Os encantos de Innsbruck, nos alpes austríacos – Voupranos

Os encantos de Innsbruck, nos alpes austríacos

 

Adobe Stock: Panoramablick auf Innsbruck in den Alpen Österreichs im Winter am Abend nach Sonnenuntergang mit Schnee und Wolken – Moofushi

Além de Viena e de Salzburgo, uma viagem à Áustria precisa incluir a singela Innsbruck no roteiro. Encravada entre a Itália e a Alemanha, em um vale no meio dos Alpes e a duas horas de trem de Salzburgo, Innsbruck mais parece uma cidade de brinquedo, repleta de atrações para pessoas de todas as idades. Os prédios baixos e coloridos, com telhados que poderiam ter sido desenhados por um pintor, compõem com perfeição a abençoada paisagem local, sempre marcada ao fundo pela presença das montanhas.

Diferentemente do que ocorre em quase todas as cidades europeias, é durante o inverno, quando os Alpes estão cobertos de neve, que a capital do Vale do Tirol fica mais charmosa e atrativa. Nessa época, muitas pessoas vão para lá a fim de curtir o clima alpino e esquiar, já que Innsbruck é um dos centros esportivos mais importantes da Europa.

Prova disso é que a cidade foi sede duas vezes da Olimpíada de Inverno, em 1964 e 1976, e tem como um dos principais cartões-postais uma incrível pista de salto, chamada Bergisel.

Quando o inverno acaba e leva a neve embora, Innsbruck usa outras armas para atrair os turistas. Uma delas é a simpatia do povo, com um jeitão meio italiano e que adora conversar, sobretudo com os brasileiros. Basta se identificar em um dos inúmeros (e deliciosos) bares e restaurantes espalhados pela cidade para que os garçons comecem a fazer gracejos em português. Bem enrolados, é claro, mas muito simpáticos.

Nessa época, a paisagem local também fica bonita. Vale a pena ir até o alto da Bergisel para fazer uma foto das montanhas verdejantes que cercam Innsbruck, algumas delas salpicadas de neve eterna no topo.

Centro histórico

Outra riqueza de Innsbruck é o centro histórico: lá está o Goldenes Dachl (Telhado de Ouro), monumento que deu fama à cidade. Localizado no antigo edifício dos príncipes do Tirol, o Telhado de Ouro foi construído pelo antigo imperador Maximiliano I em 1500. Meio sem sentido, mas muito fotogênico, o monumento tem 2.738 ripas de cobre banhadas a ouro.

Após fotografá-lo, dê apenas uma meia volta para enquadrar outros dois grandes símbolos da cidade: a Stadtturm, torre construída por volta de 1440, e a HeblingHaus, casa burguesa do século 15 que mistura estilos gótico e barroco. Depois, siga para o Hofburg, palácio imperial de decoração rococó que abriga salas imponentes e obras de arte.

Ainda no centro histórico, vá até a catedral, de 1722. Por fora, ela não é atraente, mas ao entrar lá, olhe para o teto e observe os afrescos tridimensionais. Você terá a sensação de que o teto é abobadado e ficará surpreso ao saber que é plano. O efeito é impressionante.

Outra igreja a ser visitada é a Hofkirche, que abriga o mausoléu mais importante do império austríaco, o de Maximiliano I. O corpo do imperador, na realidade, não está lá, e sim em Viena.

No entanto o túmulo de mármore negro é tão imponente que virou uma atração. Ao lado dele, há 28 estátuas de bronze feitas em homenagem a nobres europeus, entre eles o lendário rei Artur.

Adobe Stock: Ottoburg und Goldenes Dachl in der Altstadt von Innsbruck, Tirol, Österreich – Mojolo

Adobe Stock: Sicht auf Kufstein und Inntal – Tirol – Frangipani.s

Compras e lazer

Além de contar com belezas naturais e históricas, Innsbruck é um importante centro de compras e lazer. A principal rua comercial é a Maria-Theresien Strasse.

Lá, símbolos tradicionais da capital do Tirol, como o Triumphpforte, arco do triunfo feito em 1765 pelo imperador Leopoldo II, e a Anansäule, uma fonte com a imagem de Sant’Ana, convivem em harmonia com lojas de grife e galerias modernas. Nas vitrines, há muitos produtos de couro e roupas em geral.

Bem pertinho da Maria-Theresien Strasse fica o Hofgartem, jardim barroco que, no verão, vive lotado à noite. No perímetro da área verde, próximo ao Rio Inn, que deu nome à cidade, há também uma série de bares e baladas onde se pode curtir, a noite toda, o que Innsbruck tem de melhor: a alegria tipicamente alpina, que resume bem a forma com que os turistas, para sempre, costumam se recordar da Áustria.

Adobe Stock: innsbruck maria theresien strasse – Francescograssi

Alpes austríacos

Se você passar mais de um dia em Innsbruck, não deixe de separar uma manhã para ir a algumas das montanhas que cercam a cidade, como a Nordpark e a Nordkette.

No inverno, as paisagens ficam lindas e há muitas opções de lazer, mas em outras estações também vale a pena ir até lá para curtir a maravilhosa vista do Vale do Tirol.

Adobe Stock: Innsbruck am Morgen – Herby Meseritsch

Itália

Quem quiser ainda pode esticar o passeio de Innsbruck até a região do Vêneto, no norte da Itália. De carro ou de trem, é fácil chegar a algumas das principais atrações locais no inverno, como a estação de esqui de Cortina d’Ampezzo.

Durante o trajeto pelo Tirol, vale a pena parar nas pequenas cidades que marcam a divisa dos países, cuja mistura de italiano com alemão traz um charme todo especial para a viagem.

Vale a pena também fazer esse roteiro no verão. Principalmente para quem gosta de trilhas, já que há muitas opções nas montanhas que tomam conta do pedaço.

Adobe Stock: Am Passo Giau, Dolomiten – Comofoto

CONVITE ESPECIAL

A agência Voupra atende centenas de clientes por dia sempre com o compromisso de oferecer a melhor experiência.

Quando estiver próximo da Avenida Paulista em São Paulo, passe para visitar o escritório da agência e tomar um café! Será interessante você conhecer a ampla estrutura da agência dos seus amigos aqui, os Voupranos.

Endereço: Avenida Paulista,  1079 – São Paulo

O objetivo da agência Voupra é sempre criar um vínculo duradouro com os clientes, proporcionando experiências incríveis, para que essa relação de fato se torne especial por muitos anos.

VEJA TAMBÉM:

O Voupranos possui a missão de ajudar o viajante brasileiro na hora de planejar sua próxima viagem e se informar sobre tudo que acontece de mais importante para o turista do Brasil.

Todos os artigos, notícias e dicas de viagem do Voupranos são preparados por especialistas em turismo, jornalistas e conta com a curadoria da Editora Europa. A atualização é diária e o portal já conta com centenas de páginas com informações dos principais destinos procurados pelo público brasileiro.

O site de notícias Voupranos tem a proposta de ser um portal leve, divertido e empolgante, com a ambição de se transformar em um dos maiores portais do Brasil, com o desejo de mais que informar, levar a alegria e diversão para todo o seu público.

Além dos artigos que funcionam como guias rápidos de cada destino, o portal traz diariamente novas notícias do mundo do turismo. Tudo com foco no viajante, que deseja planejar excelentes férias com o melhor investimento. Visite o Voupranos sempre que desejar explorar um mundo de novidades em muitos destinos.

portal Voupranos é um investimento ambicioso da agência de viagens Voupra, conhecida pelas grandes novidades que implementou no segmento de turismo nos últimos anos, e pelo forte comprometimento com seus clientes, inclusive sendo uma das raras agências com o certificado RA1000 do Reclame Aqui.

Publicado em: 10/02/2023
Atualizada em: 10/02/2023
Quero contribuir com essa matéria dos Voupranos

Áustria