Festa em Mendoza na Argentina celebra a colheita da uva
A partir de fevereiro começa a colheita das uvas nos vinhedos de Mendoza, a capital mundial do vinho Malbec, na Argentina. Mais de mil bodegas da região, das pequenas e familiares às grandes produtoras devem receber muitos visitantes que vão vivenciar o universo do vinho em seu período mais festivo. É uma excelente oportunidade para acompanhar o processo de produção do vinho, desde os parreirais até o engarrafamento, além de fazer degustações e refeições harmonizadas com os pratos da gastronomia argentina. Diversas bodegas e pousadas da região trazem programações especiais para esse período.
Bodegas e Vinícolas para aproveitar
Em bodegas famosas, como a Norton, é possível, além de viver a experiência da colheita, participar do programa de enólogo por um dia, no qual um especialista ensina os visitantes a fazer as combinações entre as diferentes variedades de uvas para criar um blend próprio.
Na Lopez, além de combinar variedades é possível ter a experiência completa, com o acompanhamento desde as distintas formas de colheita até o processo de produção, com uma degustação ao final.
Em outras, como a luxuosa Casa de Uco, o visitante pode adquirir pequenos lotes de terra (de 0,25 a 5 hectares) para, no longo prazo, produzir seu próprio vinho, com a assessoria dos enólogos da casa, que cuidam de todo o processo de produção de acordo com as preferências do proprietário.
Outra dica é a vinícola Zuccardi, uma das mais famosas da região, eleita três anos seguidos como a melhor vinícola do mundo pela World’s Best Vineyards, em votação de mais de 500 especialistas. Construída com projeto arquitetônico único, em plena cordilheira, a Zuccardi une a modernidade e a alta tecnologia com a integração à natureza. Em suas instalações fica o famoso restaurante Piedra Infinita, com vista para as montanhas.
Festa Nacional da Vindima
No início de março, entre os dias 3 e 6, acontecerá em Mendoza outra grande atração, a Festa Nacional da Vindima. O evento prevê quatro dias de espetáculos com música, teatro e dança, unindo orquestras, atores, bailarinos folclóricos e de dança contemporânea. O tema desse ano será Juglares de Vendimia, um canto a la naturaleza (na tradução para o português, Trovadores da Vindima, um canto à natureza). Os espetáculos acontecem no Teatro Griego Frank Romero Day, que tem capacidade para 19 mil espectadores.
A cidade de Mendoza fica no norte da Argentina e recebe voos diretos a partir a de São Paulo (4 horas de voo) e do Rio de Janeiro (4h30 de voo).
Atualizada em: 27/01/2023