As principais atrações de Viena, capital austríaca – Voupranos

As principais atrações de Viena, capital austríaca

Adobe Stock: Vienna skyline panorama at sunset – Bradleyvdw, Edição Daniel Silva

É fácil entender porque há tantas atrações em Viena. Durante mais de 600 anos, a capital austríaca foi uma das cidades mais importantes do mundo. Capital do Império Austro-Húngaro, sob comando ininterrupto da família Habsburgo, foi a sede da corte e o centro de decisão de um governo imperial que dominava desde o norte da Itália até grande parte do Leste Europeu. De tão grandioso, só findaria após o término dos conflitos da Primeira Guerra Mundial, em 1918.

A cidade mantém até hoje as influências herdadas desse período. Basta uma rápida caminhada pelo centro vienense para se deparar com inúmeras referências à corte. São prédios, jardins, igrejas e monumentos construídos pelos monarcas ou em homenagem a eles espalhados por todos os lados de Viena.

Os principais pontos turísticos vienenses estão estrategicamente localizados ao longo do Ring, uma grande avenida circular que, a partir do século 19, substituiu as muralhas do centro histórico. Os muros eram fundamentais na proteção da cidade, principalmente da corte do Império Austro-Húngaro, dos ataques e invasões otomanas e napoleônicas. Com a queda das muralhas, a cidade passou a se desenvolver ao longo do Ring, com prédios e mais prédios suntuosos.

Mais do que visitar grandes monumentos e conhecer a história de um dos mais importantes impérios de toda a história da humanidade, visitar Viena é se entregar ao que há de melhor em cultura no mundo. Terra de grandes músicos, como Wolfgang Amadeus Mozart, Johann Strauss II,

Ludwig van Beethoven e Franz Peter Schubert, e de gênios das artes plásticas como Gustav Klint, Egon Schiele e Oskar Kokoschka, a cidade transborda cultura em museus e salas de espetáculos.

Hofburg

No centro histórico de Viena, o Hofburg domina o espaço de tal forma que é impossível circular pelas ruas e não dar de frente com esse enorme complexo palaciano. Com uma área total de 240 mil m² e mais de 2,6 mil cômodos, o palácio é formado por 18 prédios construídos ao longo dos anos pela dinastia dos Habsburgo.

Nas primeiras edificações, predominava o estilo medieval. Mas como o complexo foi ampliado durante séculos, o Hofburg perdeu essa característica e passou a ostentar as mais variadas tendências arquitetônicas, como barroco, rococó e renascentista.

Lá é possível conhecer um pouco mais da vida de uma das personalidades mais famosas de toda a Áustria, a imperatriz Sissi. O Museu Sissi conta um pouco da história da mulher que revolucionou alguns hábitos da corte por ser independente e contrariar certos protocolos imperiais.

O acervo inclui uma escultura nas dimensões reais da imperatriz, que impressiona pela fina cintura de apenas 50 cm que foi mantida por Sissi até a sua morte, aos 60 anos de idade.

Adobe Stock: Fiaker vor der Alten Hofburg, Wien, Österreich – Sina Ettmer

Adobe Stock: St. Michael’s wing of Hofburg Palace in Vienna, Austria – Andreykr

O que mais ver no Ring

Ao lado do Hofburg, aparecem a catedral de Santo Estevão, construída do século 13 ao 15; a prefeitura, de estilo neogótico; o parlamento, com sua fachada grega; o Burgtheater (Teatro Municipal), de arquitetura barroca; e o Convento dos Capuchinos, que abriga a cripta imperial austríaca.

Ah, e ainda tem o jardim Volksgarten, a Universidade de Viena, o Museu de Belas Artes, o Stadtpark (Jardim Municipal), a Igreja de São Pedro…

Adobe Stock: Hofburgtheater, Wien, Österreich – Sina Ettmer, Edição Daniel Silva

Schönbrunn

O palácio vienense mais encantador, no entanto, é o Schönbrunn, projetado para ser grandioso ao ponto de superar a suntuosidade do palácio francês de Versalhes, como forma de afronta a Napoleão Bonaparte. Ao assumir o trono, a imperatriz Maria Teresa se conciliou com a França e, então, o projeto do Schönbrunn foi drasticamente reduzido, já que não era mais necessário fazer pirraça aos franceses.

Um passeio pelo Schönbrunn exige horas de dedicação para admirar todo o complexo como ele realmente merece. E ainda assim você vai sair de lá com um gostinho de quero mais. A beleza sempre foi uma das marcas deste palácio, presente até no nome Schönbrunn, que significa “fonte bela”.

Logo na entrada, já pode ser avistado o belíssimo prédio principal que abriga 1.400 salas. O palácio guarda ainda 14 hectares de jardins e o maior zoológico particular da Europa.

Adobe Stock: Vienna, Austria – October 2021: Schonbrunn palace with sculptures reflected in pond – Mistervlad

Belvedere

Para apreciar uma das mais belas vistas de Viena, o próximo destino é o Palácio Belvedere. Além de poder admirar a cidade, uma visita ao Belvedere encanta também pelos jardins e, principalmente, pela rica coleção de arte, com alguns dos quadros mais importantes do mundo.

Na galeria estão expostas obras dos principais pintores austríacos de todos os tempos, como Gustav Klint e Egon Schiele. Entre tantos quadros, o mais importante é, sem dúvida, O Beijo, pintado por Klint entre 1907 e 1908

Adobe Stock: Belvedere palace in Vienna, Austria – And.one

Museums Quartier

Com tantos nomes importantes das artes plásticas, a capital austríaca tem um quarteirão inteiro dedicado exclusivamente aos museus, o Museums Quartier. São 55 mil m² de salas de exposição espalhadas em seis diferentes museus que reúnem obras dos mais variados estilos.

O mais visitado é o Leopold Museum. Lá é possível ter uma visão ainda mais clara do que foi o movimento da Secessão, liderado por Gustav Klint, para romper com as barreiras acadêmicas nas artes.

Do outro lado do grande pátio de convivência ao ar livre está mais um museu que chama muito a atenção: o Mumok, de arte moderna. Lá estão representados alguns dos principais nomes do segmento no mundo, como Andy Warhol, Claes Oldenburg, Robert Rauschenberg, Jasper Johns, Yoko Ono, George Brecht, Marcel Duchamp, entre outros.

Adobe Stock: Vienna, Austria – July 20, 2019: Museum Quarter – Nikitamaykov, Edição Daniel Silva

Hundertwasser

As representações artísticas são tantas na capital austríaca que nem é preciso ir a algum museu para admirar uma obra de arte. Muitos artistas vienenses deixaram trabalhos estampados em diversos prédios da cidade. Mas a grande revolução dos conceitos de arquitetura em Viena ficou a cargo do polêmico Hundertwasser.

O exemplo mais conhecido de seu trabalho é o prédio conhecido como Hundertwasserhaus. Após uma grande polêmica com a Prefeitura de Viena, o arquiteto conseguiu aprovar o projeto para a construção de um edifício de moradia popular seguindo o conceito.

Quem mora lá tem o prazer de dizer que está em um dos endereços mais famosos de Viena, mas todos os dias tem de conviver com uma aglomeração de centenas de turistas. Hundertwasser também era pintor e suas obras podem ser vistas no Kunsthaus Wien, um prédio também projetado pelo arquiteto que abriga exposições de arte.

Adobe Stock: Hundertwasser in Vienna – Travelview

CONVITE ESPECIAL

A agência Voupra atende centenas de clientes por dia sempre com o compromisso de oferecer a melhor experiência.

Quando estiver próximo da Avenida Paulista em São Paulo, passe para visitar o escritório da agência e tomar um café! Será interessante você conhecer a ampla estrutura da agência dos seus amigos aqui, os Voupranos.

Endereço: Avenida Paulista,  1079 – São Paulo

O objetivo da agência Voupra é sempre criar um vínculo duradouro com os clientes, proporcionando experiências incríveis, para que essa relação de fato se torne especial por muitos anos.

VEJA TAMBÉM:

O Voupranos possui a missão de ajudar o viajante brasileiro na hora de planejar sua próxima viagem e se informar sobre tudo que acontece de mais importante para o turista do Brasil.

Todos os artigos, notícias e dicas de viagem do Voupranos são preparados por especialistas em turismo, jornalistas e conta com a curadoria da Editora Europa. A atualização é diária e o portal já conta com centenas de páginas com informações dos principais destinos procurados pelo público brasileiro.

O site de notícias Voupranos tem a proposta de ser um portal leve, divertido e empolgante, com a ambição de se transformar em um dos maiores portais do Brasil, com o desejo de mais que informar, levar a alegria e diversão para todo o seu público.

Além dos artigos que funcionam como guias rápidos de cada destino, o portal traz diariamente novas notícias do mundo do turismo. Tudo com foco no viajante, que deseja planejar excelentes férias com o melhor investimento. Visite o Voupranos sempre que desejar explorar um mundo de novidades em muitos destinos.

portal Voupranos é um investimento ambicioso da agência de viagens Voupra, conhecida pelas grandes novidades que implementou no segmento de turismo nos últimos anos, e pelo forte comprometimento com seus clientes, inclusive sendo uma das raras agências com o certificado RA1000 do Reclame Aqui.

Publicado em: 10/02/2023
Atualizada em: 10/02/2023
Quero contribuir com essa matéria dos Voupranos

Áustria