Com praias dos sonhos, Cuba vai muito além de Havana – Voupranos

Com praias dos sonhos, Cuba vai muito além de Havana

Adobe Stock: Praia tropical na ilha do Caribe – Aleksandar Todorovic

A meros 20 minutos de Havana, em Cuba, estão praias com tonalidades que só o Caribe oferece – a capital até fica à beira-mar, mas não tem faixas de areia atraentes. Ao explorar mais a fundo o arquipélago cubano, é possível chegar a ilhas como Cayo Largo, com praias completamente desertas, banhadas por um mar de azul ainda mais intenso e água completamente transparente.

Colocando o luxo de lado, elas não perdem em nada para a Polinésia ou as Ilhas Seychelles. Cayo Largo, por sinal, é ainda mais interessante que a badalada Varadero e seus resorts de luxo, embora ela também valha a visita.

Adobe Stock: Havana – Genadijs

Praias próximas de Havana

Já que Havana não dá praia, as mais próximas de lá são as Playas del Este, a 18 km, formadas por cinco faixas de areia: Tarará, El Mégano, Santa María del Mar, Boca Ciega e Guanabo, que, apesar de cheias, são lindas, com um mar de cor hipnotizante. A área é alcançada com a linha T3 do Habana Bus Tour, que só não leva a Guanabo.

Adobe Stock: Guanabo – The Mambí

Adobe Stock: Cayo Jutías Beach – Dave

Cayo Largo

Nenhuma dessas faixas de areia, porém, chega aos pés das praias da ilha de Cayo Largo, “o” litoral para curtir no país. Vazia e sem nenhum prédio, a ilha é uma maravilha, abençoada com um mar turquesa da cor de um céu em seu dia mais azul, areia branca e fina e a companhia apenas de estrelas-do-mar, pássaros, golfinhos e tartarugas. A trilha sonora fica a cargo do vento e das marolas do mar, pois não há sinal de crianças ou vendedores.

Cayo Largo não seria assim tão bonita e reservada se fosse fácil chegar até lá. Por isso, vença qualquer pontinha de medo de avião. O voo, da Aerogaviota, dura uma hora desde Havana e é a bordo de um Antonov, avião militar russo da década de 1980.

A ilha tem cerca de dez hotéis, todos eles all-inclusive e de frente para a Playa Lindamar. A localização é ótima, mas as outras faixas de areia do pedaço, Sirena e Paraiso, uma ao lado da outra, são ainda melhores. Chega-se até elas de ônibus, van ou com um trenzinho que passa nos hotéis, quando finalmente se vai experimentar a sensação de estar em uma praia realmente isolada.

Sinta a areia fina, o barulho do vento mesclado ao piar dos pássaros, a água na temperatura ideal e, principalmente, o tom de azul que pareceria possível somente no Photoshop. Apenas um ou outro turista cruzará seu caminho, avisando que um pouco mais adiante há belas estrelas-do-mar, tartarugas ou arraias. As atividades por lá são escassas, mas é justamente nesse clima de paraíso intocado que reside a graça da ilha.

Na Playa Sirena, espreguiçadeiras, chuveiros e um bar deixam-na com um mínimo de estrutura. Na Paraiso, alcançada por uma trilha à beira-mar desde a Sirena ou por vans, há ainda menos gente.

Ali, como em toda a vizinhança, os passeios sempre serão em sintonia com a natureza e a vida marinha. Na Playa de los Cocos, pode-se praticar snorkelling. Em Tortuga e Cayo Iguana, o destaque é ver, respectivamente, a desova de tartarugas-marinhas e a movimentação das iguanas. E o nado com golfinhos é o grande chamariz da ilha, onde também acontecem tours de quadriciclo, pedaladas e cavalgadas.

Em toda Cayo Largo, há apenas um centrinho com quatro quiosques, responsáveis por vender suvenires e abrigar uma baladinha, um bar e um mercado. É o máximo de estrutura, e é suficiente. Mesmo porque nesse pedaço do Caribe você perceberá que as preocupações mundanas e o consumismo não fazem falta alguma. Pelo menos enquanto estiver visitando Cuba.

Adobe Stock: Praia de Cayo Largo, Cuba – Travnikovstudio

Adobe Stock: Cayo Largo, Cuba – Kite_rin

Varadero

A cidade de Cuba mais visitada depois de Havana é voltada para quem quer esquecer-se da vida em um resort. Cheia de hotéis à beira-mar, a península é rodeada por mar azul e areia branca, símbolos do Caribe. Mas tenha em mente que se você procura exclusividade e a magia da cultura cubana, esse não é o lugar ideal.

Adobe Stock: Praia Varadero – Bengt

Cayo Coco

Dona de belas paisagens, esta ilha ao norte fica ligada à ilha principal de Cuba, onde ficam Havana e Varadero, por uma estrada de 27 km que passa sobre a Bahía de Perros. De Cayo Coco também há estradas para as vizinhas Cayo Guillermo e Cayo Romano, todas de areias brancas e água azul cristalina. De Havana, são cerca de 500 km de carro (aproximadamente oito horas de viagem), enquanto de avião são 40 minutos de voo.

Adobe Stock: Praia Cayo Coco, Cuba – Kako

Interior de Cuba

Além das praias e de Havana, Cuba conta com cidades coloniais e de campo que valem a visita. Confira as que não podem ficar de fora do seu roteiro.

Adobe Stock: Cienfuegos – Michael Barkmann

Adobe Stock: Camagüey – Christian Schmidt

Pinar del Rio

É a área agrícola de Cuba, com imensos campos onde é plantado o fumo dos melhores charutos do mundo. Os passeios clássicos são ver a produção manual na Fábrica de Tabacos Francisco Donatien e visitar o Parque Nacional Viñales, declarado Patrimônio Mundial da Humanidade. Saindo de Havana, há várias excursões de um dia para lá.

Adobe Stock: Vale de Viñales. Vista típica do Valle de Vinales – Curioso.Photography

Adobe Stock: Pinar del Rio – VisualEyze

Trinidad

Esta cidade colonial apresenta mansões bem preservadas do início do século 19. Declarada Patrimônio da Humanidade pela Unesco, tem como atrativos a bela Plaza Mayor, o Museu Municipal de História e a Iglesia de la Santíssima Trinidad.

Adobe Stock: Trinidad, Cuba – Ingo Bartussek

Adobe Stock: Igreja da Santíssima Trindade, Trinidad – Maurizio De Mattei

Santa Clara

Famosa por ter sido libertada por Che Guevara da ditadura de Fulgêncio Batista, esta cidade tem uma noite agitada e genuína. Visitá-la significa ver uma nova e pulsante cena cultural, com música heavy metal, shows de drag queens, dança e teatro.

Adobe Stock: Santa Clara, Cuba – Maartenhoek

Adobe Stock: Santa Clara, Cuba – Marina Marr

Publicado em: 11/05/2023
Atualizada em: 11/05/2023
Quero contribuir com essa matéria dos Voupranos

Caribe