Atrações do Vale da Ferradura – Voupranos

Atrações do Vale da Ferradura

Outra região com atrações e passeios que encantam toda a família na Serra Gaúcha, próxima a Canela e Gramado, é o Parque Estadual do Caracol, mais precisamente a região do Vale da Ferradura. O nome oficial é Parque da Ferradura, mas como há uma curva em forma de ferradura no leito do rio o nome popular virou Vale da Ferradura.

A natureza no local é o grande destaque, com fauna e flora surpreendente, principalmente os animais silvestres que vivem no local. O acesso está a pouco mais de 10 km do centro de Canela, e atrai turistas de todos os tipos que gostam de interagir com a natureza em trilhas para os mais diferentes mirantes e passeios dentro do parque.

Shutterstock, Eduardo Menezes

Se tiver de escolher um dos mirantes, a sugestão é ir pelo menos até o Mirante do Vale da Ferradura, onde é possível observar a forma que apelida a região, além de conferir a vista da Cascata do Arroio Caçador. Acredite é um espetáculo a vista.  Se decidir se aventurar pelas trilhas, tente escolher um dia com pouca chance de chuva, já que a dificuldade aumenta muito.

A mais fácil das trilhas no parque é a Trilha das Cutias, que é leve e acessível até para crianças. As demais vão exigir um pouco de esforço e condicionamento físico, então se for encarar alguma delas leve roupa e calçados apropriados para caminhadas médias, mas com boas subidas.

Skyglass Canela

Um dos passeios mais novos da região de canela é o Skyglass. A visita a ele permite dois prazeres: observar toda a vista da região numa plataforma posicionada a mais de 300m de altura ou andar no “temido”, Abusado, uma espécie de mini teleférico que adiciona bastante emoção ao passeio.

Para apreciar a vista não é necessário entrar no Abusado, pelo contrário, a caminhada pelo Skyglass, que é uma plataforma de vidro, oferece a mesma visão. O Abusado só é a forma radical do passeio. É sem dúvida a melhor vista do Parque da Ferradura e toda Região do Caracol. Muitos já classificam esse como o melhor passeio de todos ao visitar Canela.

Shutterstock, Patrick Rodeghiero

O caminho da plataforma tem pouco mais de trinta metros de comprimento e como o piso é totalmente de vidro, oferece uma vista única. É seguro, mas aqueles que tem vertigem a altura podem não se sentir muito confortáveis. A dica é simples, vá até lá e decida se prefere só conhecer a plataforma de fora, andar por ela ou entrar de cabeça no passeio com o Abusado. Qualquer uma das opções vai deixar lembranças lindas da região.

Memorial do Ferro de Passar

Ainda próximo ao Vale da Ferradura, você pode visitar o inusitado Memorial do Ferro de Passar. É uma espécie de museu do Ferro de Passar, e foi criado por uma iniciativa do Centro Universitário Barriga Verde (Unibave). O memorial traz peças de vários países e na exposição você consegue conhecer desde os primeiros passadores de roupa até os mais novos ferros de passar a vapor. Acredite, tem peças realmente antigas e únicas na exposição.

Segundo a administração do memorial são mais de 300 itens diferentes para apreciar, com peças desde o antigo Egito e Grécia, passando pela idade média europeia até os recentes aparelhos. Tamanhos, formatos, tipos, tem Ferro de Passar que não acaba mais, e dificilmente você encontrará algo similar em qualquer outro lugar do planeta.

Parque temático Florybal

Se você assistiu ao filme A Fantástica Fábrica de Chocolate e gostou, essa atração é praticamente imperdível quando estiver em Canela ou Gramado. O parque temático Terra Mágica Florybal é o resultado do sonho de Valdir Cardoso, fundador da Florybal Chocolates, famosa fábrica de chocolates da região, que teve a ideia de construir o parque temático quando estava buscando espaço para uma loja especial.

O passeio faz a cabeça de crianças e adultos, são várias atrações baseadas em personagens e trabalhos de artista da região. O grande símbolo do parque é o “Gigante Semeador” que fica bem na entrada e simboliza o plantio do cacau, base do chocolate e grande motivo do parque existir.

Dentro do parque há vários brinquedos como cinema, tobogãs, trenzinhos e outros. Mas realmente, a cenografia e vários ambientes são o destaque principal de todo o parque. São mais de 40 atrações e esculturas que não acabam mais (difícil de confirmar, mas dizem que são mais de mil itens diferentes). Há uma área de alimentação disponível para quem decidir passar o dia. Para aproveitar bem o parque, reserve uma manhã ou tarde inteira.

Shutterstock, Gregorio Koji

Fábrica de chocolate

Talvez você se pergunte, e a loja da fábrica de chocolate? Enquanto o parque está mais próximo a Canela, a fábrica e loja de chocolates ficam em Gramado, e valem muito a visita. Além de poder fazer o passeio pela fábrica e conhecer todo o processo de produção do chocolate Florybal, no final é possível degustar diferentes chocolates e aproveitar a loja com vários itens deliciosos.

Durante o passeio não esqueça de prestar atenção na incrível e famosa cascata com mais de 200 Kg de chocolate, o grande símbolo da Florybal. E não menos importante, as lojas da Florybal são uma atração a parte também, pois são totalmente tematizadas, quase que um pedacinho do Parque Terra Mágica em cada loja. Enfim, difícil no passeio é não se empolgar e consumir muito chocolate!

Publicado em: 22/10/2022
Atualizada em: 26/10/2022
Quero contribuir com essa matéria dos Voupranos

VEJA TAMBÉM

Gramado