O que fazer em Sierra Nevada, a estação de esqui mais alta da Espanha
Como o próprio nome sugere, as montanhas mais altas da Espanha se erguem como sentinelas de neve eterna atrás da vibrante cidade de Granada, na Andaluzia, onde há muito o que fazer em qualquer época do ano.
São elas que guardam o maior parque nacional do país, lar de 2,1 mil espécies de plantas. A diversidade também prevalece na estação de esqui: seus 80 km de pistas incluem uma área exclusiva para snowboard, alguns roteiros de cross-country e descidas que começam quase no topo do Veleta – o segundo pico mais alto de Sierra Nevada.
Quem não esquia, por sua vez, pode passear de teleférico desde Pradollano até Borreguiles e depois patinar, andar em trenós puxados por cães ou caminhar com snowshoes. Opções não faltam.
Em compensação, há apenas 20 estabelecimentos de hospedagem no complexo, situado a 33 km de Granada. Por isso, nem pense em aparecer por lá no inverno sem ter reservado o hotel antes.
Esqui
Estância de esqui mais meridional da Europa, Sierra Nevada está localizada na Cordilheira Penibética. Seus picos são ideais para a prática de esportes de neve durante o inverno.
Com zona esquiável de 3.300 metros de altitude na parte mais alta a 2.100 metros na parte mais baixa, o resort de inverno mais alto da Espanha oferece pistas para todos os tipos de turistas, com locais indicados para iniciantes e experts.
Há até percursos que podem ser percorridos à noite. Ao todo, são 83 km de descidas abertas aos visitantes durante seis meses do ano, graças às modernas máquinas que fabricam neve e complementam a produção natural quando diminuem as nevascas.
A noite na vila de Pradallano, que consiste no centro da estação, é bastante agitada. O lugar concentra inúmeros restaurantes, bares, pubs e clubes noturnos, que costumam ficar cheios nas festas que avançam pela madrugada. Por isso mesmo, é natural que as pistas de Sierra Nevada estejam mais vazias no período da manhã – o mesmo ocorre no período do início da tarde, já que a siesta é um costume local.
Para quem não prática esqui, Pradallano oferece ainda excelentes oportunidades de caminhadas, além de passeios a cavalo ou de bicicleta. Quem também faz sucesso por lá são as vitrines do centrinho comercial, com grande oferta de roupas de inverno.
Parque Nacional da Sierra Nevada
O Parque Nacional da Sierra Nevada é outra atração da região. Lá, existem cumes que alcançam mais de 3.000 metros de altitude, caso da Mulhacén, a mais alta montanha da Espanha continental e da Península Ibérica (3.478 metros).
A região abriga cerca de 60 espécies de flores que só crescem ali e é lar de animais curiosos, como o cabrito montanhês e o gato selvagem. Considerado Reserva da Biosfera pela Unesco desde 1986, o local ocupa uma área de cerca 86.200 hectares.
Outras épocas do ano
Na primavera e no verão, a neve derrete e a paisagem se modifica, ganhando uma nova vida. As pistas brancas e lisas tornam-se verdes e frescas, com flores e outras plantas encantadoras, formando um cenário de folhas coloridas. Nesse período, vale a pena também visitar a serra espanhola, onde é possível praticar uma série de atividades de ecoturismo.
Granada
Para ir à Sierra Nevada, a melhor pedida é fixar base em Granada. A cidade é palco do fenomenal palácio e fortaleza de Alhambra, onde os tons ocre e branco das paredes em forma de arcos násrida (um estilo árabe sofisticado e trabalhado) refletem na piscina do pátio de Arrayanes.
Formada por anexos acrescentados ao longo do tempo – que incluem aprazíveis jardins, ótimas paradas para absorver o sossego do entorno –, Alhambra foi construída com materiais baratos, mas o trabalho ali foi intricado e o resultado, de um primor ímpar.
O palácio também pode ser visitado à noite, o que traz outra atmosfera ao passeio. Nesse caso, contudo, o visitante perderá os efeitos da luz solar criados pelo elaborado estuque (massa à base de gesso, água e cola) da Sala de los Abencerrajes, considerado um dos destaques do complexo.
Além de Alhambra, é no bairro de Albaicín que estão os maiores vestígios da influência moura. Outrora existiram ali 30 mesquitas. Hoje, no entanto, as ruelas sinuosas com muros brancos desembocam não mais em templos árabes, mas em pontes que atravessam o Rio Darrio.
Arredores de Granada
Sierra Nevada é um dos destinos mais emblemáticos nos arredores de Granada, mas a região conta com outros cenários que têm tudo para conquistar o visitante. Experimente subir até o mirante de San Nicolás para curtir uma vista espetacular: o recorte de Alhambra e, como moldura, os bosques que cercam a cidade e a própria Sierra Nevada, que pode brindá-lo com picos nevados.
É essa diversidade de cenários, a luz e as tradições essencialmente espanholas que fazem a Andaluzia tão preciosa. Para além das deslumbrantes urbes, as montanhas nevadas contrastam com o único deserto europeu, em Tabernas, equiparado à paisagem à la faroeste americano e até usado para filmagens do gênero.
A imensidão vazia, por sua vez, se contrapõe ao pantanal em Doñana e ao litoral exuberante, a Costa do Sol, que desponta em Gibraltar (atraente pelo cabo rochoso) e ganha glamour em Marbella, onde endinheirados se bronzeiam.
CONVITE ESPECIAL
A agência Voupra atende centenas de clientes por dia sempre com o compromisso de oferecer a melhor experiência.
Quando estiver próximo da Avenida Paulista em São Paulo, passe para visitar o escritório da agência e tomar um café! Será interessante você conhecer a ampla estrutura da agência dos seus amigos aqui, os Voupranos.
Endereço: Avenida Paulista, 1079 – São Paulo
O objetivo da agência Voupra é sempre criar um vínculo duradouro com os clientes, proporcionando experiências incríveis, para que essa relação de fato se torne especial por muitos anos.
Atualizada em: 02/01/2023