Atrações de Munique para os fãs de carro, futebol e cerveja – Voupranos

Atrações de Munique para os fãs de carro, futebol e cerveja

Munich skyline with Marienplatz town hall in Germany

Se não der para estar em Munique na Oktoberfest, tudo bem: as cervejarias que fazem a fama da cidade funcionam o ano inteiro e recebem muito bem os fregueses. Além disso, Munique tem muitas outras atrações, sobretudo para os amantes do futebol, graças ao time do Bayern, e de carros, uma vez que algumas das montadoras mais famosas do mundo ficam na região.

Cervejas e salsichas

A Augustiner é cervejaria mais antiga da região: existe há quase 700 anos. Sua história remonta a 1328, quando um mosteiro agostiniano, nos arredores da Igreja Frauenkirche, um dos cartões-postais de Munique, produzia a bebida. Hoje, a cervejaria funciona em outro local, que se mantém tal qual na época de sua construção, em 1897, e é um verdadeiro palácio da cerveja.

Se a temperatura estiver agradável, deguste sua Maß (caneca) no jardim nos fundos, um dos mais idílicos da cidade, com arcos romanos e paredes verde-claro, onde estão estampadas pinturas de musas à la Botticelli. Embora não dê vontade de sair dali, vale perambular pelos diferentes ambientes da casa.

A cerveja clara da Augustiner é vendida numa garrafa que exibe um logo esverdeado e, por isso, os locais se referem a ela como “monge verde”. Para acompanhar a bebida no melhor estilo bávaro, nada mais indicado do que um par de salsichas brancas – as weiß­würstchen (pronuncia-se “vaisvurtichen”), feitas à base de carne de porco e de carneiro, cebola e temperos –, servidas com brezel, os tradicionais pães trançados.

As salsichas chegam à mesa dentro de um pote, embebidas em água quente. É preciso fazer um leve corte com a ponta da faca no produto para a pele sair inteirinha, deixando a carne pronta para ser degustada na companhia de uma mostarda adocicada. Mas, atenção: as “branquelas”, segundo manda a tradição, não devem escutar o sino do meio-dia. Ou seja, as eiß­würstchen são uma iguaria consumida, pelos moradores, na parte da manhã. Isso quer dizer que, quando os turistas saem para assistir ao espetáculo do relógio da prefeitura na Marienplatz (praça principal), ao meio-dia, por exemplo, as salsichas já devem estar no estômago, em processo de digestão.

A Höfbrau, por sua vez, é a mais diversificada e turística das cervejarias de Munique, a ponto de ter áreas de venda de suvenires e lojas dentro do próprio complexo. Ainda assim, a casa não deixa de ser visitada pelos locais – e o grande número de plaquinhas em cima das mesas com o termo stammtisch comprova isso. A palavra refere-se a uma espécie de reserva eterna, e as mesas com a tal placa são lugar cativo de determinada família.

Assim, não importa quão cheia a casa está, quem tem “mesa eterna” pega sua Maß assim que chega. O salão principal é embalado pelo som de uma banda. Ali, jovens e velhinhos, viajantes e nativos, homens e mulheres se encontram para brindar.

View on the main city square with famous church of Our Lady during the sunrise in Dresden city, Germany

Bayerische Weißwurst mit Bretzel und Bier

Futebol

A cerveja e as weiß­würstchen não são as únicas paixões dos münchners. Eles também adoram futebol e estão mais vaidosos do que nunca em relação ao principal time da cidade: o poderoso Bayern, um dos protagonistas das últimas Ligas dos Campeões, o mais difícil dos torneios disputados na Europa. Como a equipe está com a bola cheíssima, e caso você goste de futebol, um giro pelo estádio do Bayern vai ser um passeio e tanto.

Desde 2006, a Allianz Arena é a casa do Bayern e do outro time que representa a cidade, o TSV 1860. Além do projeto extremamente moderno e bonito, a construção, que parece um pneu, se caracteriza pela mudança de cor de toda a iluminação da parte externa: fica vermelho ou azul, quando ali jogam as equipes locais, e branco quando recebe partidas de campeonatos internacionais, como a Copa que a Alemanha sediou em 2006.

A visita inclui um tour pela arena e pelo museu que conta a história do Bayern, o qual reúne fotos de técnicos e jogadores, camisetas, chuteiras de artilheiros e um completo acervo para nenhum fanático por futebol botar defeito. Mas interessante mesmo são as andanças pelos bastidores do estádio, que levam à sala de imprensa e ao vestiário dos times. Decorado em vermelho, a cor do Bayern, o vestiário ostenta cabines com fotos dos jogadores que irão usá-las.

Como o gramado é o tapete da realeza, ops, dos craques da bola, ele é cuidado com muito esmero, com direito a banhos de sol artificiais e a dedicação de três jardineiros, encarregados de avaliar as condições climáticas e de tomarem medidas para aliviar o impacto na grama.

Parque Olímpico e BMW

No Parque Olímpico, erguido para as Olimpíadas que Munique sediou em 1972, está mais um ícone turístico, o complexo da BMW. Nesse espaço, encontram-se a linha de produção, o showroom com os desejados carros produzidos pela montadora e o museu que mostra o desenvolvimento dos veículos ao longo dos séculos 20 e 21.

O prédio administrativo fica no centro do complexo e ostenta uma estrutura arrojada, que imita o motor de quatro cilindros da marca. Nesse moderno edifício de vidro, criado especialmente para exibir os carrões da BMW, os visitantes fazem a festa: entram nos veículos, tiram fotos e até simulam corridas ao volante de videogames.

Quem der sorte pode até assistir a exibições de motociclismo, com direito a saltos e piruetas, além de ouvir roncar os motores das supermáquinas. Aos mais entusiasmados pelo assunto, a dica é se juntar a um tour guiado para visitar a linha de montagem.

No Parque Olímpico, destaca-se também a vila erguida para receber os atletas nos jogos de 1972. Além disso, do alto da torre olímpica, a 182 metros do chão, dá para ter uma boa noção de toda a herança deixada pelo evento esportivo, cujo visual soa moderno mesmo para os padrões de hoje: o lago usado nas provas aquáticas – onde crianças literalmente rolam dentro de bolas de plástico, enquanto os pais bebem cerveja em mais um dos biergartens da cidade –, os ginásios, os alojamentos e mais um estádio se juntam ao moderno prédio da BMW.

Olympiagelände, Park mit Olympiasee und Fernsehturm, Olympiaturm, Theatron, Olympiapark, München, Oberbayern, Bayern, Deutschland, Europa

Munich, Germany – June 9, 2018 – Exterior view of the office building and the museum of BMW (Bayerische Motoren Werke), a famous automobile and motorcycle manufacturer in Germany

CONVITE ESPECIAL

A agência Voupra atende centenas de clientes por dia sempre com o compromisso de oferecer a melhor experiência.

Quando estiver próximo da Avenida Paulista em São Paulo, passe para visitar o escritório da agência e tomar um café! Será interessante você conhecer a ampla estrutura da agência dos seus amigos aqui, os Voupranos.

Endereço: Avenida Paulista,  1079 – São Paulo

O objetivo da agência Voupra é sempre criar um vínculo duradouro com os clientes, proporcionando experiências incríveis, para que essa relação de fato se torne especial por muitos anos.

VEJA TAMBÉM:

O Voupranos possui a missão de ajudar o viajante brasileiro na hora de planejar sua próxima viagem e se informar sobre tudo que acontece de mais importante para o turista do Brasil.

Todos os artigos, notícias e dicas de viagem do Voupranos são preparados por especialistas em turismo, jornalistas e conta com a curadoria da Editora Europa. A atualização é diária e o portal já conta com centenas de páginas com informações dos principais destinos procurados pelo público brasileiro.

O site de notícias Voupranos tem a proposta de ser um portal leve, divertido e empolgante, com a ambição de se transformar em um dos maiores portais do Brasil, com o desejo de mais que informar, levar a alegria e diversão para todo o seu público.

Além dos artigos que funcionam como guias rápidos de cada destino, o portal traz diariamente novas notícias do mundo do turismo. Tudo com foco no viajante, que deseja planejar excelentes férias com o melhor investimento. Visite o Voupranos sempre que desejar explorar um mundo de novidades em muitos destinos.

portal Voupranos é um investimento ambicioso da agência de viagens Voupra, conhecida pelas grandes novidades que implementou no segmento de turismo nos últimos anos, e pelo forte comprometimento com seus clientes, inclusive sendo uma das raras agências com o certificado RA1000 do Reclame Aqui.

Publicado em: 17/01/2023
Atualizada em: 17/01/2023
Quero contribuir com essa matéria dos Voupranos

Alemanha