Encante-se com o incrível “Roteiro Dourado” do Japão – Voupranos

Encante-se com o incrível “Roteiro Dourado” do Japão

Conhecer a terra do sol nascente ficou ainda mais atraente, irresistível e prático. A JNTO – Organização Nacional de Turismo Japonês – preparou um roteiro básico para quem viaja à Terra do Sol Nascente pela primeira vez. Batizado de Roteiro Dourado, o circuito tem 15 dias de duração e passa por algumas das cidades mais emblemáticas do país: Tóquio, Yokohama, Hakone, Osaka, Quioto, Nara e Hiroshima.

Shutterstock, DRN Studio

O roteiro começa por Tóquio. São quatro dias na capital japonesa para visitar pontos turísticos como o templo Sensoji em Asakusa; ver a cidade do alto da Tokyo Skytree; andar pelo famoso cruzamento de Shibuya; conhecer os jardins do Palácio Imperial e o bairro geek Akihabara. Amantes da gastronomia japonesa não podem deixar de conhecer o mercado de Tsukiji. Em dezembro de 2022, Tóquio recebeu, pela sexta vez, o título de cidade com o maior número de estrelas do guia Michelin em todo o mundo, o que garante gastronomia de altíssimo padrão.

Na sequência, a cidade de Yokohama tem como principal atração a orla de Minato Mirai. Na mesma província de Kanagawa, está a cidade de Hakone, conhecida pelas águas termais e o vale vulcânico de Owakadani. Com fontes ativas de enxofre e termais, o local oferece interessantes alimentos cozidos nas águas vulcânicas. De Hakone, o trem-bala leva rapidinho para a cidade de Osaka. Neste trajeto, se o céu estiver claro, do lado direito do trem poderá avistar o Monte Fuji.

Em Osaka, vale conhecer Dotonbori, região de bons restaurantes e o Castelo de Osaka, que tem no seu interior um belo e moderno museu contando sua rica história e o Aquário Kaiyukan, onde vivem um tubarão-baleia e outras espécies do oceano Pacífico. Amantes de tecnologia, animes e mangás não podem deixar de visitar o Den Den Town. Nas ruas do bairro, há cafés especializados e amplo comércio de games a lojas dedicadas a objetos colecionáveis. Em Osaka também fica a Universal Studios Japan, um dos parques mais conhecidos do país.

Antiga capital do Japão

Já a cidade de Quioto, que foi a antiga capital do Japão, preserva muita história e é o lugar para conhecer o lado milenar do país. A visita pode começar pelo Templo Dourado (Kinkakuji) e seguir para o bosque de bambus em Arashiyama. Se for no outono, você poderá apreciar a linda vista da ponte Togetsukyo com a montanha de folhas coloridas ao fundo. A região de Gion, conhecida como bairro do entretenimento, tem seu charme de dia com as casas de chá e de noite com os izakayas, bares típicos japoneses. O santuário Fushimi Inari também é uma atração imperdível com seus corredores de portões vermelhos (torii). Embora Quioto seja famosa por seus templos e histórias, também possui locais para os amantes da cultura pop, como o Museu Internacional de Mangá de Quioto e o Museu Nacional de Arte Moderna de Quioto.

Em Nara, a visita é mais rápida e inclui apenas a principal atração da cidade: o Templo Todaiji, que abriga a maior estátua de bronze do Buda do mundo. O ponto final do roteiro é Hiroshima, que entrou para a História por conta da bomba atômica disparada pelo exército dos Estados Unidos durante a Segunda Guerra Mundial. O Parque da Paz guarda inúmeros memoriais sobre o episódio, além da icônica Cúpula da Bomba Atômica, única construção que permaneceu de pé. Visitantes devem também experimentar algumas guloseimas típicas da região, como o bolinho doce Momiji Manju, em forma de folha de bordo, e o Okonomiyaki no estilo de Hiroshima, que leva uma base de macarrão.

Atrações do Roteiro Dourado

– Tóquio (4 dias): Templo Sensoji (Asakusa), Tokyo Skytree, cruzamento de Shibuya, Takeshita Dori, Palácio Imperial, bairro Akihabara.

– Yokohama (1 dia): Minato Mirai (orla)

– Hakone (2 dias): Lago Ashi (vista para o Monte Fuji conforme condições climáticas), Owakudani (vale vulcânico), águas termais (onsen).

– Osaka (2 dias): Dotonbori (bairro de entretenimento), Castelo de Osaka, Aquário Kaiyukan.

– Quioto (3 dias): Templo Dourado (Kinkakuji), floresta de bambus em Arashiyama, Templo Kiyomizudera, Santuário Fushimi Inari Taisha, bairro Gion.

– Nara (1 dia): Templo Todaiji e Parque Nara (cervos).

– Hiroshima (2 dias): Parque da Paz e Cúpula da Bomba Atômica, Santuário Itsukushima.

Regras para entrada no Japão

Em outubro de 2022 o governo japonês retirou as restrições adotadas durante a pandemia da Covid-19. Não é mais necessário comprar pacotes ou contratar guias turísticos. Ainda assim, é importante que o viajante brasileiro observe os seguintes requisitos:

1 – Solicitar o visto no Consulado do Japão a partir de três meses antes da viagem. Por sua vez, quando emitido, o visto no passaporte permitirá a entrada no Japão no período de três meses após sua emissão.

2 – Apresentar certificado de vacinação com três doses de vacinas aceitas pela Organização Mundial de Saúde ou certificado de resultado negativo para teste de Covid-19 realizado 72 horas antes do embarque.

Publicado em: 25/01/2023
Atualizada em: 27/01/2023
Quero contribuir com essa matéria dos Voupranos

Veja também:

Voupra