Arredores de Paris: Disneyland Paris
A Disneyland Paris fica na cidade de Marne-la-Vallée, a cerca de 40 km do centro da capital francesa. Portanto, é um passeio e tanto para quem viaja em família para o país.
Seguindo o modelo já consagrado dos parques da rede em todo o mundo, como a Disney World, de Orlando, e a Disneyland da Califórnia, a Disneyland Paris oferece atrações já testadas em outras partes do planeta e, por isso mesmo, agrada em cheio os viajantes e fãs europeus.
O complexo, inaugurado em 1992 como EuroDisney (o nome foi mudado em 1995), foi erguido diante de certo preconceito por parte dos franceses, relutantes com a influência dos Estados Unidos no Velho Continente, mas hoje atrai milhões de visitantes por ano.
Boa parte do público é formada por turistas de outros países da Europa e até mesmo da Ásia e da América do Sul, que aproveitam a proximidade do centro de lazer com Paris para visitar o parque simbolizado pelo Castelo da Bela Adormecida.
Disneyland Paris
Imponente e alvo de cliques desenfreados dos visitantes, o Castelo da Bela Adormecida desponta no centro da Disneyland Paris, de frente para a entrada do complexo, e é acessada por meio da Main Street, U.S.A. Linda de morrer, essa é a rua principal do parque, cuja arquitetura vitoriana remonta à época em que Walt Disney era criança.
Do Castelo da Bela Adormecida é possível seguir para a Fantasyland, uma das áreas em que o parque se divide. Inspirado no mundo dos contos de fadas, o lugar convida baixinhos e marmanjos a voar com o Peter Pan pela Terra do Nunca, dar uma volta de barco pelo mundo em “it´s a small world” e brincar em atrações inspiradas em personagens como Pinóquio, Dumbo e Alice.
Mas, cuidado, porque ali pertinho, na área Adventureland, os piratas estão à solta. E não são piratas quaisquer, mas sim Jack Sparrow e sua turma, que estrelam o brinquedo Pirates of Caribbean. Para quem estiver com crianças pequenas, o melhor a fazer é seguir para o playground Pirates’ Beach ou para La Cabane des Robinson, inspirada no filme “A Cidadela dos Robinson”. Trata-se de uma autêntica casa na árvore, daquelas que todos os baixinhos sonham em morar.
A Disneyland Paris também conta com algumas montanhas-russas. Uma delas é Indiana Jones and the Temple of Peril, que leva a galera em alta velocidade para dentro das ruínas de um templo perdido. Já na Frontierland, vale encarar a Big Thunder Mountain, que acelera em meio a minas de ouro.
O brinquedo do gênero que mais forma fila, porém, é a StarWars Hyperspace Mountain, que percorre trilhos repletos de efeitos especiais em um ambiente escuro, no qual nunca se sabe quando virá a próxima curva ou descida. É verdade que nenhuma dessas atrações é muito radical, mas ao menos dão uns sustinhos nos menos corajosos.
Por falar em sustos, um passeio pela mansão mal-assombrada Phantom Manor precisa entrar no roteiro de quem visita o parque. Lá, é possível descobrir a história de arrepiar de uma noiva abandonada. Igualmente agitados são o Buzz Lightyear Laser Blast, em que, munido de uma arma laser, deve-se ajudar o personagem de Toy Story em uma luta intergaláctica, e o Star Tours, simulador inspirado no clássico Guerra nas Estrelas.
Walt Disney Studios Park
O complexo da Disneyland Paris conta ainda com um segundo parque temático, chamado Walt Disney Studios Park. O centro de lazer é dividido em cinco estúdios, cada um com suas surpresas e atrações. Além dos brinquedos, há vários shows, que têm horário marcado. Então, o ideal é ficar de olho na programação e se planejar com antecedência para não perder nada.
A área mais inovadora é a Avengers Campus, com diversas atrações inspiradas nos heróis da Marvel. A mais desejada de todas atende pelo nome de Avengers Assemble: Flight Force. Há também uma experiência dedicada ao Homem-Aranha.
Para quem viaja com crianças pequenas, o espaço Toon Studio é o mais atraente do complexo. Ali, dá para encontrar vários personagens. Outra opção é seguir em uma viagem pela mítica Rota 66 em Worlds of Pixar, no mesmo esquema da animação Carros, sucesso entre a garotada.
É no mesmo espaço que fica o simulador virtual Ratatouille: The Adventure. De tão bom, foi importado para o Epcot, na Disney World.
O passeio pela Walt Disney Studios Park inclui ainda uma volta no estúdio Front Lot, repleto de cenários realistas e onde dá para participar de uma “filmagem” ao vivo no Disney Studio 1. O lugar é bom para relaxar antes de chegar ao Production Courtyard. Lá, há muitas atrações para curtir, como o show Stitch Live!, do desenho Lilo & Stitch.
É mais do que prudente, porém, guardar energia para encarar a The Twilight Zone Tower of Terror, que se passa em um hotel sombrio, cheio de sustos e com um elevador que despenca do 13º andar. A atração foi inspirada numa série de TV americana sobre eventos paranormais transmitida de 1959 a 1964. O brinquedo é tão popular que aparece em outros parques da Disney no mundo.
Atualizada em: 07/12/2022