O que fazer em Vancouver, espetacular cidade no oeste do Canadá
Há muito o que fazer em Vancouver e outros destinos da costa oeste do Canadá, a exemplo de Victoria, Calgary e Edmonton. Mas o ideal é começar este roteiro por Vancouver, uma das cidades mais espetaculares do mundo.
Vancouver
Uma vez em Vancouver, no oeste canadense, você pode visitar o Vancouver Aquarium, que abriga baleias-brancas e tubarões entre outros 70 mil animais. Outro passeio obrigatório é o Science World – o centro de ciência com experimentos interativos de física e eletricidade. As crianças adoram as geringonças espalhadas por diversas galerias interativas.
Se o sol abrir – ele aparece entre uma chuva e outra –, vá até a Robson Street, rua badalada, cheia de butiques, barzinhos e gente bonita. Pode-se também caminhar por Gastown, região que traz a Vancouver de 1867, repleta de histórias e com a presença do famoso relógio a vapor, que solta fumaça a cada 15 minutos.
O Canadá gosta de apresentar suas cidades do alto. Por isso, não deixe de ir à Vancouver Lookout (ingresso de adulto a 18,25 dólares canadenses e ingresso de criança e estudante
a 13,25 dólares canadenses), torre que leva você a mais de 150 metros do solo para avistar uma paisagem de 360º da cidade e dos arredores. Ali embaixo, vale uma caminhada ao Canada Place, de onde parte a maioria dos navios em cruzeiro para o Alasca (EUA).
Se quando se descreve as atrações parece que Vancouver tem um pouco de tudo, é porque tem mesmo. Essa mescla a faz especial. Há até transporte por água: um táxi-barquinho que leva a pontos como Granville Island, uma ilha no meio da cidade, com mercado, lojas, bares e restaurantes responsáveis por uma parcela da badalação local que, se vale a pena viver de dia, fica ainda mais especial à noite.
Victoria
Em quase todos os hotéis de Vancouver é possível seguir de lá até Victoria, capital da província de British Columbia, e que fica em uma ilha também batizada de Vancouver. Se alguém tentar convencê-lo a não passar uma noite em Victoria, não dê atenção. O anoitecer em Victoria é bárbaro e destaca o belo Parlamento local.
Enquanto um artista de rua anima os visitantes, o entardecer garante uma iluminação com decorativos postes de luz, que deixam a Government Street, a rua principal que sai desse centrinho, ainda mais vívida e fascinante.
The Butchart Gardens
As opções de bares e restaurantes da cidade são muitas. A culinária é caprichada e o prazer etílico é grande, mas não abuse, pois o amanhã em Victoria vai desabrochar como uma flor, ou um milhão delas. Tudo graças ao The Butchart Gardens, atração local que leva o turista a um dos mais belos jardins da costa oeste do Canadá.
O pit stop, situado a 21 km de Victoria, era uma antiga fábrica de cimento que deu lugar aos cuidados da senhora Butchart, esposa do empresário, que cultivou, desde 1904, um sem-número de sementes. O amor pela natureza resultou em centenas de variedades de flores entre as mais de um milhão de plantas cultivadas no local.
Calgary
Um pouco mais a leste do Pacífico encontra-se Calgary. A melhor maneira de se chegar até lá é de avião, mesmo que no mapa a cidade pareça estar a apenas dois dedinhos de Vancouver (em se tratando de Canadá, cada dedinho deve ter mais de 500 km).
Calgary é famosa pela Stampede, festa que acontece em julho, dura dez dias e dá assunto para os demais 355. É o carnaval dos canadenses, que substitui o batuque pelo estampido das espingardas e as corridas de diligências.
A Calgary Tower, por sua vez, tem 191 metros de altura, restaurante giratório e é passeio obrigatório. A cidade também oferece cassino, opções culturais e de lazer para a família toda.
Entre eles, o Heritage Park Historical Village. Trata-se de uma experiência a céu aberto que permite aos visitantes conviver, em um parque cenográfico, com pessoas vestidas a caráter, simulando uma vida regular do ano de 1914. Você descobre como era feito o pão ou o que se ensinava na escola, por exemplo.
Agora, se você está mais interessado em ir às compras, vá para a Eau Claire Market. Trata-se de um simpático shopping localizado em uma região de restaurantes no centro da cidade.
Edmonton
Outra cidade que merece a visita na costa oeste canadense é Edmonton. Afinal, ali está o maior centro de compras do país, o West Edmonton Mall. Localizado em um terreno de 48 hectares, o complexo tem mais de 800 lojas e abriga mais de uma centena de restaurantes.
Se estiver com a criançada, prefira passear pelo Galaxyland, um dos maiores parques indoor de diversões do mundo, com direito a montanha-russa e outras atrações radicais.
Do lado de fora, a cidade convida a visitar o Alberta Legislature Building, construção de 1912 que agrada aos interessados em arquitetura, política e história.
O Forte Edmonton, por sua vez, é uma experiência ao ar livre que revela ao vivo o passado dos pioneiros e a vida no Forte Hudson’s Bay, de 1846.
CONVITE ESPECIAL
A agência Voupra atende centenas de clientes por dia sempre com o compromisso de oferecer a melhor experiência.
Quando estiver próximo da Avenida Paulista em São Paulo, passe para visitar o escritório da agência e tomar um café! Será interessante você conhecer a ampla estrutura da agência dos seus amigos aqui, os Voupranos.
Endereço: Avenida Paulista, 1079 – São Paulo
O objetivo da agência Voupra é sempre criar um vínculo duradouro com os clientes, proporcionando experiências incríveis, para que essa relação de fato se torne especial por muitos anos.
Atualizada em: 10/02/2023