Belize: o Caribe para ser descoberto – Voupranos

Belize: o Caribe para ser descoberto

Dos destinos do Caribe, Belize é um dos menos conhecidos, uma joia escondida e pouco explorada mas com lindas paisagens, atrativos culturais e boa comida. O país independente, antiga colônia britânica que conquistou a independência em 1981, tem o tamanho do estado do Sergipe e está localizado entre a Guatemala e o México, na América Central. Com 290 km de litoral, o país oferece praias de areia branca e águas cristalinas, sítios arqueológicos e reservas ambientais. Sua atração mais conhecida é a Barreira de Corais de Belize, Patrimônio Mundial da UNESCO, a segunda maior do mundo (só menor do que a Grande Barreira da Austrália), um paraíso para mergulhadores. Com uma temperatura quente o ano todo, em torno de 29o C em média, e uma estação seca entre fevereiro e maio, Belize é um destino turístico para o ano todo.

Visit Belize – Divulgação

O turismo em Belize vem crescendo bastante nos últimos anos. Devido ao idioma inglês, os turistas norte-americanos são os que mais buscam férias no país. Eles tem a vantagem da grande oferta de voos. A American Airlines oferece voos diários para o aeroporto Philip S.W. Goldson, na Cidade do Belize (a maior do país) via Miami e Dallas. A United Airlines tem voos via Houston (com alguns voos partindo de Newark em alguns dias da semana). E a Delta Airlines, via Atlanta. Com tantas opções, fica fácil chegar a Belize para aqueles que desejam combinar sua viagem aos Estados Unidos. A partir do Brasil, a melhor forma de chegar é nos voos semanais (com saídas às sextas) da Copa Airlines. São 6 horas de voo entre São Paulo e a capital panamenha e mais duas horas de voo para Belize.

Visit Belize – Divulgação

Para aproveitar as melhores praias, as ilhas próximas à costa do país são os pontos mais procurados. San Pedro e Caye Caulker são as duas ilhas principais que concentram a maior parte dos turistas. Para os mergulhos, o local mais conhecido é o Blue Hole, ou Buraco Azul em português, uma caverna subaquática com 450 metros de profundidade. Outros pontos importantes para mergulho estão na reserva marinha de Hol Chan, onde é possível nadar com tubarões e arraias, e no navio naufragado “The Wit”.

Visit Belize – Divulgação

Belize, porém, não se resume apenas ao litoral. Em meio às florestas tropicais que ocupam cerca de metade do território do país, há reservas naturais para ecoturismo, como a Cockscomb e a Croocked Tree. Há um rafting bem conhecido nos rios da região de San Ignacio, no oeste do país. Além disso, há diversos sítios arqueológicos maias para serem visitados, como as famosas cidades de Caracol (uma das principais cidades maias da região, com uma pirâmide de pedra de 42 metros de altura) e Xunantunich, próximo a San Ignacio.

Visit Belize – Divulgação

Para completar a experiência, Belize oferece uma ampla variedade de acomodações. Desde resorts luxuosos até aconchegantes pousadas e opções em comunidades locais, há algo para todos os gostos e bolsos, o que faz dele um dos destinos de melhor custo-benefício do Caribe.

Visit Belize – Divulgação

Publicado em: 27/07/2023
Atualizada em: 28/07/2023
Quero contribuir com essa matéria dos Voupranos

Veja também:

Caribe