O que fazer em Provence, no sul da França
Um luxo discreto, com toques artísticos, toma conta da região da Provence, no sul da França. Esse conceito pode ser visto em tudo o que fazer por lá, sobretudo em seus cenários majestosos, que envolvem construções históricas e vilarejos medievais cercados por delicados campos de lavanda.
Les Baux-de-Provence
A comuna de Les Baux-de-Provence é um ótimo ponto de partida para uma viagem pela região mais exuberante da França. A maior atração local é a cidade medieval, encarapitada no topo de uma montanha.
Quem caminha pelo vilarejo, que começou a ser habitado seis mil anos antes de Cristo e já pertenceu à famosa família Grimaldi, se depara com uma série de construções de pedra que teimam em se manter em pé – algumas delas são datadas desde o século X.
Algumas propriedades com fachadas renascentistas chamam a atenção, mas nada conquista mais as retinas do que o antigo Château des Baux. Apesar de estar em ruínas, o castelo pode ser explorado. Vale a pena encarar uma escadinha estreita e subir até o topo da construção, de onde se tem uma linda vista da região.
Um privilégio para o visitante e, sobretudo, para as singelas 22 pessoas que, hoje, moram na cidade medieval. Ali, eles controlam pequenos restaurantes e lojinhas. Vale a pena fazer uma parada na Fabrique de Biscuits para provar versões distintas do calisson, doce de amêndoas típico da Provence.
Boas experiências gastronômicas, por sinal, não faltam em outros cantinhos de Les Baux. Há até uma vinícola por lá, a Mas De La Dame, onde é possível degustar vinhos marcantes, sejam eles brancos, tintos ou rosés. Também vale a pena conhecer a propriedade ao lado, chamada Castelas. Ali, é possível conferir alguns dos azeites mais saborosos do mundo, incluindo rótulos premiados e óleos com notas de ingredientes como manjericão, trufas e gengibre.
Saint-Rémy-de-Provence
A poucos minutos de Les Baux, Saint-Rémy-de-Provence é outro trecho deslumbrante da região. Com origem romana, a cidade abriga ruas estreitas e charmosas. As fachadas dos prédios, que remetem à época renascentista, convidam o viajante a embarcar no estilo de vida do sul da França: simples, elegante e muito prazeroso.
O pintor holandês Van Gogh é figura onipresente em Saint-Rémy-de-Provence. Isso porque, após cortar parte de sua orelha esquerda, o artista passou um ano internado no hospital psiquiátrico da cidade, o Saint-Paul de Mausole, entre 1889 e 1890. Durante esse período, ele produziu 150 desenhos e pintou 143 telas.
Quem quiser pode visitar as instalações do sanatório, incluindo um belo jardim interno e o quarto onde o pintor holandês viveu. A famosa obra A Noite Estrelada – exposta no The Museum of Modern Art (MoMA), em Nova York –, por exemplo, faz referência à vista da única janela do cômodo.
Construído entre os séculos X e XX, o Saint-Paul de Mausole foi usado como monastério antes de se transformar em um hospital psiquiátrico – há uma ala (não turística) com esse propósito que funciona até hoje. Ainda nas redondezas da propriedade, é possível ver uma série de réplicas das obras pintadas por Van Gogh e, assim, viajar entre o mundo das artes e as lindas paisagens reais.
Avignon
Eis que, em meio aos pequenos vilarejos da região, surge Avignon, capital do departamento de Vaucluse e um dos trechos mais glamourosos da Provence. É uma daquelas cidades em que você se apaixona à primeira vista, com ruas medievais, construções milenares e cantinhos repletos de história.
Ao caminhar pelas ruas de Avignon é possível observar muitas imagens de santas (são mais de 80 espalhadas pela cidade) que, ao longo dos séculos, foram posicionadas nos prédios pelos fiéis. O objetivo era proteger a região contra pragas e o demônio.
Algumas edificações também exibem pinturas estilosas em suas janelas a fim de promover o Festival de Avignon, um dos eventos mais importantes da Provence, que promove celebrações focadas em arte e teatro.
O ponto turístico mais famoso da cidade é o Palácio do Papas. Classificado como Patrimônio Mundial pela UNESCO, o local foi construído em cerca de 20 anos e serviu de residência para nove papas, nos séculos XIV e XV.
Vale a pena destacar que os dois últimos pontífices que viveram por lá foram considerados ilegítimos, já que a igreja católica tinha deixado a França, retornado à Roma e eleito novos líderes “oficiais” na cidade italiana.
De qualquer forma, Avignon segue como o único lugar fora da Itália em que os sucessores de São Pedro exerceram seu mandato.
Roussillon
O vilarejo de Roussillon é um dos mais famosos da Provence. Localizada entre o Luberon e os montes de Vaucluse, a cidade é figurinha carimbada nos cartões-postais do sul da França por conta de suas montanhas e construções avermelhadas.
A tonalidade é proveniente do ocre, mineral muito presente na região e que foi usado para pintar as construções ao longo dos anos. Entretanto, alguns locais preferem justificá-la com uma antiga lenda, que envolve uma trágica história de amor e termina com uma mulher se jogando do castelo e cobrindo toda a cidade com seu sangue.
CONVITE ESPECIAL
A agência Voupra atende centenas de clientes por dia sempre com o compromisso de oferecer a melhor experiência.
Quando estiver próximo da Avenida Paulista em São Paulo, passe para visitar o escritório da agência e tomar um café! Será interessante você conhecer a ampla estrutura da agência dos seus amigos aqui, os Voupranos.
Endereço: Avenida Paulista, 1079 – São Paulo
O objetivo da agência Voupra é sempre criar um vínculo duradouro com os clientes, proporcionando experiências incríveis, para que essa relação de fato se torne especial por muitos anos.
Atualizada em: 05/01/2023