Planeje sua viagem para Paris, a Cidade Luz – Voupranos

Planeje sua viagem para Paris, a Cidade Luz

Adobe Stock: Arch of triumph at twilight. Arc de Triomphe at end of Champs Elysees in Place Charles de Gaulle with cars and trails of lights. Popular landmark and tourist attraction in Paris capital of France. – Bennymarty

Planeje uma viagem para Paris, na França. Confira alguns itens importantes para levar em consideração na hora de montar um roteiro na Cidade Luz.

Quando ir

Com sua vocação incontestável para as artes, a cultura, a gastronomia, a moda e o romantismo, a capital francesa não sabe o que é ficar vazia, sobretudo em julho e agosto, auge do verão europeu, quando faz bastante calor.

Se a ideia é viajar com um pouco mais de tranquilidade e gastando menos, maio e junho, quando é primavera, e setembro e outubro (fim do verão e começo do outono) surgem como boas épocas para circular pela cidade. Além do custo menor, o clima é bastante agradável.

Adobe Stock: beautiful paris balcony at sunset with eiffel tower view – Karen Mandau

Transporte

Poucas experiências são mais empolgantes do que flanar por Paris. O verbo, que vem da palavra francesa flâneur, usada pelo poeta Charles Baudelaire (1821-1867) para descrever uma pessoa que caminha por um lugar observando tudo e todos, não poderia ter melhor uso do que nesta cidade.

É que esse jeito de explorar a capital francesa continua sendo a melhor forma de topar com as construções e monumentos que dão corpo e alma à eterna Cidade Luz. E mais: as andanças feitas ao seu tempo, mescladas com passeios de ônibus turísticos e rotas de metrô a partir de pontos emblemáticos parisienses, também ajudam a revelar pequenos tesouros que os moradores mantêm com um quê de segredo.

Adobe Stock: Notre Dame Paris – Matho

As ruas mais francesas de Paris

Na hora de “se perder” em Paris, existem três ruas que o parisiense gosta de percorrer por causa de lojas atraentes e típicas, como boulangeries (padarias), fromageries (queijarias), boucheries (açougues), poissonneries (peixarias), épiceries (mercearias), entre outras. São a Rue des Petit-Carreaux (bairro Montorgueil, entre os 10º e 20º arrondissements), a Rue Daguerre (14º arrondissement) e a Rue Mouffetard (5º arrondissement).

É nesses lugares que o visitante sente a verdadeira atmosfera da capital francesa, misturando-se aos parisienses que estão fazendo suas compras cotidianas.

Adobe PARIS, FRANCE – DECEMBER 11,2016: Typical French street in Montmartre district with small houses are located cafes, restaurants and art galleries. – MarinadeArt

Gastronomia

Paris é dona da cena gastronômica mais badalada do mundo. Ali, estão alguns dos restaurantes mais estrelados do planeta, com menus assinados por chefs-celebridades. Mas é possível comer bem – e gastando bem menos – nas chamadas “brasseries”, restaurantes rápidos e com um cardápio bem variado.

A gorjeta do garçom (que lá, por sinal, chama-se “monsieur” – não dê mancada, porque “garçon”, em francês, quer dizer “garoto”) não vem na conta, embora seja educadamente obrigatória. Para acompanhar, peça um pichet (ou jarra) de vinho, que sai mais barato do que duas cervejas. Ou, então, apele para um crepe ou lanche na hora do almoço, que é bem mais rápido e barato.

Adobe Stock: Montmartre in Paris, France – Kavalenkava

Compras

A Rue de Rivoli é destino certo de quem não consegue passar longe das grandes lojas e das fast fashion. Da Bastilha à Praça da Concórdia – as duas pontas da rua –, surgem sucessivamente as lojas espanholas Zara, Mango e Stradivarius, a sueca H&M e até figurinhas carimbadas entre os brasileiros, caso da C&A.

Compras e caminhadas também caem bem ao longo da Avenue George V, onde se concentram lojas do porte de Givenchy e Jean-Paul Gaultier. A quintessência do luxo na cidade está na Printemps. Cartier, Prada e Valentino, entre inúmeras outras grifes, mantêm lojas ali.

A instalação segue o estilo da Gallerie Lafayette, que fica a poucas quadras dali e reúne grifes como Louis Vuitton, Chanel, Marc Jacobs e Gucci – sem contar a Bordeauxthèque, área que vende vinhos de Bordeaux.

Adobe Stock: Paris, rue de Rivoli – Jasckal

Cidade Luz

Muitas pessoas acreditam que Paris ganhou o apelido de Cidade Luz graças à iluminação especial que toma conta da cidade todos os dias, quando o sol vai embora, e parece realçar ainda mais os monumentos e antigas construções, deixando a capital très bélle.

Uma versão mais séria, no entanto, dá conta que o “apelido” nada tem a ver com iluminação, tendo sido dado ainda no século XVII, bem antes do surgimento da energia elétrica. Assim, Paris seria a Cidade Luz por ter absorvido com entusiasmo os ideais iluministas, que pregavam o uso da razão sobre o pensamento estreito da Idade Média.

Outra justificativa, mais simples, é que a capital francesa, em todas as épocas, sempre esteve na vanguarda artística e cultural, brilhando com os holofotes virados para ela. Por isso a alcunha Cidade Luz.

De qualquer maneira, é inegável o quanto a cidade encanta à noite. A Torre Eiffel, por exemplo, fica esplendorosa, mas não é só ela. Vale a pena passar em frente à Catedral de Notre-Dame, ao Museu do Louvre, à Champs-Élysées, à Conciergerie (que abrigou a rainha Maria Antonieta até sua execução, em 1793) e à Ponte Neuf, entre vários outros lugares.

Adobe Stock: Notre Dame de Paris, France – Beatrice prève

Adobe Stock: Aerial view of Paris at night – Beatrice prève

Adobe Stock: Aerial of the Arc de Triomphe in Paris, France at night – SmallWorldProduction

CONVITE ESPECIAL

A agência Voupra atende centenas de clientes por dia sempre com o compromisso de oferecer a melhor experiência.

Quando estiver próximo da Avenida Paulista em São Paulo, passe para visitar o escritório da agência e tomar um café! Será interessante você conhecer a ampla estrutura da agência dos seus amigos aqui, os Voupranos.

Endereço: Avenida Paulista,  1079 – São Paulo

O objetivo da agência Voupra é sempre criar um vínculo duradouro com os clientes, proporcionando experiências incríveis, para que essa relação de fato se torne especial por muitos anos.

VEJA TAMBÉM:

O Voupranos possui a missão de ajudar o viajante brasileiro na hora de planejar sua próxima viagem e se informar sobre tudo que acontece de mais importante para o turista do Brasil.

Todos os artigos, notícias e dicas de viagem do Voupranos são preparados por especialistas em turismo, jornalistas e conta com a curadoria da Editora Europa. A atualização é diária e o portal já conta com centenas de páginas com informações dos principais destinos procurados pelo público brasileiro.

O site de notícias Voupranos tem a proposta de ser um portal leve, divertido e empolgante, com a ambição de se transformar em um dos maiores portais do Brasil, com o desejo de mais que informar, levar a alegria e diversão para todo o seu público.

Além dos artigos que funcionam como guias rápidos de cada destino, o portal traz diariamente novas notícias do mundo do turismo. Tudo com foco no viajante, que deseja planejar excelentes férias com o melhor investimento. Visite o Voupranos sempre que desejar explorar um mundo de novidades em muitos destinos.

portal Voupranos é um investimento ambicioso da agência de viagens Voupra, conhecida pelas grandes novidades que implementou no segmento de turismo nos últimos anos, e pelo forte comprometimento com seus clientes, inclusive sendo uma das raras agências com o certificado RA1000 do Reclame Aqui.

Publicado em: 23/12/2022
Atualizada em: 23/12/2022
Quero contribuir com essa matéria dos Voupranos

França