Dicas para muitos dias em Gramado – Voupranos

Dicas para muitos dias em Gramado

Se o seu plano é passar muitos dias em Gramado, além das atrações e passeios mais “comuns”, existem outros extras que vão manter todos os dias na cidade ocupados e com muito entretenimento.

Confira a lista de atrações e passeios extras que vale investir seu tempo enquanto estiver pela cidade. Tem opções para crianças, adultos e casais.

Dreamland

Situado bem na beira da Avenida das Hortênsias, que liga Gramado à Canela, o primeiro museu de cera da América Latina reúne uma centena de personalidades em tamanho real.

Shutterstock, Silvia Vieira

Ali, o pop star Elton John aparece sentado ao piano, enquanto Lady Gaga e Amy Winehouse posam lado a lado. Já o bruxinho Harry Potter surge suspenso no ar sobre uma vassoura e, na sala dos políticos, a Rainha Elizabeth II aparece bem próxima ao ex-presidente norte-americano Donald Trump.

Tudo dividido em 15 cenários que têm tudo a ver com os personagens. 

Acquamotion

É um parque aquático indoor de águas termais inspirado nas belezas da Serra Gaúcha. O complexo conta com sete piscinas, incluindo uma de ondas, uma de borda infinita, três ao ar livre e outras com jatos de água massageadores, além de um bar molhado e dois grandes toboáguas.

AdobeStock, Александр Лобач

A água quentinha (em torno de 36ºC) e os ambientes climatizados fazem do Acquamotion uma atração para qualquer estação do ano. O empreendimento pertence ao grupo Gramado Parks, também responsável pelo parque de neve Snowland.

Gramadozoo

Fica a 700 m do pórtico de entrada da cidade. Embora haja zoológicos em outras partes do Brasil, vale visitar este pelo diferencial, os 1.500 animais não ficam confinados em grades de ferro. Há apenas vidros blindados em alguns espaços, enquanto tucanos, papagaios e araras dão rasantes sobre a cabeça dos visitantes dentro do viveiro.

Shutterstock, Rudimar Rodrigues Alves

Parque Gaúcho

Com o mesmo ingresso do zoo, tem-se acesso livre ao Parque Gaúcho, que fica logo ao lado, no Km 35 da RS-115. Lá, monitores em trajes típicos explicam as tradições dos pampas, mostram objetos antigos e até ensinam a preparar o chimarrão em uma réplica de um vilarejo do século 18.

AdobeStock, Nadiadspringer

Depois, todos acompanham apresentações de doma de cavalo em uma arena e se esbaldam com o bufê regional do restaurante.

Cristais de Gramado 

É uma raríssima atração turística gratuita em Gramado. Inaugurada em 2002, a loja é referência na fabricação de peças decorativas de cristal. Além de comprá-las, os visitantes podem conhecer a fábrica onde são feitas as peças, que segue a mesma técnica de moldagem manual usada pelos italianos na Ilha de Murano, próximo a Veneza, para criar peças de design único. A cada dez minutos, um mestre artesão mostra como os objetos são feitos a partir do material incandescente.

Le Jardin

Como o próprio nome sugere, a grande atração deste lavandário são os jardins floridos, perfeitos para curtir o fim de tarde. A florada ocorre de setembro a novembro, quando o visual lembra as plantações da Provence, no sul da França.

Shutterstock, Kathia Tamanaha

Em outras épocas, porém, pode ser meio frustrante chegar lá e não encontrar sequer uma lavanda para justificar a visita. Ainda assim, é possível contemplar o amplo gramado com árvores frutíferas, ver diversas espécies de suculentas e comprar produtos feitos com a essência da lavanda, indicada para tratamentos de insônia, dor de cabeça e ansiedade. As opções vão desde óleos, sachês e aromatizantes até uma muda da própria planta.

Melhores Spas

Referência em bem-estar, a Serra Gaúcha abriga o melhor spa do Brasil. Trata-se do Kurotel, em Gramado, que alia serviços de beleza e relaxamento a tratamentos antitabagismo, de emagrecimento, longevidade, pré-operatório, pós-câncer, antiestresse e até para a saúde do cérebro. No menu, pratos elaborados por chefs de renome internacional segundo a filosofia da alimentação funcional.

AdobeStock, alfa27

Outra opção é o Hotel & Spa do Vinho, em Bento Gonçalves, que explora a temática de Baco desde a decoração até os cosméticos utilizados no spa, com princípios ativos extraídos de uvas e videiras. Para completar a inebriante experiência, aprecie a bela vista dos vinhedos enquanto saboreia um dos pratos do cardápio devidamente harmonizado com as melhores safras da produção local.

Festival de Cinema 

Desde 1973, em agosto, Gramado realiza o principal evento de premiação do cinema do Brasil. O palco é o Palácio dos Festivais, na Avenida Borges de Medeiros, onde as principais produções cinematográficas latino-americanas competem pelo Kikito, estatueta que corresponde ao Oscar em solo verde-amarelo.

Shutterstock, Luiz Barrionuevo

São diversas categorias, incluindo para atores e diretores. Nos dias do festival, que dura em torno de uma semana, cinéfilos podem assistir às projeções pela cidade e até encontrar pelas ruas alguns de seus atores preferidos.

Semana Santa 

As ruas de Gramado, Canela e Nova Petrópolis ficam todas enfeitadas de coelhos para celebrar a Páscoa, quando são realizados desfiles, shows e oficinas que mostram como manipular o chocolate para preparar várias delícias artesanais. Na Chocofest, uma parada com a ilustre presença do Coelhinho da Páscoa, carros alegóricos e personagens de histórias infantis ensina as crianças, de forma lúdica, a cuidarem do planeta.

Shutterstock, Diogo Benetti

Mas isso não significa que o lado religioso da Semana Santa fique esquecido. Para lembrar o Calvário de Jesus, a região também celebra missas e vira palco de espetáculos da Paixão de Cristo.

Publicado em: 22/10/2022
Atualizada em: 26/10/2022
Quero contribuir com essa matéria dos Voupranos

VEJA TAMBÉM

Gramado