O que fazer em Sevilha, cidade espanhola famosa pelo flamenco
Sevilha, na Espanha, reúne muitas atrações. A cidade é uma síntese de Andaluzia, região no sul da Espanha onde há muito o que fazer. Ali, em dias de festa, mulheres colocam seus melhores trajes típicos, com estampa de bolas e babados, complementados com flores nos cabelos e imensos e coloridos brincos. É lindo de ver.
É claro que no corrido dia a dia esses folclóricos vestidos, assim como as coloridas e ornamentadas roupas usadas pelos toureiros, não desfilam pelas ruas. Ainda assim, nesse cantinho mágico da Espanha, que, por sete séculos, entre 711 e 1492, esteve sob domínio árabe, diversos adoráveis clichês espanhóis costumam dar o ar da graça. E um dos mais apaixonantes, e dramáticos, é o flamenco.
Em Sevilha, não faltam lugares para escutar e ver o autêntico ritmo ser executado. O bairro de Triana, às margens do Rio Guadalquivir e onde o flamenco teria nascido, concentra casas em que artistas interpretam canções cheias de dramas e agudos. Já nos inúmeros tablados de dança, dançarinos se exibem em pátios de casarões tipicamente andaluz, sempre para um número limitadíssimo de espectadores. É um espetáculo de arrepiar.
Giralda
Em Sevilha, o passeio pode começar por um de seus pontos altos, literalmente: a catedral, que abriga o monumental túmulo do navegador Cristóvão Colombo, e a altíssima torre que a acompanha, a Giralda, cujo topo é alcançado por rampas feitas para que, nos tempos medievais, os guardas subissem a torre a cavalo.
Além de descortinar um senhor panorama, a estrutura, com 104 metros de altura e tonalidade que muda de acordo com a luz, evidencia a influência árabe na região. A Giralda, antes de virar um anexo da catedral, era o rebuscado minarete de uma mesquita, erguida entre 1184 e 1198, no auge da dominação moura naquelas bandas.
Real Alcázar de Sevilha
Outra construção suntuosa que remonta ao tempo dos árabes é o Real Alcázar de Sevilha, erguido originalmente como um forte no século 10º. Ao longo do tempo, principalmente quando os reis católicos já haviam reconquistado o pedaço, o Alcázar, tombado como Patrimônio da Unesco, recebeu anexos e virou o grande e belíssimo Palácio de Dom Pedro, cercado por jardins e prédios que mesclam vários estilos.
Preste atenção nas diversas fontes e espelhos d’água espalhados pelo complexo, uma linda solução para aplacar o calor durante as altas temperaturas do verão andaluz.
Iguarias
Se as construções portentosas são uma especialidade de Sevilha, a boa culinária também é. O gazpacho (sopa fria de tomate e condimentos) é típico da região. Outra delícia recorrente nos cardápios é o salmorejo cordobés, versão do gazpacho que leva pão, presunto cru e ovos. Ainda são servidas fartas porções de frutos do mar e de peixe-espada frito.
Andar pelos mercados sevilhanos também é uma excelente ideia. Um dos mais disputados está na Calle Feria, no bairro de Macarena, que abriga os últimos vestígios da muralha que cercava o município.
É bom ir preparado para disputar uma mesa. Quando conseguir uma, relaxe e aposte na porção de frito (lulas, camarões e peixes). Para um drinque típico, peça o rebujito, mistura de vinho fino (feito ali, é branco e extremamente seco), soda limonada e hortelã.
Passeio de bike
Depois da comilança, nada de siesta (soneca pós-almoço). O dia será mais bem aproveitado se você alugar uma bicicleta e fazer um tour por pontos turísticos de Sevilha.
A ciclovia, com 120 km de extensão, é quase sempre ladeada por laranjeiras – quando há frutas, elas podem ser apanhadas, mas não são lá muito gostosas –, num caminho que passa por atrações como a Torre del Oro, mirante em estilo mourisco às margens do rio; a Plaza de Toros de la Maestranza, onde fica a arena de touradas; e o estádio do time de futebol que leva o nome da cidade.
Judería e El Arenal
Caminhando, dá para visitar os tradicionais bairros Judería e El Arenal, dominados por sobrados brancos com sacadas floridas e azulejos em estilo árabe. Se algum desses casarões estiver com a porta da frente aberta, entre como quem está ali procurando alguém para pedir alguma informação e dê uma espiada nos lindos pátios. Vale a pena.
Plazas
Na vizinhança, outros pit stops bacanas são a vistosa Plaza de España, onde se impõe uma longa e majestosa construção de tijolos e ladrilhos que relembram a arte sevilhana da azulejaria, e a Plaza de la Encarnación, tomada por uma estrutura de madeira enorme e muito diferente. É o Metropol Parasol, construção no meio de um dos centros de compras mais tradicionais da cidade.
Dono de um teto ondulado com aspecto de uma colmeia, o espaço abriga o mercado – que, até a inauguração do Metropol, em 2011, acontecia na praça –, um restaurante e uma casa de shows.
Independentemente de você já ter “escalado” a Giralda, a torre que acompanha a Catedral de Sevilha, vá ao segundo andar desse “waffle flutuante” e, ao caminhar pela passarela panorâmica, experimente novas vistas incríveis da marcante capital andaluza.
CONVITE ESPECIAL
A agência Voupra atende centenas de clientes por dia sempre com o compromisso de oferecer a melhor experiência.
Quando estiver próximo da Avenida Paulista em São Paulo, passe para visitar o escritório da agência e tomar um café! Será interessante você conhecer a ampla estrutura da agência dos seus amigos aqui, os Voupranos.
Endereço: Avenida Paulista, 1079 – São Paulo
O objetivo da agência Voupra é sempre criar um vínculo duradouro com os clientes, proporcionando experiências incríveis, para que essa relação de fato se torne especial por muitos anos.
Atualizada em: 02/01/2023