O que fazer em Madri, capital e maior cidade da Espanha – Voupranos

O que fazer em Madri, capital e maior cidade da Espanha

Adobe Stock: Madrid City, famous landmark collage – Stockbym

Quando se procura o que fazer em Madri, descobre-se que a cidade vive para o prazer. É alegre e boêmia. Uma das capitais mais animadas da Europa. Tem alma latina e um idioma que facilita as coisas, ao menos para os brasileiros que hablan portuñol muy bien.

É fácil se sentir em casa por lá ao caminhar pelas ruas do centro histórico, conhecer os museus e entornar algumas copas (taças) de vinho em acolhedoras tabernas.

Além de seus monumentos e atrações importantes, como a Plaza Mayor, o Palácio Real, a Puerta del Sol e um trio de museus de peso (do Prado, Reina Sofia e Thyssen Bornemisza), Madri cativa pelo alto-astral. É uma cidade que gosta da vida ao ar livre e que tem um talento especial para o lazer e a diversão.

Noite agitada

Quando anoitece (no verão é só lá pelas 22h), as ruas ficam tomadas de gente. E não se trata de madrilenhos indo embora para casa rapidinho, depois de um dia de trabalho, para jantar, colocar pijama, ver TV e dormir. Ninguém vai para casa tão cedo. Há uma tradição local que preza o happy hour com os amigos. Basta começar a anoitecer que os bares ficam cheios e alegres.

Para conhecer o coração da cidade, siga direto para a Plaza Mayor, uma das mais belas do mundo, inaugurada em 1619. É toda cercada de prédios do século 17, com pórticos de granito em suas quatro entradas principais. Bares e cafés colocam mesas ao ar livre que dão uma boa amostra da atmosfera descontraída da capital espanhola. A fama festeira da cidade começou nessa praça, que era palco de touradas e celebrações, como a da cerimônia de beatificação de San Isidro, padroeiro de Madri.

Nas proximidades da Plaza Mayor e da Plaza Sant’Anna, os bares se enfileiram em uma sequência impressionante que faz lembrar a Vila Madalena paulistana ou a Lapa carioca, só que multiplicada por dez.

Para entender esse espírito e também entrar no clima, basta seguir rumo a qualquer taberna da capital espanhola, que é o lugar no qual o madrilenho mais se sente em casa – tal como o carioca nos botecos da praia e o londrino nos pubs. São centenas de tabernas apenas no centro, todas com características similares: atmosfera acolhedora, boa comida e muita história.

Adobe Stock: Madrid, Spain. Circa Circa September 2022. Facade of a typical tapas bar in the historic quarter of the center of town. – Elroce

Adobe Stock: Plaza Mayor – Javier

Tapas

Pouca gente na capital espanhola sai para curtir a noite sem antes passar em duas ou três tabernas de tapas. O programa pode até virar o jantar, já que muitas oferecem o cardápio de tapas como refeição principal. Uma refeição no mínimo diferente e informal, que prolonga a conversa do jantar na mesma proporção que a quantidade de bebida ingerida.

Apesar do domínio das tapas, vale a pena não ficar apenas nelas e parar para almoçar ou jantar, porque há outros clássicos da culinária espanhola para serem degustados em Madri. É o caso do cochinillo assado, um tenro leitãozinho servido inteiro, com cabeça e tudo, especialidade do Botim (Calle de los Cuchilleros, 17), que se apresenta como o restaurante mais antigo do mundo, aberto desde 1725.

Adobe Stock: Botin, at Calle de los Cuchilleros, MADRID, SPAIN. – Dbrnjhrj

Adobe Stock: Spanish tapas of olives and jamon sandwich with a cocktail, bar in Madrid, Spain – SvetlanaSF

Cartões-postais

O consolo dessa comilança toda é que Madri parece ter sido feita para quem gosta de caminhar e, por consequência, perder as calorias acumuladas à mesa. A cidade é plana, e as principais atrações e monumentos ficam concentrados em uma única área. É perfeitamente possível ir caminhando de um lugar para o outro.

Da Plaza Mayor ao Palácio Real, e do Parque del Retiro aos museus do Paseo del Prado, passando pela Puerta de Alcalá e Plaza de Cibeles, tudo está a distâncias caminháveis. E, se o sapato apertar, basta fazer uma pausa em qualquer taberna. Sempre há uma perto servindo bons vinhos e petiscos para renovar as energias.

Adobe Stock: Crystal Palace – Frédéric Prochasson

Adobe Stock: Postbox at Gran Via, main street of Madrid, Spain. – Jorge Argazkiak

Museus

Na hora de listar o que fazer em Madri, é preciso considerar a visita a seus grandes museus: Prado, Reyna Sofia e Thyssen-Bornemisza, todos posicionados entre os melhores da Europa. Tente incluir um deles a cada dia de passeio. Os três ficam próximos um do outro, na Av. Paseo del Prado.

O Reina Sofia é dedicado à arte moderna, com obras de Salvador Dalí, Miró e Picasso. A grande estrela do museu é o Guernica, de Picasso, pintado em 1937, que retrata os horrores da Guerra Civil Espanhola. O Thyssen-Bornemisza, por sua vez, foi criado a partir da coleção privada da família que hoje dá nome ao museu. Atualmente administrado pelo governo espanhol, reúne obras-primas de Caravaggio, Marc Chagall, Monet, Canaletto e muitos outros.

Do outro lado da rua, o Museu do Prado reúne alguns dos principais nomes da arte espanhola com obras a partir do século 11. Lá está o clássico As Meninas, de Velázquez, e uma porção de obras de Goya, que vão das emblemáticas Dois de Maio e Três de Maio, que aludem à invasão de Napoleão Bonaparte em 1808, às Pinturas Negras. Outro mestre, El Greco, também está bem representado, assim como os grandes nomes da arte flamenga.

Adobe Stock: Entrance to the Prado Museum in Madrid, with the statue of Philip II in the foreground – josevgluis

Adobe Stock: Thyssen-Bornemisza National Museum in Madrid, Spain – Lindasky76

Outras atrações

No restante do roteiro, inclua uma passada pelas três grandes praças da cidade: a Plaza Mayor, a Plaza Puerta del Sol e a Plaza del Oriente, todas no centro e próximas umas das outras.

O tour por museus madrilenhos passa ainda pelo suntuoso Palácio Real, residência oficial da monarquia espanhola desde o século 18. Boa parte dos aposentos não é mais usada pela família real e está aberta à visitação pública. A Sala do Trono e a Sala de Gasparini são os pontos altos da visita.

Não deixe também de conhecer o Parque del Retiro, a maior área verde da cidade, onde está o Castelo de Cristal. Ir ao Rastro, na Calle Ribera de Curtidores, aos domingo, é outro tour popular. Lá ocorre a mais famosa feira ao ar livre da cidade, com muitas antiguidades, roupas usadas, frutas, verduras…

Separe algum tempo para explorar o Chueca, bairro moderninho de Madri, onde estão galerias de arte, lojas de grife e bares descolados. Também vale a pena assistir a um autêntico show de flamenco, curtir as tavernas, onde é possível experimentar tapas e tomar uma boa sangria, e, para os fãs de futebol, fazer o tour no Estádio Santiago Bernabeu, do Real Madrid.

Adobe Stock: Royal Palace in Madrid, Spain – Marchello74

Adobe Stock: Santiago bernabeu night – Alfonsodetomas

Adobe Stock: Madrid, Spain – February 05, 2022: Santiago Bernabeu stadium during renovation. Top view. – 9parusnikov

CONVITE ESPECIAL

A agência Voupra atende centenas de clientes por dia sempre com o compromisso de oferecer a melhor experiência.

Quando estiver próximo da Avenida Paulista em São Paulo, passe para visitar o escritório da agência e tomar um café! Será interessante você conhecer a ampla estrutura da agência dos seus amigos aqui, os Voupranos.

Endereço: Avenida Paulista,  1079 – São Paulo

O objetivo da agência Voupra é sempre criar um vínculo duradouro com os clientes, proporcionando experiências incríveis, para que essa relação de fato se torne especial por muitos anos.

VEJA TAMBÉM:

O Voupranos possui a missão de ajudar o viajante brasileiro na hora de planejar sua próxima viagem e se informar sobre tudo que acontece de mais importante para o turista do Brasil.

Todos os artigos, notícias e dicas de viagem do Voupranos são preparados por especialistas em turismo, jornalistas e conta com a curadoria da Editora Europa. A atualização é diária e o portal já conta com centenas de páginas com informações dos principais destinos procurados pelo público brasileiro.

O site de notícias Voupranos tem a proposta de ser um portal leve, divertido e empolgante, com a ambição de se transformar em um dos maiores portais do Brasil, com o desejo de mais que informar, levar a alegria e diversão para todo o seu público.

Além dos artigos que funcionam como guias rápidos de cada destino, o portal traz diariamente novas notícias do mundo do turismo. Tudo com foco no viajante, que deseja planejar excelentes férias com o melhor investimento. Visite o Voupranos sempre que desejar explorar um mundo de novidades em muitos destinos.

portal Voupranos é um investimento ambicioso da agência de viagens Voupra, conhecida pelas grandes novidades que implementou no segmento de turismo nos últimos anos, e pelo forte comprometimento com seus clientes, inclusive sendo uma das raras agências com o certificado RA1000 do Reclame Aqui.

Publicado em: 02/01/2023
Atualizada em: 02/01/2023
Quero contribuir com essa matéria dos Voupranos

Veja também:

Espanha