O que fazer em Hamburgo, a rica cidade da Alemanha – Voupranos

O que fazer em Hamburgo, a rica cidade da Alemanha

Há muito o que fazer em Hamburgo, na Alemanha. Ao contrário do sul do país, cheio de casinhas de estilo enxaimel e bandinhas de tirolês, a cidade não tem nada a ver com esse estereótipo: é uma metrópole moderna, original e, ao mesmo tempo, underground.

Hamburgo é a cidade mais rica da Alemanha graças ao comércio marítimo em seu enorme porto, que ocupa boa parte da área urbana. É sede das principais empresas de comunicação alemãs.

O destino é voltado para quem gosta de lugares pouco convencionais. Uma vez lá, uma boa dica é caminhar durante o dia pelo agradável parque que se espalha à beira do Lago Alster, contemplando as mansões e as vitrines das lojas de grife.

À noite, a ferveção costuma rolar na Reeperstrasse, a lendária rua onde os Beatles e outros mitos do rock se apresentavam nas diversas casas noturnas que ainda hoje iluminam as noites de Hamburgo com suas fachadas de néon. É possível ver garotas de programa e jovens de cabelo moicano colorido em meio à multidão.

Plantada às margens do Elba, a cidade foi fundada no século 9º, tempo em que prosperou em função do comércio marítimo. O porto de Hamburgo é um dos maiores e mais movimentados do planeta, e por ali circula boa parte da riqueza alemã.

No século 19, a cidade teve que aumentar sua capacidade portuária, e um grande complexo de armazéns foi construído às margens do Elba. Os galpões históricos, de paredes de tijolinhos, se tornaram o principal cartão-postal de Hamburgo e atualmente não abrigam apenas contêineres, mas também restaurantes, lojas e museus.

Speicherstadt

Caminhar pela Speicherstadt, como é chamado o velho bairro portuário, é o programa número um, tanto para turistas como para moradores. Vale a pena conhecer o Miniatur Wunderland, museu de miniaturas que reproduz a cidade em reduzidas proporções.

Aos domingos, dê um pulo no Fishmarkt, feirinha de rua tradicionalíssima, que reúne democraticamente senhoras que acordam cedo para comprar peixe fresco e as verduras da semana e baladeiros que chegam para arrematar a noitada do sábado com um lanchinho nas barraquinhas do mercado.

Da Speicherstadt, saem catamarãs que navegam pelos inúmeros canais do Elba, um ótimo passeio para entender a geografia urbana local. São tantos canais para serem atravessados que a cidade ganhou uma espantosa quantidade de pontes: 2.160, o que é bem mais do que Veneza e Amsterdã juntas.

Hamburg landmark Wasserschloss

Hamburger Speicherstadt mit Katharinenkirche

Beatles

Os Beatles eram loucos por Hamburgo no início dos anos de 1960. Tocaram lá muitas vezes, em diversos bares de Saint Pauli, ao longo de toda a carreira da banda, inclusive nos primórdios, com Pete Best na bateria. Eles gostavam mais do Star Club (Grosse Freiheit, 39), mas a casa original foi destruída num incêndio em 1969, um ano antes do último concerto da banda inglesa.

Não é à toa que a cidade é a capital da música na Alemanha, o que não é pouca coisa no país de Beethoven e Bach. Os estilos que ecoam vão do punk rock das casas noturnas ao hip-hop das ruas, passando pelo clássico das salas de concertos e templos religiosos.

Na Igreja de Saint Michaelis, por exemplo, rolam apresentações com orquestras de música clássica todas as tardes, com destaque para o som de um centenário órgão de tubos. A igreja é um dos símbolos da cidade. Do alto da torre, após 453 degraus de escadaria, tem-se uma vista panorâmica do centro e da zona portuária.

Hamburg, Germany – August 23rd 2011: The Kaiserkeller music club in the St. Pauli quarter of Hamburg, Germany, near the Reeperbahn. The British pop group The Beatles played there in 1960.

Restauração

A segunda maior cidade da Alemanha foi quase totalmente destruída pelos bombardeios aéreos durante a Segunda Guerra Mundial. Apenas 20% das casas permaneceram de pé. As mais antigas, que resistiram aos ataques, estão nas proximidades da Saint Michaelis, em estreitíssimas vielas construídas no século 17, caso da rua Kramer Witmen, onde estão lojinhas de artesanato e o bom restaurante Krameramtsstuben.

Depois da guerra, os alemães cuidaram para que a reconstrução seguisse o padrão arquitetônico original, o que conferiu à cidade um certo de ar de antiguidade ainda que a maioria dos prédios tenha menos de 50 anos.

Hoje, a metrópole é modelo, tem baixíssimo índice de criminalidade, sistema de metrô eficiente e selo verde de qualidade de vida, com metade da área urbana tomada por parques, jardins e lagos.

Hannover

De Hamburgo, dá para esticar o passeio até Hannover, outra bela cidade alemã. Os belos parques e jardins de Herrenhausen, inspirados no Palácio de Versalhes, deram ao destino a fama de cidade dos jardins.

Conhecida internacionalmente após receber a Expo 2000, que reuniu representações culturais do mundo todo, consolidou-se como sede de feiras internacionais, sendo atualmente um dos destinos europeus mais requisitados para abrigar eventos.

A Rote Faden, linha vermelha marcada nas calçadas, liga 36 pontos turísticos da cidade. É só colocar os pés na rua para se dar conta da riqueza cultural de Hannover, que além de vários museus, tem obras de arte expostas ao ar livre. Trabalhos de Picasso, Nolde e Beckmann podem ser encontrados em suas casas de arte, como o Museu Sprengel.

Aerial view of the City Hall of Hannover, Germany

CONVITE ESPECIAL

A agência Voupra atende centenas de clientes por dia sempre com o compromisso de oferecer a melhor experiência.

Quando estiver próximo da Avenida Paulista em São Paulo, passe para visitar o escritório da agência e tomar um café! Será interessante você conhecer a ampla estrutura da agência dos seus amigos aqui, os Voupranos.

Endereço: Avenida Paulista,  1079 – São Paulo

O objetivo da agência Voupra é sempre criar um vínculo duradouro com os clientes, proporcionando experiências incríveis, para que essa relação de fato se torne especial por muitos anos.

VEJA TAMBÉM:

O Voupranos possui a missão de ajudar o viajante brasileiro na hora de planejar sua próxima viagem e se informar sobre tudo que acontece de mais importante para o turista do Brasil.

Todos os artigos, notícias e dicas de viagem do Voupranos são preparados por especialistas em turismo, jornalistas e conta com a curadoria da Editora Europa. A atualização é diária e o portal já conta com centenas de páginas com informações dos principais destinos procurados pelo público brasileiro.

O site de notícias Voupranos tem a proposta de ser um portal leve, divertido e empolgante, com a ambição de se transformar em um dos maiores portais do Brasil, com o desejo de mais que informar, levar a alegria e diversão para todo o seu público.

Além dos artigos que funcionam como guias rápidos de cada destino, o portal traz diariamente novas notícias do mundo do turismo. Tudo com foco no viajante, que deseja planejar excelentes férias com o melhor investimento. Visite o Voupranos sempre que desejar explorar um mundo de novidades em muitos destinos.

portal Voupranos é um investimento ambicioso da agência de viagens Voupra, conhecida pelas grandes novidades que implementou no segmento de turismo nos últimos anos, e pelo forte comprometimento com seus clientes, inclusive sendo uma das raras agências com o certificado RA1000 do Reclame Aqui.

Publicado em: 17/01/2023
Atualizada em: 17/01/2023
Quero contribuir com essa matéria dos Voupranos

Alemanha