Conheça as rotas sagradas da fé católica na Turquia – Voupranos

Conheça as rotas sagradas da fé católica na Turquia

A Turquia é um país de maioria muçulmana, mas o país guarda diversos locais históricos marcantes para os cristãos na região do Mar Egeu, onde encontra-se uma das paradas mais buscadas pelos peregrinos: a Casa da Virgem Maria, local onde a mãe de Jesus morou. O roteiro religioso no destino ainda conta com a Basílica de São João, a Caverna dos Sete Adormecidos, as Sete Igrejas do Apocalipse, entre outros lugares.

Divulgação – İzmir Efes Meryem Ana Evi

A Casa da Virgem Maria fica na cidade costeira de Éfeso, a 540 km de Istambul, para onde a mãe de Jesus foi levada pelo apóstolo João após a crucificação. Por estar sob domínio do Império Romano, o local escolhido para o refúgio da mãe de Cristo foi uma casa isolada em uma floresta na encosta da montanha Bülbül, onde ela teria vivido até sua morte aos 101 anos. Em 1825, padres lazaristas determinaram a localização da casa que passou a ser rota de peregrinos. Em 1951, o Papa Pio XII concedeu à Casa da Virgem Maria o status de Lugar Santo e ponto de peregrinação católica, que recebe maior quantidade de visitantes no dia 15 de agosto, data que marca a ascensão da Virgem Maria ao céu. Os Papas Paulo VI e João Paulo II estão entre os líderes religiosos que já estiveram em Éfeso para visitar a casa e prestar homenagens à Virgem Maria.

A Casa fica no distrito de Selçuk, em Izmir e foi convertida em uma igreja que guarda uma estátua e uma representação de Maria retratada pelo pintor Ratislas Loukine. A Casa pode ser visitada juntamente com a Fonte Sagrada, cuja água teria poderes curativos, e a histórica Parede dos Pedidos, onde os peregrinos colocam papéis com pedidos e orações.

Divulgação – İzmir Efes Meryem Ana Evi

Caverna dos Sete Adormecidos

Na região de Éfeso também está a Caverna dos Sete Adormecidos, onde sete jovens cristãos se recusavam a realizar rituais pagãos e a oferecer sacrifícios ao templo. Enfrentando ameaças de morte, os sete rapazes se refugiaram na caverna perto de Éfeso e, por ordem do imperador romano, uma parede foi construída na entrada da caverna impedindo, assim, que os sete amigos escapassem e fazendo com que eles caíssem em sono profundo.

Conta-se que, após a morte dos sete jovens, houve um grande funeral e uma igreja foi erguida sobre a caverna onde foram enterrados. Durante as escavações na Caverna dos Sete Adormecidos, uma igreja foi descoberta, junto com numerosas tumbas e inscrições sobre os jovens.

Outros pontos de peregrinação de cristãos na Turquia incluem a Igreja Hatay St. Pierre, considerada a primeira catedral do mundo; a Igreja de São Nicolau, na cidade de Demre, onde São Nicolau (hoje mais conhecido como Papai Noel), serviu como bispo. A região da Capadócia serviu de refúgio para os cristãos perseguidos pelo Império Romano. Os cristãos construíram cerca de 30 cidades subterrâneas esculpidas nas rochas. Muitas delas podem ser visitadas.

Publicado em: 23/01/2023
Atualizada em: 27/01/2023
Quero contribuir com essa matéria dos Voupranos

Voupra