Planeje sua viagem para Madri
É muito bom planejar uma viagem para Madri, já que a capital da Espanha
Madri sabe desfrutar os prazeres da vida como poucas cidades do mundo. Basta estar em qualquer rua do Casco Viejo (o centro histórico) por volta das 20h para constatar isso.
E pouco importa se é sábado ou segunda-feira, pois a capital espanhola ferve todos os dias da semana. A explicação é simples: para os madrilenhos, a rua é a extensão da sala de casa. Depois do trabalho ninguém vai embora correndo para o aconchego do lar.
Ao contrário, segue rumo aos bares e tabernas onde é praticado o esporte mais popular do país, o tapeo. Isso significa pular de bar em bar, tomando cerveja e experimentando as tapas, como eles chamam por lá os petiscos (azeitonas, lulas fritas, presunto defumado…) até a hora de jantar – que sempre rola depois das dez da noite.
O resultado desse hábito boêmio é que a cidade parece estar sempre em constante fim de semana. Não é exagero, não. Madri é assim mesmo: alegre e farrista, o que em parte explica por que os brasileiros tanto curtem a cidade, que é a principal porta de entrada da Espanha. Então, vá chegando e não faça cerimônias, pois os madrilenhos têm sangue latino e dispensam formalidades.
Para entrar no clima, veja algumas dicas para planejar sua viagem para Madri.
Quando ir
É sempre uma boa visitar Madri entre março e maio, durante a primavera europeia. Outro período interessante se dá no segundo semestre, entre os meses de setembro e outubro, quando as temperaturas estão amenas e os preços, mais em conta.
Em maio, acontece a Festa de San Isidro, que se traduz em uma maratona diária de diversão. Em novembro, há o Festival Internacional de Jazz. Janeiro e fevereiro, no inverno, são meses de rebajas (liquidações) – uma boa oportunidade para compras na capital espanhola.
Transporte
Madri é perfeita para caminhar, já que as principais atrações da cidade estão concentradas na mesma região. Mesmo lugares que ganharam interesse turístico mais recentemente, como Chueca e Lavapies, não ficam distantes do centro. Lembre-se apenas de colocar um tênis confortável na bagagem.
É fato, também, que a capital espanhola tem um eficiente sistema de metrô que leva a qualquer canto, inclusive do centro ao aeroporto de Barajas.
Tapas
As tapas não apenas viraram a especialidade de Madri, como também são levadas muito mais a sério. Até famosos chefs se lançaram na invenção de petiscos diferentes e criativos. São as tapas con firma (assinatura), servidas em restaurantes de alta gastronomia.
O hábito de comer em pequenas porções é uma tradição que existe há séculos na Espanha. A versão mais aceita dá conta de que, no século 14, por ordem do rei Alfonso XI, nenhuma taberna podia servir vinho aos cocheiros das carruagens sem que lhes fosse oferecido algo para comer – uma maneira de evitar que os condutores bebessem de estômago vazio e se embriagassem com mais facilidade.
Assim, pratos de comida vinham “tapando” a boca das jarras de vinho – daí a origem do nome tapas. Qualquer bebida em Madri, mesmo um café ou um refrigerante, dá direito a um pratinho de qualquer coisa. Pode ser um canapé, um punhado de amendoins, fatias de presunto, azeitonas…
Churros
Entre os visitantes, um dos lugares mais procurados em Madri não é exatamente um bar de tapas, mas sim a chocolateria San Gines (Pasadizo de San Gines, 5, travessa da Calle Arenal), que abre apenas à noite e ganhou fama por servir fantásticos churros com calda de chocolate (outra especialidade espanhola).
Pedidos nos restaurantes
É nas tabernas, mistos de bar e restaurante, que o madrilenho pratica o tapeo, a arte de petiscar e bater papo. É simples: basta encostar en la barra (balcão), pedir uma caña (chope) ou uma copa (taça) de vinho e ir devorando tapas (petiscos) colocadas à sua frente: jamones (presuntos crus), queijos, pedaços de torta de batata, embutidos variados, pão com molho de tomate, lulas fritas, croquetes, frutos do mar, enfim…
As famosas tapas de Madri se transformaram em estilo gastronômico e marca registrada da cidade.
Vida noturna
Há dezenas de boas tabernas e bons bares no bairro de La Latina, bem próximo à Plaza Mayor. Uma das ruas mais movimentadas é a Calle Cava Baja. Ao longo de 300 metros de extensão, boas opções é o que não faltam.
Depois de conhecer a região, é hora de perder-se nas ruelas do Casco Viejo, o que, aliás, é muito fácil acontecer, já que as travessas do bairro têm traçados bem estranhos e não formam paralelas, mas diagonais. Mas não há problema algum: mesmo perdido você ainda fará boas descobertas não apenas na noite madrilenha, mas também durante o dia.
Compras
Na hora das compras, a dica é seguir para a Calle Gran Vía, endereço de lojas de departamentos como H&M e Primark. Perto dela fica o mais famoso centro comercial El Corte Inglés, que merece uma visita não apenas pelas lojas, mas também pela vista desde o terraço, onde funciona um ótimo bar de tapas.
CONVITE ESPECIAL
A agência Voupra atende centenas de clientes por dia sempre com o compromisso de oferecer a melhor experiência.
Quando estiver próximo da Avenida Paulista em São Paulo, passe para visitar o escritório da agência e tomar um café! Será interessante você conhecer a ampla estrutura da agência dos seus amigos aqui, os Voupranos.
Endereço: Avenida Paulista, 1079 – São Paulo
O objetivo da agência Voupra é sempre criar um vínculo duradouro com os clientes, proporcionando experiências incríveis, para que essa relação de fato se torne especial por muitos anos.
Atualizada em: 02/01/2023