Planeje sua viagem para Barcelona, cidade conhecida por sua arte e arquitetura, na Espanha – Voupranos

Planeje sua viagem para Barcelona, cidade conhecida por sua arte e arquitetura, na Espanha

Adobe Stock: Barcelona skyline aerial view – Rabbit75_fot

A sensação que se tem ao chegar a Barcelona, principalmente no verão, é de sentir no ar um alegre e descompromissado clima. Afinal, a ensolarada metrópole espanhola situada na costa do Mar Mediterrâneo aparece como a antítese de algumas grandes cidades apáticas, sisudas e bem-comportadas do “Velho Mundo”. Por isso, vale a pena planejar com cuidado uma viagem para lá.

Barcelona é cosmopolita, colorida, agitada. Respira arte e cultura, graças aos muitos jovens que vivem por lá, com os quais turistas e imigrantes de diversas partes se misturam alegremente.

A impressão é de poder andar vestido da maneira que bem entender, sem receio de olhares de reprovação. Além de levas de visitantes, a cidade atrai muita gente em busca de diversão, amigos que viajam para curtir uma praia e se perder em festas, bares e baladas.

Quando ir

Por se tratar de uma cidade litorânea, Barcelona tem um astral especial em época de calor, de maio até outubro. Junho e julho são meses com pouca chuva. Em agosto, férias na Europa, a cidade é invadida por uma grande massa de turistas. O inverno não é rigoroso na capital catalã, sendo rara a ocorrência de neve.

Adobe Stock: Poble Espanyol – traditional architectures in Barcelona, Spain – Ekaterina Belova

Catalunha

Antes de ser uma cidade espanhola, Barcelona é, acima de tudo, uma metrópole catalã. A Catalunha é uma das regiões que mais se desenvolveram na Europa durante a Idade Média.

Com a união dos reinos de Aragão e Castela, em 1469, a área foi anexada à então nascente monarquia espanhola, passando a fazer parte da Espanha.

Dividida entre a Espanha e a França, a Catalunha teve a independência política tolhida pelas duas nações. Porém, nunca deixou de reivindicar a independência cultural. Prova disso é que, ao andar pelas cidades da região, é mais comum deparar com a bandeira catalã, com listras horizontais amarelas e vermelhas, do que com as bandeiras espanhola ou francesa.

A maior marca da identidade cultural catalã é a língua, que também tem raízes latinas, mas se aproxima mais do occitan e do provençal – línguas antigas faladas no sul da França – que do espanhol ou do francês. Nas escolas, as aulas são dadas em catalão, e a língua é usada de maneira corrente entre os nativos. É possível observá-la em placas de trânsito, nos nomes de ruas, nas redes de TV, rádios locais, em jornais e outras publicações.

O “nacionalismo” catalão se revela mais latente do lado espanhol, onde a Catalunha é atualmente reconhecida como uma comunidade autônoma. A conquista se deu em 1978, após o final da ditadura franquista, que repreendeu de maneira violenta os ideais de autonomia da região, chegando até mesmo a proibir o ensino do catalão nas escolas. Há na Catalunha muitos adeptos do separatismo, que sonham com a criação de uma nova nação independente da Espanha.

Adobe Stock: Costa Brava – Hansgeel

Adobe Stock: Sea landscape with Calella de Palafrugell, Catalonia, Spain near of Barcelona. Famous tourist destination in Costa Brava – Oleg_p_100

Transporte

Você perceberá que o transporte público é muito eficiente (um legado das Olimpíadas de 1992). No aeroporto de El Prat, que recebe voos diretos da Latam desde São Paulo, há três opções rápidas e baratas para chegar ao centro: metrô, trem e ônibus.

Esses últimos partem a cada 5 minutos e param na bela praça Catalunha. Apesar dessa facilidade inicial, você não precisará depois de nenhum meio de transporte, já que a melhor forma de conhecer a cidade é caminhando.

Adobe Stock: The Railways Stations in the suburbs of Barcelona. Spain. – BRIAN_KINNEY

Adobe Stock: Barcelona City tour bus, Barcelona Spain – EnginKorkmaz

Personalidades

Poucas cidades do mundo reúnem tantos atrativos arquitetônicos quanto Barcelona, na Espanha. E o expoente máximo é Antoni Gaudí (1852-1926), que dava contornos orgânicos às suas obras icônicas espalhadas pela capital catalã, como a Sagrada Família.

O modernismo catalão também teve sua expressão nas artes plásticas. Nascido em Málaga, foi nos circuitos boêmios de Madri e de Barcelona que Pablo Picasso entrou em contato com a arte moderna, antes de partir em definitivo para Paris, em 1904. A capital catalã lhe dedicou um museu no bairro de Santa Maria, com obras do início da carreira do pintor, instalado em um palácio do século 14.

Uma grande figura da arte moderna na Catalunha foi Joan Miró, nascido em Barcelona, em 1893. Ele se formou na cidade natal e se mudou para a capital francesa em 1919. Treze anos depois, retornou às origens, com toda a bagagem adquirida no contato com outros artistas de vanguarda. O Miró que voltou a Barcelona em 1932 já não era mais o mesmo. Seu estilo evoluiu de uma figuração estilizada a um quase abstracionismo, baseado nos elementos fundamentais da pintura: a cor e a linha.

Outra personalidade catalã que marcou a arte do século 20 foi o controverso Salvador Dalí, nascido em Figueres, cidade a 140 km de Barcelona, próxima à fronteira com a França. Figura polêmica e excêntrica, Dalí colecionou fãs e detratores ao desenvolver um estilo bastante peculiar de pintura surrealista, cujos símbolos mais lembrados são os relógios derretidos, as criaturas deformadas e os cenários de sonho.

Adobe Stock: Interior of the cathedral La Sagrada Familia, architect Antoni Gaudi, Barcelona, Catalonia, Spain – Florin

Adobe Stock: Landscape of Barcelona city from the roof top of hotal – Anekoho

Futebol

O futebol é uma febre em Barcelona, alimentada, em grande parte, pelo famoso time local, o Futbol Club Barcelona, conhecido popularmente como Barça. Os jogos rolam no Camp Nou, estádio com capacidade para cerca de

100 mil espectadores, por onde já desfilaram muitos craques. A arena está aberta a visitação e tem um ótimo museu dedicado à história do time.

Adobe Stock: Aerial view of empty iconic football stadium Capm Nou.Stadium of footbal club Barcelona. – Eldarnurkovic

Adobe Stock: Camp Nou stadium before the Spanish Cup match between FC Barcelona and Real Madrid – Zefart

Arredores de Barcelona

Separe um dia para conhecer o belíssimo mosteiro de Montserrat, que está a 45 minutos de trem de Barcelona. Localizado no alto de uma montanha, o templo, que guarda a imagem da Virgem de Montserrat, é acessado por um teleférico vertiginoso.

Lá de cima, nos dias mais claros, dá para observar Maiorca, uma das Ilhas Baleares (as outras são Menorca, Cabrera, Formentera e Ibiza, a famosa).

É do aeroporto de Barcelona, inclusive, que a maioria dos turistas segue para Ibiza a fim de curtir o agitado verão na ilha, onde ficam algumas das praias e baladas mais desejadas do mundo.

Adobe Stock: Cremallera train, Montserrat monastery on mountain in Barcelona, Catalonia.– Alzamu79

Adobe Stock: View of Cala d’Hort beach with sunbeds and umbrellas and beautiful azure blue sea water, Ibiza – Pkazmierczak

CONVITE ESPECIAL

A agência Voupra atende centenas de clientes por dia sempre com o compromisso de oferecer a melhor experiência.

Quando estiver próximo da Avenida Paulista em São Paulo, passe para visitar o escritório da agência e tomar um café! Será interessante você conhecer a ampla estrutura da agência dos seus amigos aqui, os Voupranos.

Endereço: Avenida Paulista,  1079 – São Paulo

O objetivo da agência Voupra é sempre criar um vínculo duradouro com os clientes, proporcionando experiências incríveis, para que essa relação de fato se torne especial por muitos anos.

VEJA TAMBÉM:

O Voupranos possui a missão de ajudar o viajante brasileiro na hora de planejar sua próxima viagem e se informar sobre tudo que acontece de mais importante para o turista do Brasil.

Todos os artigos, notícias e dicas de viagem do Voupranos são preparados por especialistas em turismo, jornalistas e conta com a curadoria da Editora Europa. A atualização é diária e o portal já conta com centenas de páginas com informações dos principais destinos procurados pelo público brasileiro.

O site de notícias Voupranos tem a proposta de ser um portal leve, divertido e empolgante, com a ambição de se transformar em um dos maiores portais do Brasil, com o desejo de mais que informar, levar a alegria e diversão para todo o seu público.

Além dos artigos que funcionam como guias rápidos de cada destino, o portal traz diariamente novas notícias do mundo do turismo. Tudo com foco no viajante, que deseja planejar excelentes férias com o melhor investimento. Visite o Voupranos sempre que desejar explorar um mundo de novidades em muitos destinos.

portal Voupranos é um investimento ambicioso da agência de viagens Voupra, conhecida pelas grandes novidades que implementou no segmento de turismo nos últimos anos, e pelo forte comprometimento com seus clientes, inclusive sendo uma das raras agências com o certificado RA1000 do Reclame Aqui.

Publicado em: 02/02/2023
Atualizada em: 02/02/2023
Quero contribuir com essa matéria dos Voupranos

Espanha