Conheça atrações diferentes na Colômbia – Voupranos

Conheça atrações diferentes na Colômbia

Adobe Stock: View of Journalist’s Park with Monserrate and the candelaria district of Bogota, Colombia. – DanaanBogotá, Cartagena e San Andrés são os destinos preferidos dos brasileiros na Colômbia, mas os que curtem o gostinho de desbravar outras atrações encontram muito o que fazer por lá.

É o caso da famosa cidade de Medellín e da região do Triângulo do Café. Outro destino que tem tudo para agradar ao viajante de estilo explorador é La Guajira, estado desértico que fica em plena costa do Mar do Caribe, a 1h30 de voo de Bogotá. Confira.

Medellín

As histórias de Medellín, no noroeste colombiano, lembram muito os clássicos folhetins de capítulos trágicos e final sempre feliz. Foi assim com o cartel de Pablo Escobar, que a tornou capital do narcotráfico e da violência nas décadas de 1970 e 1980.

Nos anos seguintes, o combate à bandidagem deu tão certo que Medellín prosperou a ponto de contribuir para o título colombiano de povo mais feliz do mundo e de ser eleita o município mais inovador do planeta em 2013. No fim de 2016, a queda do avião que transportava o time da Chapecoense também revelou um povo extremamente amável e solidário.

Embora Medellín tenha virado a página com maestria, a cidade não tenta esconder seu passado conturbado. Muito pelo contrário: várias atrações turísticas exploram os tempos sombrios, como as obras de Fernando Botero alusivas à derrocada do tráfico no Museu de Antioquia e o tour que refaz os passos de Escobar pela cidade.

Mas também vale celebrar a vida nos bistrôs do bairro El Poblado, andar no teleférico que interliga Santo Domingo ao metrô, caminhar pelo Jardim Botânico e, “para não dizer que não falei das flores”, participar da tradicionalíssima Feira das Flores, no início de agosto. Nela você encontra orquídeas, antúrios, bromélias, cactos e as famosas rosas colombianas.

Adobe Stock: Panorama der Cartagena Altstadt in Kolumbien bei strahlend blauem Himmel – Marksn.media

Adobe Stock: Medellín, Antioquia / Colombia. February 25, 2019. The Medellín metro is a massive rapid transit system that serves the city – Alexander

Adobe Stock: Museum of Antioquia located in the center of Medellín that houses collections with international relevance. – Luis Echeverri Urrea

Triângulo do Café

O familiar aroma de café poderia fazer o turista brasileiro achar que está em algum circuito do Vale do Paraíba não fosse o contraste da paisagem vista da janela da fazenda. No chamado Triângulo do Café – compreendido entre os estados de Caldas, Quindío e Risaralda –, os picos nevados da Cordilheira dos Andes disputam as atenções com as águas do Rio Cauca.

É nesse cenário, na região central do país, que está o destino rural mais especial da Colômbia.

A acolhida aos visitantes ocorre nas antigas fazendas cafeeiras, que foram transformadas em hotéis de luxo. E a variação de altitudes – de 900 a 2.150 metros – ainda permite que o turista opte pela temperatura que mais lhe convenha.

Para quem gosta de frio, a cidade de Manizales é a mais indicada. Os municípios de Pereira e Armênia, por sua vez, apresentam temperaturas mais amenas. Já nas margens do Rio Cauca, o calor comanda o nível dos termômetros.

Além de mostrar todas as etapas do processo de produção aos visitantes, as tradicionais fazendas cafeeiras oferecem parques temáticos, campos de golfe, esportes radicais em meio à natureza e suítes luxuosas, com vista para as colinas cobertas por plantações de café.

Adobe Stock: Panorama in the coffee triangle region of Colombia – Rafcha

La Guajira

Na península La Guajira está o ponto mais setentrional da América do Sul, o lance é visitar e conviver com as tribos indígenas wayüu, já que metade da população do estado pertence à etnia. Fora isso, sobra tempo para contemplar o céu estrelado que só o deserto tem e subir e descer montes arenosos apenas para descobrir uma nova vista inesquecível do pôr do sol.

A capital, onde o avião aterrissa, é Riohacha, com 168 mil habitantes e a cidade de maior infraestrutura da região.

Ela está na beira de uma senhora praia, de mar verdinho, cujo calçadão é dominado por vendedores de autênticas bolsas wayüu, feitas pelos indígenas da tribo. Mas, como aventureiro de verdade não quer saber de cidade “grande”, Riohacha é apenas uma base para desbravar o estado.

Um dos pontos mais bacanas das redondezas é a Lagoa Navio Quebrado, um santuário de pássaros. Acorde antes do dia raiar para, ao nascer do sol, ser guiado em uma canoa por um dos índios que moram no entorno das águas.

Colibris, periquitos, garças, pelicanos e outras aves aparecem pelo caminho, mas os habitantes mais ilustres do pedaço são os flamingos. Prepare-se para chegar perto de cerca de 400 deles, completamente livres, que enfeitam a lagoa de rosa e presenteiam os madrugadores com uma bela revoada em bando.

É um passeio bate e volta desde Riohacha, assim como outro que também é bem popular na região: a visita a uma rancheria (comunidade) wayüu.

Depois de ter o rosto pintado e ser recebido com um destilado de milho e muita música, deite em uma rede para escutar uma das índias explicar o modo de vida e as leis da tribo. Você também terá a chance de participar de danças, vestir-se como eles e experimentar comidas típicas, como a carne de chivo (bode) e o feijão guajiro.

Outro tour que todo mundo adora fazer é o que leva até o mirante Pilón de Azúcar, em Cabo de La Vela, a cerca de três horas de Riohacha. É um trajeto pelo deserto, o que quer dizer que só é possível viajar com um motorista nativo.

A vastidão ao longo da qual se esparramam cactos e outras plantas de clima árido é emoldurada pelo mar esmeralda do Caribe, que banha praias completamente virgens, onde só há um ou outro praticante de kitesurfe e singelas moradias indígenas.

Adobe Stock: Kogi Village in Colombia’s La Guajira Department – Michael Evans

Adobe Stock: Lago y Montañas de Guatape Colombia – Ezequiel

CONVITE ESPECIAL

A agência Voupra atende centenas de clientes por dia sempre com o compromisso de oferecer a melhor experiência.

Quando estiver próximo da Avenida Paulista em São Paulo, passe para visitar o escritório da agência e tomar um café! Será interessante você conhecer a ampla estrutura da agência dos seus amigos aqui, os Voupranos.

Endereço: Avenida Paulista,  1079 – São Paulo

O objetivo da agência Voupra é sempre criar um vínculo duradouro com os clientes, proporcionando experiências incríveis, para que essa relação de fato se torne especial por muitos anos.

VEJA TAMBÉM:

O Voupranos possui a missão de ajudar o viajante brasileiro na hora de planejar sua próxima viagem e se informar sobre tudo que acontece de mais importante para o turista do Brasil.

Todos os artigos, notícias e dicas de viagem do Voupranos são preparados por especialistas em turismo, jornalistas e conta com a curadoria da Editora Europa. A atualização é diária e o portal já conta com centenas de páginas com informações dos principais destinos procurados pelo público brasileiro.

O site de notícias Voupranos tem a proposta de ser um portal leve, divertido e empolgante, com a ambição de se transformar em um dos maiores portais do Brasil, com o desejo de mais que informar, levar a alegria e diversão para todo o seu público.

Além dos artigos que funcionam como guias rápidos de cada destino, o portal traz diariamente novas notícias do mundo do turismo. Tudo com foco no viajante, que deseja planejar excelentes férias com o melhor investimento. Visite o Voupranos sempre que desejar explorar um mundo de novidades em muitos destinos.

portal Voupranos é um investimento ambicioso da agência de viagens Voupra, conhecida pelas grandes novidades que implementou no segmento de turismo nos últimos anos, e pelo forte comprometimento com seus clientes, inclusive sendo uma das raras agências com o certificado RA1000 do Reclame Aqui.

Publicado em: 05/01/2023
Atualizada em: 05/01/2023
Quero contribuir com essa matéria dos Voupranos

Colômbia