As atrações que fazem de Bonito, na verdade, um lugar maravilhoso
Os nomes das atrações de Bonito são muito bem escolhidos. Aquário Natural, por exemplo. É perfeito para a nascente do Rio Baía Bonita, uma piscina de água cristalina cheia de plantas aquáticas e peixes de diversas espécies.
O Rio Formoso é outro de bela alcunha, com suas matas ciliares e dezenas de cachoeiras. Já a Lagoa Misteriosa foi assim batizada porque passa boa parte do ano coberta de algas, fechado para visitação.
Mas de um dia para o outro, no começo de abril, as algas desaparecem e o que se vê é uma lagoa azul-turquesa, que mais parece uma miragem em meio à mata fechada e é tão profunda que só mergulhadores experientes podem desvendar os segredos de seus túneis subaquáticos. O mesmo se pode dizer do Buraco das Araras, da Gruta do Lago Azul, entre outros. Apenas o nome “Bonito” é que não faz jus a beleza dessa região. Bonito, no caso, é pouco. O mais correto seria algo como Lindo, Estupendo, Espetáculo. Duvida? Então confira um pouco mais sobre os principais points dessa maravilha da natureza.
Rio Sucuri
A transparência e a beleza da água do Sucuri são imbatíveis. A cor é inacreditável, lembra o azul do mar do Caribe. É assim por conta das pedras de calcário do fundo, que refletem a luz do sol. O Sucuri tem uma bela vegetação subaquática, mas faltam-lhe peixes na quantidade que existem em outros rios da região. Fazer uma flutuação por lá em meio a piraputangas, pacus, dourados e traíras, é uma boa introdução do que está por vir.
Lagoa Misteriosa
Na maior parte do ano, a Lagoa Misteriosa fica coberta de algas e fechada para visitação. Mas, no começo de abril, as algas desaparecem expondo a água azul-turquesa da lagoa em meio ao verde da mata. O visual é de babar. Mas não é só pra olhar. Também se pode nadar, fazer snorkeling e até mergulhar com cilindro. A transparência da água é tão absurda que é possível ver as pedras e árvores caídas no fundo a dezenas de metros de profundidade.
Aquário Natural
A nascente do Rio Baía Bonita é um laguinho de água cristalina, com um jardim submerso de plantas verdejantes, habitado por peixes de diversas espécies. É o passeio de flutuação mais impactante de Bonito. Quem coloca a máscara e cai na água leva um susto com o cardume de piraputangas nadando a centímetros dos olhos.
Gruta do Lago Azul
É o cartão-postal de Bonito e uma das grandes maravilhas naturais do Brasil. O nome diz tudo: um lago azul intenso nos fundos de uma caverna de calcário. A visitação é supercontrolada e cheia de restrições. A descida na gruta até o lago é feito por uma escadaria de pedras construída há poucos anos. Os horários são rígidos, e o tempo de permanência, também. Mesmo assim, quem vai gosta.
Abismo Anhumas
É a grande aventura de Bonito e, de longe, o passeio mais emocionante. Do chão, o abismo Anhumas é apenas uma fenda na terra. Mas lá dentro, no subsolo, aquela simples fenda se abre em imenso salão de rocha calcária do tamanho de um ginásio, cujas paredes são forradas de estalactites gigantes. O fundo da caverna é tomado por um lago de água limpíssima de cor verde-esmeralda.
Para entrar, é preciso descer de rapel pela tal fenda, de uma altura de 72 metros, até uma plataforma flutuante. Dali, os aventureiros partem em um passeio de bote pelo lago seguido de um srnokel com lanternas para ver as estalagmites que existem no fundo da água e que demoraram milhões de anos para se formar.
Rio da Prata
É o passeio mais interativo da região. São quase duas horas flutuando suavemente ao sabor da correnteza de um riacho de águas calmas e cristalinas, usando uma roupa de neoprene que impede o corpo de afundar. Não é preciso sequer mexer braços e pernas, apenas relaxar e curtir, vendo piraputangas, pacus e dourados desfilando em meio às plantas aquáticas bem abaixo de você.
Boca da Onça
“Deixe o mundo lá fora e entre só com a sua alma”, está escrito na placa da entrada da fazenda Boca da Onça. A sede é a mais caprichada: um casarão bonito e avarandado, com uma bela piscina em meio a um gramadão com vista para as montanhas da Serra da Bodoquena. As atrações ficam ao longo de uma trilha de 4 km. Começa em um mirante
inacreditável, de onde se pode fazer rapel, e segue até a base da Cachoeira Boca da Onça, a maior do Mato Grosso do Sul, com 156 metros de altura.
A trilha é aberta e plana. O único trecho mais difícil é descer a escadaria de 886 degraus que leva do mirante até a beira do rio, aos pés da cachoeira. O ponto alto é o chamado Buraco do Macaco, uma pequena queda-d’água que cai em uma gruta, formando um poço onde dá para nadar.
Nascente Azul
O complexo inclui o Lago da Capela (de água corrente), onde dá para nadar e mergulhar com cilindro junto a cardumes de piraputangas.O local conta ainda com um restaurante amplo, com muitas mesas ao ar livre que dão um
climão de praia ao ambiente. Uma trilha ecológica leva a uma bela cachoeira. Mas o melhor é a flutuação na nascente do Rio Bonito, que tem muitos peixes e plantas aquáticas, dando vista a uma paisagem bastante fotogênica.
Rio Formoso
O bote e boia-cross são duas atividades bem divertidas, baratas e fáceis de fazer em Bonito. Ambas acontecem no Rio Formoso, o mais importante da cidade. O passeio de bote é feito em barcos infláveis, por um trecho bonito do rio, cercado pela mata, que altera trechos de calmaria com pequenas quedas- d’água, responsáveis em jogar um pouco de emoção ao passeio.
Cada bote leva um balde, que serve para uma animada guerra d’água com os outros barcos. As crianças adoram e os adultos se divertem tanto quanto elas. Dura 1h30. Já o boia-cross é realizado em boias coloridas do tamanho de câmaras de caminhão, num percurso que passa por quatro cachoeiras. As quedas e as risadas são inevitáveis.
Buraco das Araras
O “buraco” tem 160 metros de diâmetro e 124 metros de profundidade, com paredões de pedras avermelhadas de arenito. Lá embaixo, há apenas um lago. No meio disso tudo, você verá araras, muitas araras. O lugar é moradia de dezenas de pássaros. É um espetáculo diário. Os turistas ficam pasmos ao assistirem ao desfile das aves, que dão rasantes e exibem-se livres bem em frente dos olhos deles. O canto forte das araras ecoa nos paredão e provoca um som emocionante.
Estância Mimosa
Uma fazenda bucólica cortada pelo Rio Mimoso, com sete lindas cachoeiras ao longo de uma trilha de 2 km, dá vida à estância. Trata-se de um lugar para passar o dia inteiro e relaxar bastante.
Atualizada em: 19/12/2024