O que fazer em Stuttgart na Alemanha, cidade conhecida como berço do automóvel – Voupranos

O que fazer em Stuttgart na Alemanha, cidade conhecida como berço do automóvel

Adobe Stock: Porsche museu – Timo Günthner

O ronco agudo e absolutamente preciso do motor do Porsche conversível zunindo pelas estradas perfeitas e cercadas de vales verdejantes ora tomados por pinheiros, ora por parreiras, não deixa dúvidas: quem procura o que fazer em Stuttgart e seus arredores imerge nas mais fascinantes tradições da Alemanha.

Cidade grande (para os padrões alemães) com atmosfera interiorana, Stuttgart sabe receber bem o viajante mais exigente. Tem bons hotéis e excelentes restaurantes, além de um clima divertido para quem deseja usá-la como base para explorar a região da Floresta Negra.

Desde sempre, a história de Stuttgart é marcada por avanços que, embora importantes, nunca trouxeram prejuízos às tradições locais, como o projeto que pretende levar para debaixo da terra a estação ferroviária central em prol da criação de uma enorme área verde, com direito a biergartens (os famosos jardins de cerveja alemães) e tudo.

Mas a maior prova disso são os palácios novo e velho, que pulsam lado a lado em uma enorme praça chamada Schlossplatz (Praça dos Castelos), o coração de Stuttgart. O “novo”, de estilo barroco, foi erguido entre 1746 e 1807 e abriga repartições públicas. O velho, bem mais interessante, tem sua origem no século 10 e, hoje, funciona como um museu onde estão expostos os tesouros dos antigos reis de Württemberg.

Centro Histórico

Passear sem compromisso pelo Centro Histórico de Stuttgart é uma delícia, mesmo porque nos arredores há uma galeria de arte com obras de Rembrandt, Monet e Picasso, bem como o Museum of Art, de arte moderna, cujo prédio lembra um cubo de vidro que faz olhos brilharem ao ser iluminado, durante a noite.

Esse também é o momento em que se ouve o burburinho em torno de uma das óperas mais celebradas do mundo, com concertos ou apresentações de balé diárias. No saguão, é possível observar os 14 lustres do edifício inspirado na parisiense Ópera Garnier, um dos poucos de Stuttgart que sobreviveram aos bombardeios da Segunda Guerra.

Adobe Stock: Cidade de Stuttgart – ilolab

Compras

Impacto semelhante é provocado pela Breuninger, a segunda maior loja de departamentos da Alemanha (atrás apenas da KaDeWe, em Berlim). Ali, há roupas e acessórios de marcas como Céline, Prada, Dior, Ermenegildo Zegna, Hermès e Tiffany & Co.

A Breuninger é a principal joia de uma área belíssima chamada Dorotheen Quartier, que está para a cidade assim como o Quadrilátero da Moda para Milão. O local concentra novas e modernas lojas de grifes, como Gucci e Louis Vuitton. É um lugar perfeito para caminhar antes de, finalmente, render-se à tradição automotiva alemã.

Adobe Stock: Breuninger shopping mall – Uslatar

Mercedes Museum

Nada chama mais a atenção na capital de Baden-Württemberg do que a adoração de seus cidadãos aos carros. Não à toa, montadoras como Mercedes-Benz e Porsche têm sede ali – e, reza a lenda, até o cavalinho rampante que virou ícone da Ferrari teria sido adotado por Enzo Ferrari depois que ele viu um piloto alemão usando um adereço semelhante em seu avião, justamente o cavalo que simboliza Stuttgart.

Histórias ainda melhores sobre automóveis podem ser conferidas no surpreendente Mercedes Museum, tão fascinante que é capaz de encantar até quem não sabe quantas rodas tem um carro. Ao adentrar no moderno prédio em formato oval, o visitante é encaminhado a um singelo elevador que leva para o sexto andar, onde começa uma jornada em espiral que conta a trajetória da montadora – e dos automóveis no mundo.

De cara se aprende que a estrela símbolo da marca vem da ideia dos criadores em motorizar a terra, o céu e o ar. Por isso, há até barcos e aviões expostos, embora sejam os veículos terrestres que chamem a atenção para valer.

O primeiro motor, o primeiro triciclo, o primeiro modelo montado sobre uma carroça e o primeiro carro do mundo estão ali. Tem também o primeiro bólido que passou dos 100 km/h, o caminhão pioneiro com motor a diesel, os mais antigos ônibus de dois andares posteriormente adotados por Londres e modelos famosos como o 300 SL Coupê, mais conhecido como Asas de Gaivota pelas portas que, ironicamente por um erro de projeto, só podiam ser abertas para cima.

A exposição é deslumbrante e conta a história da evolução automotiva até os carros elétricos, com direito a modelos de famosos como a Princesa Diana e um sultão de Marrocos. Isso sem contar um Papa Móvel e o ônibus que transportava a campeã seleção da Alemanha na Copa do Mundo de 1974.

Entre autofalantes que emitem barulhos de motores e projeções de imagens, o passeio termina no primeiro andar, onde a evolução de carros de corrida é exibida em uma pista em formato de curva. Ali se destacam bólidos de Fórmula 1 de pilotos como Michael Schumacher, que por anos correu pela Mercedes.

Adobe Stock: Mercedes-Benz Museum in Stuttgart – Uslatar

Unsplash: Carros clássicos da Mercedes-Benz no Mercedes Museum, Stuttgart – Andrew Dawes

Adobe Stock: Mercedes-Benz Museum in Stuttgart – Sergey Kohl

Museu do Porsche

Vale a pena incluir no roteiro uma visita ao não menos deslumbrante Museu da Porsche. O local exibe os primeiros automóveis da marca (também pioneiros no mundo) e até o famoso Fusca, que teria sido desenhado por Ferdinand Porsche, o criador da montadora.

Modelos como 911 e Carrera despontam em um prédio fantástico, cujo design futurista é tão arrebatador que muitos visitantes vão até lá para fazer um tour relacionado à arquitetura.

Adobe Stock: Porsche museum in Stuttgart – makasana photo

CONVITE ESPECIAL

A agência Voupra atende centenas de clientes por dia sempre com o compromisso de oferecer a melhor experiência.

Quando estiver próximo da Avenida Paulista em São Paulo, passe para visitar o escritório da agência e tomar um café! Será interessante você conhecer a ampla estrutura da agência dos seus amigos aqui, os Voupranos.

Endereço: Avenida Paulista,  1079 – São Paulo

O objetivo da agência Voupra é sempre criar um vínculo duradouro com os clientes, proporcionando experiências incríveis, para que essa relação de fato se torne especial por muitos anos.

VEJA TAMBÉM:

O Voupranos possui a missão de ajudar o viajante brasileiro na hora de planejar sua próxima viagem e se informar sobre tudo que acontece de mais importante para o turista do Brasil.

Todos os artigos, notícias e dicas de viagem do Voupranos são preparados por especialistas em turismo, jornalistas e conta com a curadoria da Editora Europa. A atualização é diária e o portal já conta com centenas de páginas com informações dos principais destinos procurados pelo público brasileiro.

O site de notícias Voupranos tem a proposta de ser um portal leve, divertido e empolgante, com a ambição de se transformar em um dos maiores portais do Brasil, com o desejo de mais que informar, levar a alegria e diversão para todo o seu público.

Além dos artigos que funcionam como guias rápidos de cada destino, o portal traz diariamente novas notícias do mundo do turismo. Tudo com foco no viajante, que deseja planejar excelentes férias com o melhor investimento. Visite o Voupranos sempre que desejar explorar um mundo de novidades em muitos destinos.

portal Voupranos é um investimento ambicioso da agência de viagens Voupra, conhecida pelas grandes novidades que implementou no segmento de turismo nos últimos anos, e pelo forte comprometimento com seus clientes, inclusive sendo uma das raras agências com o certificado RA1000 do Reclame Aqui.

Publicado em: 16/01/2023
Atualizada em: 16/01/2023
Quero contribuir com essa matéria dos Voupranos

Alemanha