Os encantos de Innsbruck, nos alpes austríacos
Além de Viena e de Salzburgo, uma viagem à Áustria precisa incluir a singela Innsbruck no roteiro. Encravada entre a Itália e a Alemanha, em um vale no meio dos Alpes e a duas horas de trem de Salzburgo, Innsbruck mais parece uma cidade de brinquedo, repleta de atrações para pessoas de todas as idades. Os prédios baixos e coloridos, com telhados que poderiam ter sido desenhados por um pintor, compõem com perfeição a abençoada paisagem local, sempre marcada ao fundo pela presença das montanhas.
Diferentemente do que ocorre em quase todas as cidades europeias, é durante o inverno, quando os Alpes estão cobertos de neve, que a capital do Vale do Tirol fica mais charmosa e atrativa. Nessa época, muitas pessoas vão para lá a fim de curtir o clima alpino e esquiar, já que Innsbruck é um dos centros esportivos mais importantes da Europa.
Prova disso é que a cidade foi sede duas vezes da Olimpíada de Inverno, em 1964 e 1976, e tem como um dos principais cartões-postais uma incrível pista de salto, chamada Bergisel.
Quando o inverno acaba e leva a neve embora, Innsbruck usa outras armas para atrair os turistas. Uma delas é a simpatia do povo, com um jeitão meio italiano e que adora conversar, sobretudo com os brasileiros. Basta se identificar em um dos inúmeros (e deliciosos) bares e restaurantes espalhados pela cidade para que os garçons comecem a fazer gracejos em português. Bem enrolados, é claro, mas muito simpáticos.
Nessa época, a paisagem local também fica bonita. Vale a pena ir até o alto da Bergisel para fazer uma foto das montanhas verdejantes que cercam Innsbruck, algumas delas salpicadas de neve eterna no topo.
Centro histórico
Outra riqueza de Innsbruck é o centro histórico: lá está o Goldenes Dachl (Telhado de Ouro), monumento que deu fama à cidade. Localizado no antigo edifício dos príncipes do Tirol, o Telhado de Ouro foi construído pelo antigo imperador Maximiliano I em 1500. Meio sem sentido, mas muito fotogênico, o monumento tem 2.738 ripas de cobre banhadas a ouro.
Após fotografá-lo, dê apenas uma meia volta para enquadrar outros dois grandes símbolos da cidade: a Stadtturm, torre construída por volta de 1440, e a HeblingHaus, casa burguesa do século 15 que mistura estilos gótico e barroco. Depois, siga para o Hofburg, palácio imperial de decoração rococó que abriga salas imponentes e obras de arte.
Ainda no centro histórico, vá até a catedral, de 1722. Por fora, ela não é atraente, mas ao entrar lá, olhe para o teto e observe os afrescos tridimensionais. Você terá a sensação de que o teto é abobadado e ficará surpreso ao saber que é plano. O efeito é impressionante.
Outra igreja a ser visitada é a Hofkirche, que abriga o mausoléu mais importante do império austríaco, o de Maximiliano I. O corpo do imperador, na realidade, não está lá, e sim em Viena.
No entanto o túmulo de mármore negro é tão imponente que virou uma atração. Ao lado dele, há 28 estátuas de bronze feitas em homenagem a nobres europeus, entre eles o lendário rei Artur.
Compras e lazer
Além de contar com belezas naturais e históricas, Innsbruck é um importante centro de compras e lazer. A principal rua comercial é a Maria-Theresien Strasse.
Lá, símbolos tradicionais da capital do Tirol, como o Triumphpforte, arco do triunfo feito em 1765 pelo imperador Leopoldo II, e a Anansäule, uma fonte com a imagem de Sant’Ana, convivem em harmonia com lojas de grife e galerias modernas. Nas vitrines, há muitos produtos de couro e roupas em geral.
Bem pertinho da Maria-Theresien Strasse fica o Hofgartem, jardim barroco que, no verão, vive lotado à noite. No perímetro da área verde, próximo ao Rio Inn, que deu nome à cidade, há também uma série de bares e baladas onde se pode curtir, a noite toda, o que Innsbruck tem de melhor: a alegria tipicamente alpina, que resume bem a forma com que os turistas, para sempre, costumam se recordar da Áustria.
Alpes austríacos
Se você passar mais de um dia em Innsbruck, não deixe de separar uma manhã para ir a algumas das montanhas que cercam a cidade, como a Nordpark e a Nordkette.
No inverno, as paisagens ficam lindas e há muitas opções de lazer, mas em outras estações também vale a pena ir até lá para curtir a maravilhosa vista do Vale do Tirol.
Itália
Quem quiser ainda pode esticar o passeio de Innsbruck até a região do Vêneto, no norte da Itália. De carro ou de trem, é fácil chegar a algumas das principais atrações locais no inverno, como a estação de esqui de Cortina d’Ampezzo.
Durante o trajeto pelo Tirol, vale a pena parar nas pequenas cidades que marcam a divisa dos países, cuja mistura de italiano com alemão traz um charme todo especial para a viagem.
Vale a pena também fazer esse roteiro no verão. Principalmente para quem gosta de trilhas, já que há muitas opções nas montanhas que tomam conta do pedaço.
CONVITE ESPECIAL
A agência Voupra atende centenas de clientes por dia sempre com o compromisso de oferecer a melhor experiência.
Quando estiver próximo da Avenida Paulista em São Paulo, passe para visitar o escritório da agência e tomar um café! Será interessante você conhecer a ampla estrutura da agência dos seus amigos aqui, os Voupranos.
Endereço: Avenida Paulista, 1079 – São Paulo
O objetivo da agência Voupra é sempre criar um vínculo duradouro com os clientes, proporcionando experiências incríveis, para que essa relação de fato se torne especial por muitos anos.
Atualizada em: 10/02/2023