As atrações de Puerto Vallarta – Voupranos

As atrações de Puerto Vallarta

Adobe Stock: Praia Conchas Chinas, Puerto Vallarta – Hello Cinthia

Com média de 300 dias de sol por ano, é bem provável que você seja recebido em Puerto Vallarta, na costa mexicana do Pacífico, sob as bênçãos do astro-rei, ainda mais se for verão (sobretudo em junho e julho). Melhor assim. O tempo ensolarado é o verdadeiro cartão de visita da cidade, e não só porque garante praia. Há muitas atrações por lá, como um farol à beira- mar, cujo mirante, em dias claros, brinda os viajantes com uma bela vista panorâmica de toda a cidade. Tem até um bar ali, para quem quer apreciar o visual como manda o figurino: com um copo de margarita em mãos.

O farol está nas proximidades do Malecón, point onde turistas e moradores passeiam nos fins de tarde. É nesse calçadão ladeado pelo mar e exclusivo dos pedestres que restôs de redes internacionais, casas noturnas e lojinhas de produtos típicos disputam a atenção dos passantes. Vale sentar-se num dos bancos de frente para o mar para tomar um sorvete e apreciar o sol calmamente se esconder no Pacífico.

Adobe Stock: Puerto Vallarta, México – Alonso Reyes

Adobe Stock: Catedral de Puerto Vallarta, México – Rilke Bild

O Malecón também é um espaço dedicado às artes: ao longo de seu 1,7 km de extensão estão distribuídas várias esculturas de bronze – a mais famosa é a de um cavalo-marinho, que aparece até no logotipo da cidade –, assim como artistas pintando quadros na rua, sem se preocupar com o vaivém dos turistas. Numa das travessas do calçadão, está a Igreja de Nossa Senhora de Guadalupe, a mais importante da cidade, com sua torre colonial vigiando a vizinhança. E, no extremo sul do Malecón, a atração é o teatro Los Arcos, onde rolam shows ao ar livre.

Não muito longe dali está a chamada Zona Romântica ou Viejo Vallarta, bairro que reúne os melhores restaurantes, alguns com vista para a movimentada Praia de Los Muertos. Com ruas de pedra, vielas e casinhas charmosas, o local faz jus a seu nome e revela a genuína alma da cidade.

Adobe Stock: Malecón, Praia de Los Muertos, Puerto Vallarta – C13studio

Adobe Stock: Praia Esmeralda, Puerto Vallarta – MarioAlberto

Principais atrações

Além de curtir o relax em praias como Los Muertos, Conchas Chinas, Las Gemelas e Yelapa (esta última acessível apenas de barco), quem vai a Puerto Vallarta tem à disposição uma série de atividades. Dá para nadar com golfinhos, mergulhar e se aventurar em esportes radicais, como rapel, tirolesa e pesca submarina.

Adobe Stock: Praia Conchas Chinas, Puerto Vallarta – Carlos Flores

Um dos roteiros mais procurados é o México Escondido, que promete uma imersão na cultura local. O tour começa com uma visita rápida ao Jardim Botânico, na qual são apresentadas cinco ou seis espécies de plantas. Mais rápido do que o passeio só mesmo os zancudos, como são chamados os mosquitos minúsculos, muito parecidos com os borrachudos, que não dão trégua em alguns pontos visitados. Não deixe de usar repelente, embora o produto nem sempre adiante.

Na sequência vem uma parada para ver os petroglifos pré-hispânicos, desenhos esculpidos há 1.200 anos em pedras ao ar livre, hoje situadas numa fazenda particular. O passeio inclui ainda pit stops no povoado de El Tuito, para conferir a produção de queijos, pães caseiros, tequila e racilla, bebida similar à tequila, mas produzida a partir de outra variedade da planta agave.

Adobe Stock: Praia Los Muerto, Puerto Vallarta – Miguelnaranjomx

Adobe Stock: Praia Conchas Chinas, Puerto Vallarte – Eskystudio

Tartarugas e baleias

De julho a dezembro, os olhares se voltam para beira-mar, e não apenas por causa do dolce far niente: esse é o período em que se pode acompanhar a soltura de tartarugas promovida por muitos hotéis pé na areia, atividade conduzida gratuitamente por biólogos e que não requer reserva. Os filhotes que nasceram durante o dia são liberados para “caçar” o rumo do mar por volta das 19h30, quando tudo fica às escuras e o risco de eles serem
atacados por predadores é menor.

Os turistas participam ativamente do processo: cada um pega uma tartaruguinha, dá um nome a ela e então a coloca na areia para vê-la se encaminhar ao mar. Com sorte, pode ser que também se consiga encontrar uma tartaruga adulta depositando ovos na praia. Eles são recolhidos por voluntários e mantidos em local seguro por 45 dias, até o nascimento dos filhotes.

Agora, se você estiver em Vallarta entre dezembro e março, prepare-se para dar de cara com baleias jubarte, que podem ser avistadas até mesmo da praia. Elas surgem em grande quantidade na costa de Puerto Vallarta e Riviera Nayarit, e quem quiser observá-las mais de perto pode contratar passeios de barco.

Adobe Stock: Marina Vallarta, México – Robin

Adobe Stock: Puerto Vallarta – Mikefuchslocher

História

Até o início dos anos de 1960, Puerto Vallarta era um povoado pacato que sequer aparecia nos mapas. Mas tudo mudou a partir de 1964, quando a cidadezinha foi escolhida como cenário do filme Noite do Iguana. Durante as gravações, os atores sensação da época, Richard Burton, protagonista da trama, e Elizabeth Taylor – ambos casados com outras pessoas na época –, viveram um romance proibido por lá. E passaram a viajar ao até então desconhecido vilarejo só para se encontrar. Descoberto pela mídia, o affair foi parar nas revistas de fofoca, atraindo os olhos do mundo para a sedutora região.

Adobe Stock: Puerto Vallarta, Jalisco, México – Carmen

Adobe Stock: Puerto Vallarta, Jalisco, México – Carmen

Publicado em: 28/07/2023
Atualizada em: 28/07/2023
Quero contribuir com essa matéria dos Voupranos

Voupra