Roteiro de 3 dias em Munique, na Alemanha – Voupranos

Roteiro de 3 dias em Munique, na Alemanha

Adobe Stock: Munich city skyline panorama, Munich, Germany – Noppasinw

Munique é a meca dos turistas na Alemanha. A capital bávara tem ar de cidade grande (e é mesmo, com cerca de 1 milhão de habitantes), mas com um agradável astral de cenário alpino, com casas de telhados triangulares e montanhas cobertas de neve no horizonte. Por isso, vale a pena montar um roteiro de ao menos três dias para conhecer a cidade.

Dona de uma atraente arquitetura do século 19, Munique tem monumentos históricos e museus importantes, além de um clima de festa único durante os meses quentes do ano, cujo ponto alto é a celebração da Oktoberfest, entre setembro e outubro.

Assim, Munique é a mais completa tradução da Alemanha típica, com direito aos canecões de chope de litro, garçons vestidos com roupa de tirolês e muitos lugares para brindar. Até os próprios alemães vão para lá nas férias, como se a cidade fosse uma espécie de Salvador germânica, ainda que esteja a centenas de quilômetros da praia mais próxima.

Veja o que fazer em um roteiro de três dias em Munique.

1º dia – Marienplatz e biergarten

Qualquer passeio em Munique começa pela Marienplatz, importante praça no coração da cidade, onde está o principal cartão-postal local, o edifício que funciona como prefeitura (ou rathaus) e tem uma impressionante fachada em estilo neogótico.

No quinto andar do prédio há um café, o Glockenspiel, de onde se tem uma vista divina da praça. Outro ponto muito favorável para apreciar a Marienplatz está no lado oposto à rathaus, na Frauenkirche ou “Igreja de Nossa Senhora”, que tem duas torres bem altas. É possível subir até o topo por uma velha escadaria e, se o dia estiver claro, dá para avistar as montanhas dos Alpes alemães no horizonte.

Bem mais fácil do que encarar a longa escadaria da igreja é chegar até a Houfbräuhaus, ali perto, a cervejaria mais famosa da Alemanha e onde o clima de Oktoberfest segue pelo ano todo. Na entrada da casa, o garçom já pergunta qual cerveja você quer, como se fosse impossível pedir outra coisa. Bebe-se muita cerveja na Alemanha. A média anual é de cerca de 130 litros por cidadão.

Mas em Munique bebe-se ainda mais. Há muitos parques e restaurantes com biergarten ou, traduzindo, “jardim da cerveja”, que nada mais é do que um espaço ao ar livre com mesas. Os biergartens fazem parte da tradição germânica e costumam lotar nos dias de verão, principalmente na Baviera, onde o passatempo predileto dos habitantes é encontrar os amigos para entornar canecões acompanhados das wursts, a deliciosa linguiça alemã, servida em toda parte, dos restaurantes badalados às barraquinhas de rua

Adobe Stock: Marienplatz, München – Sina Ettmer

Adobe Stock: Chinese Tower in English Garden, Munich – Saiko3p

Adobe Stock: Oktoberfest, Munich, Germany. Waiter serve beer, closeup view. People in traditional Bavarian costume – Rawf8

2º dia – Museus

Aproveite o segundo dia de viagem para conhecer os principais museus de Munique. O mais famoso é o Deutsches Museum, com exposições ligadas à ciência e tecnologia. Em seguida, saia em rumo ao Residenz. O local, que foi a residência oficial dos reis da Bavária, tem um dos teatros mais lindos do Velho Continente.

Os fãs de arte ainda têm como opção ir à Alte Pinakothek, que tem um enorme acervo de obras renomadas. Entre elas destaca-se o quadro “Descida de Cristo da Cruz”, do pintor holandês Rembrandt. Vale a pena passar algumas horas por lá.

Os bairros Glockenbachviertel e Schwabing, por sua vez, são ideais para quem quer terminar o dia em alto estilo. Basta bater perna por lá para achar um bar ou balada que combine com o seu estilo. Também existem muitos restaurantes para todos os gostos e bolsos na região.

Adobe Stock: Transport Exhibition in the Deutsches Museum munich, germany – Sharon hitman

Adobe Stock: Famous modern and old pinakothek museum building at the kunstareal in munich – Fottoo

3º dia – Nymphenburg e Olympiapark

Pela manhã, uma boa dica é visitar o Castelo de Nymphenburg, um dos mais tradicionais da Alemanha. Além de curtir os jardins lindíssimos que envolvem a edificação, dá para tomar um cafezinho no charmoso restaurante do local.

Depois, siga para o Olympiapark, complexo esportivo construído para as Olimpíadas de 1972 e que, até hoje, esbanja um visual moderno, que remete a futuristas tendas de circo. Durante o passeio, vale a pena subir na torre para ter uma vista panorâmica de Munique.

Não deixe de passar no BMW Museum, que fica nas proximidades e é uma boa opção para quem quer conhecer um pouco mais sobre a história da montadora, além de ver algumas máquinas potentes de perto. Trata-se de um passeio imperdível para os fãs de carros alemães.

No fim da tarde, ainda dá tempo de dar um pulo no Allianz Arena, casa do time de futebol Bayern de Munique. Imponente, o estádio foi construído para a Copa do Mundo de 2006. Quem não se contentar só com a beleza da parte externa pode optar pelos tours completos, que levam os visitantes pelas instalações da arena. Vale a pena também ver o estádio iluminado, ao anoitecer.

Como não há nada melhor do que uma boa cerveja típica para fechar com chave de ouro o passeio pela capital da Baviera, dê um pulo no restaurante da Löwenbräu. Para acompanhar, peça por uma das wursts, as famosas salsichas alemãs.

Outra boa pedida é a Augustiner, no centro. E quem quiser mais badalação ainda pode passear pelos bares e cafés próximos à Odeonplatz.

Adobe Stock: MUNICH, GERMANY – MAY 8, 2012: Panorama of Nymphenburg Palace (Schloss Nymphenburg). – Dmitry Rukhlenko

Adobe Stock: Munich Olympiapark in summer, Germany. It is Olympic Park, landmark of Munich. Scenic view of former sport district. Scenery of Munich with tower and lake. – Scaliger

CONVITE ESPECIAL

A agência Voupra atende centenas de clientes por dia sempre com o compromisso de oferecer a melhor experiência.

Quando estiver próximo da Avenida Paulista em São Paulo, passe para visitar o escritório da agência e tomar um café! Será interessante você conhecer a ampla estrutura da agência dos seus amigos aqui, os Voupranos.

Endereço: Avenida Paulista,  1079 – São Paulo

O objetivo da agência Voupra é sempre criar um vínculo duradouro com os clientes, proporcionando experiências incríveis, para que essa relação de fato se torne especial por muitos anos.

VEJA TAMBÉM:

O Voupranos possui a missão de ajudar o viajante brasileiro na hora de planejar sua próxima viagem e se informar sobre tudo que acontece de mais importante para o turista do Brasil.

Todos os artigos, notícias e dicas de viagem do Voupranos são preparados por especialistas em turismo, jornalistas e conta com a curadoria da Editora Europa. A atualização é diária e o portal já conta com centenas de páginas com informações dos principais destinos procurados pelo público brasileiro.

O site de notícias Voupranos tem a proposta de ser um portal leve, divertido e empolgante, com a ambição de se transformar em um dos maiores portais do Brasil, com o desejo de mais que informar, levar a alegria e diversão para todo o seu público.

Além dos artigos que funcionam como guias rápidos de cada destino, o portal traz diariamente novas notícias do mundo do turismo. Tudo com foco no viajante, que deseja planejar excelentes férias com o melhor investimento. Visite o Voupranos sempre que desejar explorar um mundo de novidades em muitos destinos.

portal Voupranos é um investimento ambicioso da agência de viagens Voupra, conhecida pelas grandes novidades que implementou no segmento de turismo nos últimos anos, e pelo forte comprometimento com seus clientes, inclusive sendo uma das raras agências com o certificado RA1000 do Reclame Aqui.

Publicado em: 16/01/2023
Atualizada em: 16/01/2023
Quero contribuir com essa matéria dos Voupranos

Alemanha