Atrações nos arredores de Cartagena das Índias – Voupranos

Atrações nos arredores de Cartagena das Índias

Adobe Stock: Panorámica de Cartagena de indias, Colombia – Edgar

Uma vez em Cartagena de Índias, vale a pena explorar algumas atrações dos arredores. Essa é a melhor forma de imergir na cultura local e, principalmente, conhecer boas praias, que ficam nas ilhas com acesso fácil desde a cidade.

O roteiro pode incluir Palenque, Isla del Rosario e Playa Blanca. Veja detalhes de todos esses destinos.

Palenque

Um destino que merece a visita nos arredores de Cartagena de Índias é San Basilio de Palenque, comunidade de descendentes de escravos africanos situada a cerca de uma hora e meia do centro da vizinha famosa.

Fundado no século 17 pelo líder negro Benkos Biohó – espécie de Zumbi colombiano – e outros 36 escravos fugitivos, o destino permaneceu isolado até a década de 1970, quando o famoso boxeador local Kid Pambelé conseguiu criar uma via de acesso à comunidade. Isso permitiu que, fora o idioma, vários rituais e tradições ancestrais da região se mantivessem intactos.

Entre eles, destacam-se o uso de plantas medicinais, os rituais fúnebres que se estendem por nove longos dias, a forma de socar milho no pilão para preparar pratos únicos e o jeito caliente de dançar a champeta no ritmo dos atabaques.

Desde 2008, esse pedacinho da África em solo colombiano é declarado Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade pela Unesco.

Quem visita a região, não raramente, se depara com os moradores fazendo apresentações de dança e tambor, dando aulas de culinária, ensinando penteados afro e abrindo as portas de suas casas para o almoço, que pode ser um peixe frito na folha de bananeira acompanhado de arroz de coco e uma saladinha.

A estrutura, como se pode imaginar, é precária, mas o jeito acolhedor e alegre dos palenqueros compensa a falta de talheres ou de um papel no banheiro. No final do passeio, você certamente já terá caído na dança e estará chamando todo mundo de kombilesa (amigo).

Adobe Stock: Mayan ruins in Palenque, Chiapas, Mexico – Madrugada Verde

Adobe Stock: Palenque archaeological site, a pre-Columbian Maya civilization of Mesoamerica – Anton Ivanov Photo

Isla del Rosario e Playa Blanca

Cartagena de Índias está à beira-mar, mas suas praias urbanas não têm nada de especial. Pelo contrário, são até bem sem graça, com areia escura. Aquele mar azul, tipicamente caribenho, pelo qual todo mundo sonha, pode ser visto para valer nas ilhas da Colômbia.

Parte delas ficam na própria Baía de Cartagena, a uma hora de barco da cidade. São as Ilhas do Rosário, um apanhado de 27 pequenas ilhas de corais e mais uma porção de ilhotas.

Considere hospedar-se em um hotel em uma das ilhas para curtir praia e passeios de lancha. Outra alternativa é embarcar nos tours que saem diariamente de Cartagena. Entre as excursões mais populares está o combo “Playa Blanca” e “Isla del Rosario”, realizado em barcos que partem do  “Muelle Turístico de los Pegasos”.

O arquipélago faz parte de um parque nacional, o Corales del Rosario y San Bernardo, que protege o recife de corais mais extenso e diversificado da costa colombiana. O mar impressiona pelas belíssimas nuances de cores, que vão do verde-esmeralda ao azul-turquesa.

No roteiro em Isla del Rosario inclui um mergulho com snorkel à beira da ilha. Rende um passeio subaquático multicolorido entre cardumes de peixes azuis e amarelos.

Vale lembrar que, apesar das belezas naturais, não se trata exatamente de uma ilha deserta. Muito pelo contrário, o destino é bastante popular, o que pode decepcionar quem vai à espera de algo mais reservado, para tardes silenciosas com um livro embaixo de um coqueiro.

Outra opção é seguir para a ilha Baru, onde está a famosa Playa Blanca, que faz jus ao nome com suas areias branquíssimas e fofas.  Há diversas barracas ao longo da orla, que servem comidas típicas, como o arroz de coco e arepas.

O clima é de festa. Salsa, cumbia e outros ritmos ecoam pela areia em alto volume. No mar, banana boats e jet skis fazem a festa dos visitantes.

Adobe Stock: The paradies beach of Playa Blanca on Island Baru by Cartagena in Colombia aerial view – Ronedya

Adobe Stock: Rosario Island near Cartagena, Colombia – Posztós János

CONVITE ESPECIAL

A agência Voupra atende centenas de clientes por dia sempre com o compromisso de oferecer a melhor experiência.

Quando estiver próximo da Avenida Paulista em São Paulo, passe para visitar o escritório da agência e tomar um café! Será interessante você conhecer a ampla estrutura da agência dos seus amigos aqui, os Voupranos.

Endereço: Avenida Paulista,  1079 – São Paulo

O objetivo da agência Voupra é sempre criar um vínculo duradouro com os clientes, proporcionando experiências incríveis, para que essa relação de fato se torne especial por muitos anos.

VEJA TAMBÉM:

O Voupranos possui a missão de ajudar o viajante brasileiro na hora de planejar sua próxima viagem e se informar sobre tudo que acontece de mais importante para o turista do Brasil.

Todos os artigos, notícias e dicas de viagem do Voupranos são preparados por especialistas em turismo, jornalistas e conta com a curadoria da Editora Europa. A atualização é diária e o portal já conta com centenas de páginas com informações dos principais destinos procurados pelo público brasileiro.

O site de notícias Voupranos tem a proposta de ser um portal leve, divertido e empolgante, com a ambição de se transformar em um dos maiores portais do Brasil, com o desejo de mais que informar, levar a alegria e diversão para todo o seu público.

Além dos artigos que funcionam como guias rápidos de cada destino, o portal traz diariamente novas notícias do mundo do turismo. Tudo com foco no viajante, que deseja planejar excelentes férias com o melhor investimento. Visite o Voupranos sempre que desejar explorar um mundo de novidades em muitos destinos.

portal Voupranos é um investimento ambicioso da agência de viagens Voupra, conhecida pelas grandes novidades que implementou no segmento de turismo nos últimos anos, e pelo forte comprometimento com seus clientes, inclusive sendo uma das raras agências com o certificado RA1000 do Reclame Aqui.

Publicado em: 26/12/2022
Atualizada em: 26/12/2022
Quero contribuir com essa matéria dos Voupranos

Colômbia