Fazendas históricas de café são destaques do Turismo Rural Paulista – Voupranos

Fazendas históricas de café são destaques do Turismo Rural Paulista

O turismo rural paulista conta com mais de mil propriedades rurais mapeadas para o turismo, com especial destaque para as fazendas históricas dos tempos do café. Muitas deles se transformaram em charmosos hotéis-fazenda, que permitem ao turista conhecer belas arquiteturas do século 19 com o conforto do século 21.

A maioria dessas propriedades rurais vem da era áurea da cafeicultura paulista e são responsáveis por atrair turistas que desejam experimentar um estilo de vida mais simples e tranquilo no interior de São Paulo. Tudo isso acompanhado de café colonial, cachaça e vinho artesanais, além de deliciosos doces e uma gastronomia especial onde o fogão a lenha faz toda a diferença. Conheça cinco fazendas históricas de café no estado de São Paulo que você deveria conhecer.

Pousada da Famiglia Bartho do Espirito Santo do Pinhal – Divulgação

Pousada Famiglia Barthô – Espírito Santo do Pinhal

A Fazenda Barthô, que foi cenário da novela Terra Nostra, da Globo, fica em Espírito Santo do Pinhal, a 90 Km de Campinas, e connta com uma pousada, a Famiglia Barthô, com jardim, piscina com aquecimento solar, bar, restaurante, trilhas para caminhada, lago com patos, pescaria, fazendinha com animais e aves exóticas, campinho de futebol gramado, beach tênis, bicicletas, brinquedoteca e outras comodidades. Destaque para Cave Barthô, com um Wine Bar que funciona com um cardápio de pratos especiais para harmonizar com mais de 70 rótulos de vinho de inverno.

Endereço: ESP-020, s/n, Espírito Santo do Pinhal (SP)

Contato: (19) 3651-3387

Hotel Fazenda Salto Grande de Araraquara – Divulgação

Hotel Fazenda Salto Grande – Araraquara

A Fazenda Salto Grande foi construída em 1850 com mais de 500mil m² para o cultivo de café, arroz, laranja e criação de gado. Em 1940, a propriedade foi comprada pela família Lupo, reconhecida mundialmente pela fabricação de meias que, em 1992, decidiu transformá-la no Hotel Fazenda Salto Grande. O nome do local é uma menção à cachoeira de 50 metros de queda d’água da fazenda. Dentro do Hotel, um museu contempla a história do café cultivado por tantos anos nesta fazenda. Há diversão para os pequenos e descanso para os adultos.

Endereço: Rodovia Washington Luiz, Km 273, Araraquara (SP)

Contato: (16) 3301-2160

Hotel Fazenda Dona Carolina de Braganca Paulista – Divulgação

Hotel Fazenda Dona Carolina – Bragança Paulista

Construída em 1872, foi uma importante produtora de café e pioneira do movimento abolicionista no Brasil. Neste hotel é possível conhecer todo o processo realizado na fazenda para a confecção do exclusivo café Dona Carolina. O tour traz todos os detalhes e cuidados com a qualidade da plantação até chegar à xícara. Há também campos de futebol e vôlei rodeados pela Mata Atlântica e lago. Há muitas formas de diversão no Hotel Fazenda Dona Carolina que foi projetado para integrar natureza e história com muito conforto.

Endereço: Estrada Municipal Manoel Stefani, Km 39,5, Bragança Paulista (SP)

Contato: (11) 4534-9863

Fazenda Boa Vista de Bananal – Divulgação

Hotel Fazenda Boa Vista – Bananal

Já foi a fazenda mais rica do ciclo do café no século XIX e hoje preserva sua rica história através de sua beleza arquitetônica no estilo colonial. O início de sua construção foi datado em 1780. Vale destacar que o hotel consegue unir o conforto, o requinte e o rústico. O contato com a natureza e com os animais na fazenda faz parte dos atrativos. Serve uma saborosa comida típica da roça, com tempero peculiar da região. O cenário da fazenda carrega inspiração para diversas produções cinematográficas e televisivas, tais como: O Casarão (1976), Dona Beija (1986), O Coronel & o Lobisomem (1995), Cabocla (2004), Um Só Coração (2004), Sinhá Moça (2006), Beleza Pura (2008), Saramandaia (2013), O Prisioneiro da Liberdade (2019); além de produções internacionais como a série Equador (2008), da emissora TVI, de Portugal.

Endereço: Rod. dos Tropeiros, s/n, Bananal (SP)

Contato: (24) 998764521

Fazenda Capoava – Divulgação

Fazenda Capoava – Itu

A Capoava foi inaugurada em março de 2001 com a proposta de oferecer a todos um atendimento familiar e intimista, conduzido por uma equipe acolhedora e sempre comprometida com a sustentabilidade, transformando pequenas experiências em grandes memórias. Circundada por natureza exuberante e privilegiada, a fazenda tem de um lado a Mata Atlântica, que acompanha os lagos que ladeiam toda a fazenda e, de outro, as rochas de granitos chamadas Matacões, vestígios de uma longínqua era vulcânica com mais de 600 milhões de anos. Conta a história que em 1881 a propriedade foi vendida e rebatizada de “Fazenda Japão”, iniciando uma nova e forte fase, a do Ciclo do Café brasileiro. Tornou-se então uma das principais propriedades cafeeiras de São Paulo, gerando riquezas e fazendo jus ao seu antigo nome: Capoava que, em tupi, significa “terra fértil”. No início do ano de 2000 a fazenda foi vendida e transformada em hotel, voltando a ter seu nome original, “Fazenda Capoava”.

Endereço: Rodovia Dom Gabriel Paulino Bueno Couto, km 89,9 s/n, Itu (SP)

Contato: (11) 2118-4142

Publicado em: 05/01/2024
Atualizada em: 05/01/2024
Quero contribuir com essa matéria dos Voupranos

São Paulo