Com praias dos sonhos, Cuba vai muito além de Havana
A meros 20 minutos de Havana, em Cuba, estão praias com tonalidades que só o Caribe oferece – a capital até fica à beira-mar, mas não tem faixas de areia atraentes. Ao explorar mais a fundo o arquipélago cubano, é possível chegar a ilhas como Cayo Largo, com praias completamente desertas, banhadas por um mar de azul ainda mais intenso e água completamente transparente.
Colocando o luxo de lado, elas não perdem em nada para a Polinésia ou as Ilhas Seychelles. Cayo Largo, por sinal, é ainda mais interessante que a badalada Varadero e seus resorts de luxo, embora ela também valha a visita.
Praias próximas de Havana
Já que Havana não dá praia, as mais próximas de lá são as Playas del Este, a 18 km, formadas por cinco faixas de areia: Tarará, El Mégano, Santa María del Mar, Boca Ciega e Guanabo, que, apesar de cheias, são lindas, com um mar de cor hipnotizante. A área é alcançada com a linha T3 do Habana Bus Tour, que só não leva a Guanabo.
Cayo Largo
Nenhuma dessas faixas de areia, porém, chega aos pés das praias da ilha de Cayo Largo, “o” litoral para curtir no país. Vazia e sem nenhum prédio, a ilha é uma maravilha, abençoada com um mar turquesa da cor de um céu em seu dia mais azul, areia branca e fina e a companhia apenas de estrelas-do-mar, pássaros, golfinhos e tartarugas. A trilha sonora fica a cargo do vento e das marolas do mar, pois não há sinal de crianças ou vendedores.
Cayo Largo não seria assim tão bonita e reservada se fosse fácil chegar até lá. Por isso, vença qualquer pontinha de medo de avião. O voo, da Aerogaviota, dura uma hora desde Havana e é a bordo de um Antonov, avião militar russo da década de 1980.
A ilha tem cerca de dez hotéis, todos eles all-inclusive e de frente para a Playa Lindamar. A localização é ótima, mas as outras faixas de areia do pedaço, Sirena e Paraiso, uma ao lado da outra, são ainda melhores. Chega-se até elas de ônibus, van ou com um trenzinho que passa nos hotéis, quando finalmente se vai experimentar a sensação de estar em uma praia realmente isolada.
Sinta a areia fina, o barulho do vento mesclado ao piar dos pássaros, a água na temperatura ideal e, principalmente, o tom de azul que pareceria possível somente no Photoshop. Apenas um ou outro turista cruzará seu caminho, avisando que um pouco mais adiante há belas estrelas-do-mar, tartarugas ou arraias. As atividades por lá são escassas, mas é justamente nesse clima de paraíso intocado que reside a graça da ilha.
Na Playa Sirena, espreguiçadeiras, chuveiros e um bar deixam-na com um mínimo de estrutura. Na Paraiso, alcançada por uma trilha à beira-mar desde a Sirena ou por vans, há ainda menos gente.
Ali, como em toda a vizinhança, os passeios sempre serão em sintonia com a natureza e a vida marinha. Na Playa de los Cocos, pode-se praticar snorkelling. Em Tortuga e Cayo Iguana, o destaque é ver, respectivamente, a desova de tartarugas-marinhas e a movimentação das iguanas. E o nado com golfinhos é o grande chamariz da ilha, onde também acontecem tours de quadriciclo, pedaladas e cavalgadas.
Em toda Cayo Largo, há apenas um centrinho com quatro quiosques, responsáveis por vender suvenires e abrigar uma baladinha, um bar e um mercado. É o máximo de estrutura, e é suficiente. Mesmo porque nesse pedaço do Caribe você perceberá que as preocupações mundanas e o consumismo não fazem falta alguma. Pelo menos enquanto estiver visitando Cuba.
Varadero
A cidade de Cuba mais visitada depois de Havana é voltada para quem quer esquecer-se da vida em um resort. Cheia de hotéis à beira-mar, a península é rodeada por mar azul e areia branca, símbolos do Caribe. Mas tenha em mente que se você procura exclusividade e a magia da cultura cubana, esse não é o lugar ideal.
Cayo Coco
Dona de belas paisagens, esta ilha ao norte fica ligada à ilha principal de Cuba, onde ficam Havana e Varadero, por uma estrada de 27 km que passa sobre a Bahía de Perros. De Cayo Coco também há estradas para as vizinhas Cayo Guillermo e Cayo Romano, todas de areias brancas e água azul cristalina. De Havana, são cerca de 500 km de carro (aproximadamente oito horas de viagem), enquanto de avião são 40 minutos de voo.
Interior de Cuba
Além das praias e de Havana, Cuba conta com cidades coloniais e de campo que valem a visita. Confira as que não podem ficar de fora do seu roteiro.
Pinar del Rio
É a área agrícola de Cuba, com imensos campos onde é plantado o fumo dos melhores charutos do mundo. Os passeios clássicos são ver a produção manual na Fábrica de Tabacos Francisco Donatien e visitar o Parque Nacional Viñales, declarado Patrimônio Mundial da Humanidade. Saindo de Havana, há várias excursões de um dia para lá.
Trinidad
Esta cidade colonial apresenta mansões bem preservadas do início do século 19. Declarada Patrimônio da Humanidade pela Unesco, tem como atrativos a bela Plaza Mayor, o Museu Municipal de História e a Iglesia de la Santíssima Trinidad.
Santa Clara
Famosa por ter sido libertada por Che Guevara da ditadura de Fulgêncio Batista, esta cidade tem uma noite agitada e genuína. Visitá-la significa ver uma nova e pulsante cena cultural, com música heavy metal, shows de drag queens, dança e teatro.
Atualizada em: 11/05/2023