Conheça os arredores de Veneza – Voupranos

Conheça os arredores de Veneza

Adobe Stock: Venice, view of grand canal and basilica of santa maria della sa – Luciano Mortula-LGM

Uma vez em Veneza, vale a pena explorar os arredores e descobrir as maravilhas do Vêneto, uma das regiões mais espetaculares da Itália. Ali estão cidades como Vicenza, Pádua, Treviso e Verona.

Vicenza

Viccenza reúne diversas atrações, como as pontes São Paulo e São Michel, cercadas por construções de pé desde o século XVI e com vista para o topo da Torre di Piazza, ainda mais antiga e que domina o cenário com seus 82 metros de altura. Dali, é comum ouvir o sino do Duomo (basílica) badalar, revelando a hora da ave-maria (18h).

Ali, na metade do século XVI, um simples pedreiro, de nome Andrea Palladio, conseguiu se destacar ao ficar responsável pela construção de uma série de palazzi e villas grandiosos para os muitos ricos que viviam na cidade, acabando por se transformar na maior referência da arquitetura de seu tempo.

Mesmo com essa credencial, Vicenza, que também exibe o mais antigo teatro fechado da Europa – o belo Teatro Olímpico, iniciado pelo mesmo Palladio em 1580 –, normalmente não é muito lembrada pelos brasileiros que viajam ao país da bota. Vale a pena, porém, incluí-la no roteiro.

Adobe Stock: Vicenza and the works of the architect Andrea Palladio – Giumas

Pádua

Com uma história que remonta a tempos longínquos (já existiam tribos estabelecidas na região antes mesmo da chegada dos romanos), Pádua, com pouco mais de 200 mil habitantes, é um lugar cheio de atrações que exploram o passado.

Um dos principais pontos turísticos fica ao norte do centro histórico, a cinco minutos de caminhada da estação ferroviária. Trata-se do conjunto de museus que ocupa construções religiosas do século XIV, anexo à Igreja dos Eremitani e ao lado da estupenda Cappella degli Scrovegni, o grande destaque desse complexo por ser a obra-prima de Giotto, que viveu entre 1266 e 1337 e foi o primeiro italiano a ser considerado um mestre das artes.

Em termos de igreja, porém, não tem para outra em Pádua. A mais famosa e certamente a mais visitada de todas é a Basílica de Santo Antônio, que homenageia o pregador português que se inspirou nas ações de São Francisco de Assis e acabou virando um santo com fama de casamenteiro.

Curiosamente, apesar de ter levado uma vida humilde, Santo Antônio ganhou uma basílica portentosa para abrigar seus restos mortais, datada do século XIII e com clara influência da arquitetura bizantina, já que exibe torres tipo minarete e uma série de domos.

Na praça da basílica, há uma estátua equestre do soldado Gattamelata, produzida por Donatello e tida como um dos grandes destaques da renascença italiana.

Por dentro, a igreja não é menos grandiosa, com várias imagens sacras esculpidas por Donatello e um altar-mor com lindos relevos sobre os milagres do santo, mais uma sala de relíquias, que incluem a língua e a arcada dentária que teriam sido dele.

Mas o que os fiéis mais querem é tocar e orar junto ao túmulo do santo, perto do qual ficam fotos e cartas de pedido e de agradecimento por graças alcançadas, e receber a bênção de um padre, oferecida ao longo do dia em um altar lateral.

Cumpra a missão de visitar o Duomo de Pádua e seu Batistério. O Duomo, se comparado à Basílica de Santo Antônio, é simples, mas com seus domos dotados de janelas, vitrais transparentes, mármores claros e uma pintura branca, aparenta uma incrível luminosidade e leveza.

Já o Batistério, das paredes ao topo do domo, é inteiramente ornamentado com fantásticos afrescos de Giusto de’ Menabuoi, que, com cenas do Antigo e Novo Testamentos, resistem desde 1375.

Adobe Stock: Kanal am Prato della Valle Platz bei Sonnenuntergang in Padova, Italien – Moofushi

Treviso

Treviso é uma pequena cidade (tem pouco mais de 80 mil habitantes) cujo centro histórico, não bastasse ter longos trechos de muralhas, é cortado por canais e pontes, o que lhe rende comparações, em menor escala, obviamente, com a vizinha Veneza.

O coração da cidade é a Piazza dei Ali, onde está o Palazzo dei Trecento, um palácio de estilo românico originário do século XIII, e a Torre Cívica que se ergue sobre o Palazzo della Preffetura.

Adobe Stock: Widok na miasto Treviso,Włochy. – Patryk Michalski

Verona

Verona é uma das cidades mais bonitas nos arredores de Veneza. Quase todo mundo que vai à região começa o passeio pela Arena, na Piazza Brà. Trata-se do “Coliseu” local – em tamanho, ele só perde para o “colega” romano e para o anfiteatro de Santa Maria Capua Vetere, na região de Nápoles –, que, finalizado em 30 d.C., era o palco para os então adorados combates entre gladiadores.

Com o passar do tempo, a vocação da preservada Arena foi mudando, tendo recebido execuções, touradas e, desde 1913, grazie a dio, sempre entre junho e agosto, um famoso Festival de Ópera, que teve apresentações de Carmen, Aida, Turandot, O Barbeiro de Sevilha e Tosca, além da participação de tenores como Plácido Domingo.

Dali, o destino pode ser a Casa de Julieta, no número 27 da Via Cappello. Ok, todo mundo sabe que a história de Shakespeare é ficcional, mas, em Verona, palco da trama, alguns espaços foram criados para dar um ar de realidade à tragédia, a exemplo dessa casa em cuja sacada Romeu teria subido escondido para se encontrar com a amada.

A visita ao interior da construção, onde já foram gravados filmes como Romeu e Julieta (1968), de Franco Zefirelli, e Cartas para Julieta (2010), de Gary Winick, é divertida para entrar no “folclore” que cerca o tour.

Reza a lenda que se deve tocar o seio direito da estátua de bronze de Julieta que fica na frente da casa (o qual está um tanto “descascado”, de tanto ser apalpado), para ter boa sorte na procura. Quem já encontrou um par pode tentar deixar uma declaração de amor escrita em uma parede do complexo – as mensagens em papeizinhos grudados à parede com chiclete foram proibidas há alguns anos.

Depois do entra e sai de tantas igrejas e construções, nada melhor do simplesmente flanar pelas piazze delle Erbe e dei Signori.

Adobe Stock: Bridge Ponte Pietra in Verona on Adige river – Yasonya

Adobe Stock: Panoramic view to Bridge Ponte Pietra in Verona on Adige river. – Yasonya

Adobe Stock:Verona Arena aerial panoramic view – Saiko3p

CONVITE ESPECIAL

A agência Voupra atende centenas de clientes por dia sempre com o compromisso de oferecer a melhor experiência.

Quando estiver próximo da Avenida Paulista em São Paulo, passe para visitar o escritório da agência e tomar um café! Será interessante você conhecer a ampla estrutura da agência dos seus amigos aqui, os Voupranos.

Endereço: Avenida Paulista,  1079 – São Paulo

O objetivo da agência Voupra é sempre criar um vínculo duradouro com os clientes, proporcionando experiências incríveis, para que essa relação de fato se torne especial por muitos anos.

VEJA TAMBÉM:

O Voupranos possui a missão de ajudar o viajante brasileiro na hora de planejar sua próxima viagem e se informar sobre tudo que acontece de mais importante para o turista do Brasil.

Todos os artigos, notícias e dicas de viagem do Voupranos são preparados por especialistas em turismo, jornalistas e conta com a curadoria da Editora Europa. A atualização é diária e o portal já conta com centenas de páginas com informações dos principais destinos procurados pelo público brasileiro.

O site de notícias Voupranos tem a proposta de ser um portal leve, divertido e empolgante, com a ambição de se transformar em um dos maiores portais do Brasil, com o desejo de mais que informar, levar a alegria e diversão para todo o seu público.

Além dos artigos que funcionam como guias rápidos de cada destino, o portal traz diariamente novas notícias do mundo do turismo. Tudo com foco no viajante, que deseja planejar excelentes férias com o melhor investimento. Visite o Voupranos sempre que desejar explorar um mundo de novidades em muitos destinos.

portal Voupranos é um investimento ambicioso da agência de viagens Voupra, conhecida pelas grandes novidades que implementou no segmento de turismo nos últimos anos, e pelo forte comprometimento com seus clientes, inclusive sendo uma das raras agências com o certificado RA1000 do Reclame Aqui.

Publicado em: 28/12/2022
Atualizada em: 28/12/2022
Quero contribuir com essa matéria dos Voupranos

Veja também:

Itália

O que fazer em Nápoles Itália

O que fazer em Nápoles

  • A graça da cidade está em seu verdadeiro clima à moda italiana
  • Há sempre muito o que fazer em Nápoles