Planeje sua viagem para Viena, a cidade de Mozart, Beethoven e Freud
É uma delícia planejar uma viagem para Viena. Imponente, majestosa, encantadora… Qualquer adjetivo positivo parece pouco para descrever a cidade, uma das mais deslumbrantes do mundo.
Entre os muitos monumentos que encantam os turistas, os três palácios imperiais são os que mais se destacam. Eles serviram de residência para a corte ao longo de toda a dinastia Habsburgo. Os palácios Hofburg, Schönbrunn e Belvedere são grandiosos e têm particularidades e atrativos próprios.
E ainda tem a grande joia da capital da Áustria: a música. Mozart, Schubert, Beethoven, Stolz, Strauss e diversos outros compositores brilhantes estão presentes em cada canto da cidade, seja nos concertos e óperas ou nos locais em que eles viveram (alguns nasceram) ou se apresentaram.
A Staatsoper, a ópera oficial, tem uma programação intensa durante o ano todo, assim como a Filarmônica de Viena, aquela mesma que, todo 1º de janeiro, celebra em sua Sala Dourada o Concerto de Ano Novo, transmitido pela TV e rádio em diversos países.
Fora a música, os mais de 50 museus de Viena são outro atrativo imperdível. Por isso, veja algumas dicas para se planejar e aproveitar tudo que a capital austríaca oferece.
Quando ir
A Áustria tem atrações em todos os meses do ano, mas é no período do verão que a capital Viena fica mais atraente aos turistas. No entanto, nessa época os espetáculos de ópera sofrem uma pausa para que os artistas possam aproveitar as férias.
Por isso, setembro é o mês ideal para visitar a cidade. O clima ainda é agradável e recomeça a temporada na ópera da cidade, a Staatsoper, que dura até junho. O réveillon vienense também é disputado por causa do Concerto de Ano Novo.
Como se transportar
Quase tudo em Viena gira em torno do Ringstrasse (Ring, para os íntimos), anel viário que substituiu as antigas muralhas que delimitavam a cidade no século 19 e hoje circunda toda a área central, onde está concentrada a maior parte das atrações históricas. Entre elas, destaca-se o Hofburg (Palácio Imperial) e diversos outros monumentos.
É importante saber que Viena tem um sistema de transporte público muito eficaz. A base é o metrô, conhecido como U-Bahn, que conta com cinco linhas interligadas. Entretanto, na região do Ring, uma boa dica é explorar essa região a pé, com bicicletas de aluguel ou em bondes elétricos (S-Bahn), incluindo a visita ao Quarteirão dos Museus (Museum Quater), um dos maiores lugares do mundo reservados à arte. Boa parte dos cafés e restaurantes badalados de Viena estão nesse perímetro.
Mais distante do centro, porém, fica o destino mais popular de Viena: o Palácio de Schönbrunn, sede do governo e casa de veraneio dos Habsburgos. Para chegar lá, é preciso pegar ônibus ou chamar motoristas de aplicativo.
Gastronomia
A gastronomia da Áustria é uma atração à parte. Os pratos típicos são o wiener schnitzel (escalope de porco ou vitela) e o tafelspitz (cozido de carne de vaca com batata e legumes).
De sobremesa, peça a torta de maçã apfelstrudel ou uma sachertorte (torta de chocolate com geleia de damasco).
Tradição dos cafés
Tradicional ponto de encontro dos intelectuais de Viena, os cerca de 150 cafés espalhados pela cidade são uma verdadeira instituição da capital austríaca e mantêm até hoje o charme conquistado séculos atrás.
São lugares acolhedores, feitos especialmente para o cliente se sentar e passar horas. Eles servem desde um simples cafezinho até lanches e bebidas alcoólicas, como vinho e cerveja.
Entre os diversos cafés de Viena, alguns têm relevância ainda maior por seus ilustres frequentadores do passado, como o Demel (Kohlmarkt, 14), o Meinl am Graben (Graben, 19) e o Café Central (Herrengasse 14).
Este último, por exemplo, foi bastante visitado por Sigmund Freud, Gustav Klint, Egon Schiele, Adolph Loss, Gustav Mahler e Leon Trotsky, que instigou a revolução russa a partir do jornal que pensava e escrevia nas mesas daquele lugar.
Áreas verdes
Viena é uma das capitais com mais áreas verdes do mundo, que tomam 51% de sua superfície. São cerca de 120 metros quadrados de área verde por habitante. E para dar ainda mais vida a esses espaços, todos os anos a prefeitura local planta cerca de 2,5 milhões de flores em vários parques espalhados por diversos pontos da cidade, muitos deles no centro, e ao longo do Rio Danúbio.
No centro de Viena, o parque mais visitado é o Stadtpark. Localizado às margens do Ring, tem muitos monumentos a artistas importantes que fizeram a história vienense, como a estátua dourada de Johann Strauss II tocando violino. Fica bem na entrada do parque e é uma parada obrigatória para fotos.
O mais antigo dos parques abertos à população em geral é o Volksgarten, ou Parque do Povo. Aberto em 1820, o espaço conta com arranjos clássicos, com canteiros de rosas e uma fonte em homenagem à imperatriz Sissi.
O espaço verde mais divertido da capital austríaca, porém, está um pouco mais afastado do centro. O Prater é, na realidade, um grande parque de diversões, que, como tudo em Viena, tem muita história. A principal atração do local é a roda-gigante construída entre 1896 e 1897 e ainda na ativa.
Centro político
Viena tem uma importância fundamental na política internacional. A capital austríaca é uma das quatro grandes sedes da ONU (Organização das Nações Unidas) e de importantes organizações internacionais como Opep (Organização dos Países Exportadores de Petróleo), IAEA (Autoridade Internacional de Energia Atômica), Osze (Organização para Segurança e Cooperação da Europa), Unido (Organização das Nações Unidas para o Desenvolvimento Industrial) e a UNHCR (Comissariado de Refugiados das Nações Unidas).
CONVITE ESPECIAL
A agência Voupra atende centenas de clientes por dia sempre com o compromisso de oferecer a melhor experiência.
Quando estiver próximo da Avenida Paulista em São Paulo, passe para visitar o escritório da agência e tomar um café! Será interessante você conhecer a ampla estrutura da agência dos seus amigos aqui, os Voupranos.
Endereço: Avenida Paulista, 1079 – São Paulo
O objetivo da agência Voupra é sempre criar um vínculo duradouro com os clientes, proporcionando experiências incríveis, para que essa relação de fato se torne especial por muitos anos.
Atualizada em: 10/02/2023