes e janelas.

A réplica do Museu do Ipiranga, por exemplo, tem salas com ladrilhos e 84 portas de nove tipos diferentes, tal como na construção paulistana. Um aplicativo completa o passeio pelo Mini Mundo e permite uma experiência imersiva, em 360 graus, no interior de cada réplica.

Bier Park

Este museu dedicado à cerveja fica anexo à cervejaria Rasen, na Rua Coberta. O diferencial é a pegada mais tecnológica, com tour em realidade virtual, cinema 4D e hologramas que contam a história da bebida.

Os visitantes ainda podem provar malte e folhas de lúpulo e apreciar uma coleção de garrafas de cervejas antigas. A visita dura cerca de uma hora e termina com degustação das “cervas” produzidas pela Rasen.

Publicado em: 22/10/2022
Atualizada em: 26/10/2022
Quero contribuir com essa matéria dos Voupranos

VEJA TAMBÉM

Gramado