Viena reúne grandes atrações para os fãs de música – Voupranos

Viena reúne grandes atrações para os fãs de música

Adobe Stock: Johann Strauss in stadtpark – Thomaszobl, Edição Daniel Silva

Mozart, Strauss, Beethoven, Schubert, Stolz e muitos outros gênios da música erudita são reverenciados em todos os cantos de Viena. Se você ainda não conhece algum deles, é bom ir se familiarizando. Há referências a esses grandes artistas em todos os cantos da cidade, uma das mais incríveis do mundo para os fãs e estudantes de música de uma forma geral.

Durante um passeio tranquilo no parque, de repente você se depara com a estátua dourada de Strauss. Ou então, caminhando pelas charmosas vielas do centro histórico, irá descobrir que ali, no número 1.010 da Domgasse Nr.5, está o único apartamento que resiste até hoje em que Mozart viveu. Passar por locais onde esses grandes artistas moraram, aliás, vai se tornar algo mais do que corriqueiro em Viena: Mozart morou em 13 casas diferentes, enquanto Beethoven teve 68 residências na capital austríaca.

Staat soper

Para se encantar ainda mais com os gênios da música, é imperdível uma visita à grandiosa Staat soper, a sala de óperas vienense. Construída entre os anos de 1861 e 1869 a pedido do imperador Francisco José, foi o primeiro prédio erguido no atual Ring após a demolição das muralhas que protegiam o centro de Viena.

A obra, em estilo neorrenascentista, era uma obsessão tão grande de Francisco José que, durante a construção, os dois arquitetos responsáveis pelo projeto não resistiram à pressão imperial e se suicidaram.

Durante os bombardeios da Segunda Guerra Mundial, a Staatsoper quase passou ilesa, mas faltando poucos meses para o fim dos conflitos veio o duro golpe. No dia 12 de março de 1945, uma bomba atingiu em cheio o prédio da ópera vienense, destruindo cerca de 75% de toda a construção.

Ficaram intactas apenas a fachada e a entrada principal do prédio. Toda a reconstrução do restante levou dez anos para ser concluída. No dia 5 de novembro de 1955, foi finalmente reinaugurada com a apresentação da ópera Fidelio, de Beethoven.

Adobe Stock: Hofburgtheater, Wien, Österreich – Sina Ettmer, Edição Daniel Silva

Sala Dourada

A poucos metros da Staatsoper, Viena abriga outro templo sagrado para os apaixonados pela música clássica: a Musikverein. Reconhecida internacionalmente, a sala de concertos do prédio da Orquestra Filarmônica, batizada de Sala Dourada, é dona de uma das melhores – se não a melhor – acústicas do mundo.

É até difícil explicar como tanta qualidade de som foi atingida, já que o prédio foi construído em 1842 e nunca contou com muitos recursos tecnológicos.

A importância da Musikverein é tanta que um artista só pode ser considerado, de fato, um grande nome da música clássica no mundo depois de se apresentar na Sala Dourada. Não é à toa que todos sonham com esse dia, e depois nunca mais se esquecem.

A apresentação mais famosa do mundo também é realizada lá. Trata-se do Concerto de Ano-Novo, realizado todo dia 1º de janeiro e transmitido pela TV e pelo rádio em diversos países, incluindo o Brasil. Os ingressos são vendidos com meses de antecedência. Para adquiri-los, é preciso se inscrever e ser sorteado.

Ao longo do ano, no entanto, muitos são vendidos no mercado paralelo a preços altíssimos, que chegam a milhares de euros. Reza a lenda que essa é uma grande fonte de renda para os porteiros dos hotéis mais luxuosos de Viena.

Adobe Stock: Great Golden Hall in Musikverein, Vienna, Austria – Borisb17

Mozart

Para muitos visitantes, não há lugar melhor para uma iniciação à música clássica. É exatamente isso o que pretende o grupo da Wiener Mozart Orchester, ou Orquestra Mozart de Viena. Como o próprio nome diz, a orquestra é dedicada à obra de Wolfgang Amadeus Mozart.

As referências estão até mesmo no figurino dos 30 músicos, que

se vestem com trajes típicos do século 18. No repertório, a orquestra interpreta numerosos concertos para instrumentos solistas, além de árias e duetos das mais importantes óperas de Mozart.

Sentado dentro da Sala Dourada, quando os músicos sobem ao palco e começam os primeiros acordes, mais do que nunca você sente o prazer que é estar em Viena.

Os fãs de música clássica também podem fazer uma visita à Mozart Haus, uma das 14 casas de Wolfgang Amadeus Mozart em Viena (ele se mudou muitas vezes por conta de instabilidades financeiras). Foi ali que ele compôs Le nozze di Figaro, um de seus maiores clássicos. Atualmente, o local reúne um acervo bastante completo a respeito do artista.

Adobe Stock: Banner with Mozart monument in historical downtown of Vienna, Austria at sunny day, blue sky with copy space for text, details – Neurobite, Edição Daniel Silva

Casa da Música

Explorar a herança musical de Viena, que se mantém atual até hoje, é algo que dita o roteiro de muitos viajantes pela Áustria. O Museum Haus der Musik (Casa da Música), por exemplo, reúne exposições interativas que abordam desde a carreira de grandes compositores até a física por trás das canções. O grande destaque do prédio é a escadaria que recria as teclas de um piano, soando notas diferentes a cada degrau.

Adobe Stock: State Opera at sunrise – Vienna – Austria – TTstudio, Edição Daniel Silva

Bailes

A capital austríaca promove ainda dezenas de bailes importantes todos os anos. Confira alguns deles:

Baile da Filarmônica de Viena – Para muitos vienenses, o melhor baile da cidade não é o da Ópera, e sim o da Filarmônica, pois se trata de uma festa mais intimista, de artistas para artistas, e realizada num espaço musical que muita gente considera ser o mais bonito do mundo: a Sala Dourada Musikverein.

Baile de Johann Strauss – Existe desde 2002, para apresentar a tradição da dança vienense ao visitante. E o local não poderia ser mais propício: o Kursalon, com seu grande terraço voltado para o parque da cidade, onde os irmãos Strauss ganharam prestígio. Vários concertos populares de valsa são promovidos ali até hoje.

Life Ball – Celebridades e top models marcam presença nesta grande festa de exaltação à vida e à música de Viena.

Adobe Stock: Kursalon in Stadtpark. Vienna. Austria – Andrey Shevchenko, Edição Daniel Silva

CONVITE ESPECIAL

A agência Voupra atende centenas de clientes por dia sempre com o compromisso de oferecer a melhor experiência.

Quando estiver próximo da Avenida Paulista em São Paulo, passe para visitar o escritório da agência e tomar um café! Será interessante você conhecer a ampla estrutura da agência dos seus amigos aqui, os Voupranos.

Endereço: Avenida Paulista,  1079 – São Paulo

O objetivo da agência Voupra é sempre criar um vínculo duradouro com os clientes, proporcionando experiências incríveis, para que essa relação de fato se torne especial por muitos anos.

VEJA TAMBÉM:

O Voupranos possui a missão de ajudar o viajante brasileiro na hora de planejar sua próxima viagem e se informar sobre tudo que acontece de mais importante para o turista do Brasil.

Todos os artigos, notícias e dicas de viagem do Voupranos são preparados por especialistas em turismo, jornalistas e conta com a curadoria da Editora Europa. A atualização é diária e o portal já conta com centenas de páginas com informações dos principais destinos procurados pelo público brasileiro.

O site de notícias Voupranos tem a proposta de ser um portal leve, divertido e empolgante, com a ambição de se transformar em um dos maiores portais do Brasil, com o desejo de mais que informar, levar a alegria e diversão para todo o seu público.

Além dos artigos que funcionam como guias rápidos de cada destino, o portal traz diariamente novas notícias do mundo do turismo. Tudo com foco no viajante, que deseja planejar excelentes férias com o melhor investimento. Visite o Voupranos sempre que desejar explorar um mundo de novidades em muitos destinos.

portal Voupranos é um investimento ambicioso da agência de viagens Voupra, conhecida pelas grandes novidades que implementou no segmento de turismo nos últimos anos, e pelo forte comprometimento com seus clientes, inclusive sendo uma das raras agências com o certificado RA1000 do Reclame Aqui.

Publicado em: 10/02/2023
Atualizada em: 10/02/2023
Quero contribuir com essa matéria dos Voupranos

Áustria