As principais atrações de Berlim
Símbolo de contracultura e palco de muitas atrações, Berlim não se cansa de provar que é uma das capitais mais pop do mundo. A onda começou com o fim da Segunda Guerra Mundial, em 1945, quando os moradores do lado oeste da capital alemã se viram isentos do serviço militar obrigatório.
Isso chamou atenção de muitos jovens contrários à concepção do estado rígido, entre eles intelectuais, punks, anarquistas e artistas. Aos poucos, estima-se que cerca de 50 mil deles migraram para a cidade e incentivaram movimentos culturais que podem ser observados até hoje nas ruas e no estilo de vida berlinense.
Irrequieta, Berlim se renova sem parar diante dos olhos do visitante – literalmente, pois é possível observar, a todo o momento, obras espalhadas pela cidade. Na prática, isso resulta em uma série de opções de lazer, compras e gastronomia aos moradores e quem chega de fora. Confira as principais atrações de Berlim.
Portão de Brandemburgo
Enquanto o Muro de Berlim existiu, o maior símbolo da capital alemã ficou isolado, inacessível tanto para os cidadãos do leste quando do oeste. Em cima de suas colunas desponta a Quadriga, escultura em que a Deusa da Vitória conduz quatro cavalos.
Kaiser Wilhelm Gedächtniskirche
Com estilo neo-romano, esta igreja foi atingida por bombardeios aéreos durante a Segunda Guerra Mundial, em 1943, mas sua estrutura de sustentação não sofreu danos críticos. Em vez de ser demolida, ganhou uma torre lateral moderna, mas foi mantida em sua aparência semidestruída como testemunha inanimada de tempos obscuros.
Ilha dos Museus (Museumsinsel)
Declarada Patrimônio da Humanidade pela Unesco, a região reúne cinco museus com acervos espetaculares. O mais famoso é o Pergamonmuseum, que guarda um dos portões da Babilônia e tem uma das mais importantes coleções de antiguidades da Europa.
Quem gosta de história deve ir ao Historisches Museum, com cerca de 8 mil objetos que traçam um panorama da história europeia desde os tempos dos romanos até o século 20. E o Neues Museum abriga um grande acervo de arte egípcia, com destaque para o famoso busto da rainha Nefertiti.
Checkpoint Charlie
Aqui é possível ver um posto militar que ficava na antiga fronteira entre a Alemanha Ocidental e a Oriental durante a época da Guerra Fria. Próximo a ele há diversos museus, como o Museu do Muro, o Mauermuseum, e o East Side Gallery, trecho de 1,2 km do Muro de Berlim e que, hoje, está todo grafitado.
Monumento do Holocausto
Próximo ao Portão de Brandemburgo está o Monumento do Holocausto, feito entre 2003 e 2005 pelo arquiteto Peter Eiseman para homenagear os judeus europeus mortos pelos nazistas. Trata-se de um espaço com 2.711 blocos de concreto escuro, dos mais variados tamanhos, que simbolizam uma espécie de cemitério gigante.
Potsdamer Platz
Esta praça a quatro quadras do memorial ficou esquecida nos tempos do muro. Depois da reunificação, o local ganhou prédios comerciais, museus e construções modernas, como o Sony Center e o Filmhaus (Museu de Filmes).
Reichstag
Erguido em 1894, o prédio do parlamento alemão ganhou estruturas moderníssimas, como uma grande cúpula de vidro transparente – que pode ser interpretada como uma metáfora da transparência política que a Alemanha impôs para si após a reunificação.
Alexanderplatz
Praça famosa por abrigar uma enorme torre, com 368 metros de altura, inaugurada em 1969, e que pode ser vista de diversas partes da cidade. No topo da torre há um restaurante rotativo, que oferece vista de 360 graus da capital alemã.
A praça fica na antiga parte oriental de Berlim, que reserva muitos outros pontos turísticos interessantes, como a Hackesche Höfe, um conjunto de edifícios residenciais agrupados ao redor de oito pátios internos e interligados, forrados de bares, restaurantes, galerias, cinemas e teatro.
KaDeWe (Kaufhaus dês Westens)
A maior loja de departamentos da Europa tem seis andares e vende um pouco de tudo: roupas, sapatos, bolsas, perfumes, cosméticos e muito mais. No último andar, há uma bela praça de alimentação. O complexo fica no final da Tauentzienstrasse.
Zoologischer Garden
Alguém pode perguntar: por que ir a um zoológico em Berlim? Porque ele é o mais antigo da Alemanha e com o maior número de espécies do mundo. Destaque para os ursos, animais-símbolo da cidade. Tem até um panda por lá.
Siegessäule
A Strasse des 17.Juni, rua que corta o Tiergarten (o maior parque da cidade) ao meio, abriga um dos símbolos de Berlim que todo mundo vê nas revistas: a Siegessäule, mais conhecida como Coluna da Vitória. Tem 67 metros de altura e foi erguida com uma estátua dourada para celebrar vitórias gloriosas conquistadas pelos reinos da região.
Olympiastadion
Fantástico estádio de futebol construído para ser sede das Olimpíadas de 1936 e que foi palco da final da Copa do Mundo de futebol em 2006.
Charlottenburg Palace
Construído para ser a residência de verão da primeira rainha da Prússia, Sophie Charlote, este palácio é o maior de todos da cidade. Tem um jardim maravilhoso e salas cheias de pompa abertas à visitação.
CONVITE ESPECIAL
A agência Voupra atende centenas de clientes por dia sempre com o compromisso de oferecer a melhor experiência.
Quando estiver próximo da Avenida Paulista em São Paulo, passe para visitar o escritório da agência e tomar um café! Será interessante você conhecer a ampla estrutura da agência dos seus amigos aqui, os Voupranos.
Endereço: Avenida Paulista, 1079 – São Paulo
O objetivo da agência Voupra é sempre criar um vínculo duradouro com os clientes, proporcionando experiências incríveis, para que essa relação de fato se torne especial por muitos anos.
Atualizada em: 13/01/2023