Como é ir de Nova York a Boston de Trem – Voupranos

Como é ir de Nova York a Boston de Trem

Adobe Stock: Grand Central Station, Nova Iorque – Jovannig

Viajar de trem nos Estados Unidos é tão prático e fácil quanto na Europa. O país oferece uma extensa rede ferroviária, trens de alta velocidade, estações bem localizadas e bom serviço de bordo, até com opção de all inclusive, no qual o viajante tem refeições e bebidas à vontade durante todo o trajeto. Mas poucos brasileiros se dão conta disso e perdem a oportunidade de viajar pelo país de uma maneira bastante charmosa e confortável. E o que melhor: pagando um preço bastante razoável pelas passagens (muitas vezes até um quarto do valor de um bilhete aéreo).

Chama a atenção a eficácia, por exemplo, do trajeto realizado entre Boston e Nova York, a bordo dos comboios da companhia Amtrak (National Railroad Passenger Corporation). Os 350 km de distância entre as duas cidades são percorridos de forma tranquila e agradável, em cerca de 3h40. O mesmo trecho de avião dura 1h15, mas é preciso levar em conta os traslados de táxi até um aeroporto distante do centro, o tempo de check in, a espera do embarque e a recuperação de bagagem na chegada. No final das contas, é praticamente o mesmo tempo do trem, mas o valor do voo é mais alto.

Ir de carro é outra opção, só que muito mais cansativa por conta das horas na direção – e ainda tem os gastos extras com combustível e estacionamento em Nova York, sem contar o trânsito. Também fica mais caro.

Adobe Stock: Trem Boston Metro, MA – Wangkun Jia

Como se planejar

Para planejar qualquer viagem de trem pelo país, o ideal é usar o site da Amtrak. A empresa é responsável por operar o transporte de passageiros por trem em todos os estados americanos. Depois de indicar origem e destino, selecionar datas e número de viajantes, o site irá mostrar várias opções de configurações e preços. A lógica do preço é simples: horários mais disputados são mais caros. Portanto, se você tem flexibilidade, pode economizar bastante.

Outra vantagem interessante do trem é a possibilidade de upgrade por uma pequena diferença de valor. Enquanto em um voo a troca da classe econômica pela executiva significa quadruplicar muitas vezes o valor da passagem, numa viagem sob trilhos, o upgrade para a primeira classe, por exemplo, não chega a aumentar nem 15% dependendo do trecho. Para completar, as poltronas no trem, seja na econômica ou na primeira classe, são notoriamente mais espaçosas e confortáveis do que em qualquer assento de avião.

De Nova York a Boston

Para viagens em grupo, o trecho Boston-Nova York é ainda mais vantajoso. O motivo é simples, quanto mais gente, mais caro é o táxi do aeroporto para hotel e vice-versa. Mesmo com Uber pode ser difícil encontrar carros para levar cinco ou seis pessoas com toda a bagagem. E, se você escolher ficar em Manhattan, o custo do transporte pode ficar bem caro pelo trânsito e distância do aeroporto.Por isso, cheguei e partir de metrô das estações Back Bay em Boston, e na famosa Penn Station, em Nova York.

A partir daí, vale dizer que entrar no trem é tão simples quanto na Europa: basta chegar à plataforma e embarcar, sem fila nem check in. As linhas são pontuais e, por segurança, vale a pena chegar com 15 minutos de antecedência para encontrar a plataforma e se posicionar no lugar certo para o embarque. Não mais que isso. É importante lembrar que cada um deve carregar a própria bagagem durante o embarque e desembarque. Portanto, usar malas menores e mais fáceis de manusear é uma opção inteligente. Aqui, talvez, esteja a principal diferença entre os trens europeus e os dos EUA.

Notoriamente, na Europa eles são melhor preparados para atender a turistas e oferecem mais espaço no compartimento de bagagem. Já nos trens da Amtrak fica clara a prioridade para viagens de negócios ou mais rápidas. Basicamente não há muito espaço para malas maiores e o normal é que elas sejam colocadas nos bagageiros acima de cada assento. Outra diferença é a reserva de assento. No Velho Continente, o processo é usual. Nos EUA, entretanto, não se trata de uma prática comum.

No trecho Boston-Nova York, por exemplo, a opção não é oferecida em nenhuma categoria. Isso pode ser um problema para quem viaja em família ou em grupo e deseja acomodar todos próximos. A dica é optar pelos horários com tarifas menores (e menos concorridas), com mais chances de encontrar trens mais vazios. No mais, a experiência de viagem dentro do trem é de muita tranquilidade.

Não há aquela disputa silenciosa pelo assento do braço ou nenhum tipo de desconforto ao corpo. A possibilidade de poder se levantar e andar sem sofrimento é um enorme alívio. Você não sai de uma viagem de trem com aquela sensação de que morou em uma latinha de atum e voltou à vida. Tudo bem que você terá de carregar as próprias malas por algum momento, mas o esforço compensa mesmo assim.

Adobe Stock: A estátua da liberdade – Spyarm

Adobe Stock: Cidade de Nova Iorque – Juli M.

De Boston a Nova York

A rota Boston-Nova York é coberta pelos comboios da Acela Express, “marca” da Amtrak para os trens de alta velocidade que atendem ao nordeste dos EUA. Para o trecho existiam opções em outros tipos de trens mais lentos, como o Northeast Regional. As máquinas da Acela, porém, viajam a 240 km/h. São comparáveis em conforto aos TGVs franceses, que chegam a mais de 300 km/h.

O Acela Express tem wi-fi de cortesia e tomadas para recarregar baterias. Também conta com vagões-restaurante e vagões de silêncio total. Quem opta por viajar na primeira classe ainda recebe serviço de bordo com refeição e bebidas inclusas. Por isso, se o roteiro for realizado em horário do almoço ou jantar, vale a pena optar pela classe superior. Ao entrar no trem, um responsável pelo vagão pede para olhar seu bilhete, e, durante a viagem, um fiscal ainda faz uma conferência para checar o tíquete. De resto, não há qualquer burocracia e sobra tempo para apreciar a
passagem.

Adobe Stock: Boston, Massachusetts -SeanPavonePhoto

Adobe Stock: Horizonte de Boston ao anoitecer, Massachusetts – Jovannig

Publicado em: 03/09/2024
Atualizada em: 03/09/2024
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