As principais atrações da Floresta Negra, na Alemanha
Anote esse nome: Hochschwarzwald. É difícil falar sem enrolar a língua, é verdade, mas trata-se da região mais alta e esplendorosa da Floresta Negra, por onde se espalham vilarejos charmosos que preservam deliciosas atrações alemãs.
Ali, pinheiros, carvalhos e faias se espicham dominando a paisagem. As folhas escuras que ajudaram a batizar a região (embora fiquem amareladas e com tons de marrom e vermelho no outono) se misturam a jardins com flores coloridas assim que se avista a pequena cidade. Igrejas brancas com cúpulas verdes e casas de madeira que parecem ter mais telhado do que parede completam o cenário de contos de fadas.
Hinterzarten
Hinterzarten, um dos vilarejos locais, é a base ideal para explorar a região, mesmo porque não falta o que fazer por lá. Em menos de 30 minutos é possível dirigir a pontos como Menzenschwand, em St. Blasien, onde há românticas cachoeiras, Schluchsee, o maior lago da área, cercado por bons restaurantes, e Grafenhausen, onde fica a Rothaus, a cervejaria mais alta da Alemanha e onde é possível fazer um divertido tour.
Bolo Floresta Negra
O bolo Floresta Negra é outra iguaria alemã que pode ser provada nos diversos cafés da região, como o Jägerklause, que fica próximo a Rothaus. Os nativos não gostam muito de admitir que ele foi inventado pelos suíços. Preferem valorizar o fato de que a cobertura com pedaços de chocolate lembra os pinheiros locais.
Assim, o batizaram e o imortalizaram, embora as generosas fatias servidas por lá valorizem um forte licor de cereja que torna o sabor diferente das “imitações” usualmente encontras no Brasil.
Lago Titisee
De carro, os principais passeios pela região podem ser feitos em apenas um ou dois dias e ainda sobra tempo para visitar o ponto mais turístico da Floresta Negra, o Lago Titisee. Lindo, o lugar vive cheio de visitantes e já atraiu nomes como Victor Hugo e Tolstoi.
Norte-americanos, japoneses e italianos são vistos aos montes por lá, e chega a ser incrível como um lugar tão bonito não é famoso entre os brasileiros. Mas vale a pena ir até lá para mudar esse cenário, pode ter certeza.
À exceção do inverno, quando o lago congela, minicruzeiros são realizados o dia todo por pequenas embarcações. Ali também dá para andar de stand up paddle, pedalinho ou caiaque. Ou ficar do lado de fora, vislumbrando a paisagem enquanto se visita butiques especializadas em relógios e com modelos raros.
A maioria das pessoas vai até lá para comprar relógios-cuco. Em uma oficina abaixo do shopping Drubba, há até apresentações que revelam a história de mais esse símbolo alemão, cuja tradição na fabricação teve início no século 17.
Nos longos invernos da Floresta Negra, os moradores passaram a confeccionar grandes relógios de madeira, os aperfeiçoando com pedras e depois pesos. Aos poucos a produção foi ficando mais criativa e os relógios ganharam motivos locais, como figuras de animais e danças típicas.
Assim foi até os anos 1740, quando Franz Anton Ketterer implementou um pequeno fole que reproduzia dois sons semelhantes a um pássaro típico da Floresta Negra: cuco. O resto é história.
Mercados de Natal
Diversas cidades do roteiro pela Floresta Negra promovem Mercados de Natal ao longo do mês de dezembro. Em praças muitas vezes cobertas de neve são montadas barracas de comidas, doces típicos e suvenires. O clima é de confraternização, com direito a diversas apresentações artísticas e pinheiros enfeitados.
Parque temático
O infame muro de Berlim não fica muito longe do típico moinho holandês, nem dos famosos ônibus vermelhos ingleses de dois andares ou do mítico Coliseu. Assim, marcos históricos e tradições de diversos países europeus, da Islândia à Grécia e de Portugal à Rússia, se misturam no Europa Park, um dos principais parques de diversões da Alemanha e um ótimo passeio para fazer na região da Floresta Negra.
Inaugurado em 1975 na pequena cidade de Rust, o centro de lazer faz uma ode ao Velho Continente com mais de cem atrações e shows, espalhados por 16 áreas temáticas. Ao todo, são 12 países e a região da Escandinávia. Além da arquitetura tradicional de cada local, o grande barato por lá é desfrutar das especialidades gastronômicas de cada uma das nações europeias representadas.
Cercado de muito verde, o parque foi construído no terreno de um castelo datado de 1442, o Balthasar Castle, preservado no seu melhor estilo medieval e aberto à visitação até hoje.
Por isso, antes de começar a se aventurar pelos brinquedos, um bom jeito de curtir o visual é subir a bordo do Panorama Train, que dá uma volta de 15 minutos pelo centro de lazer.
CONVITE ESPECIAL
A agência Voupra atende centenas de clientes por dia sempre com o compromisso de oferecer a melhor experiência.
Quando estiver próximo da Avenida Paulista em São Paulo, passe para visitar o escritório da agência e tomar um café! Será interessante você conhecer a ampla estrutura da agência dos seus amigos aqui, os Voupranos.
Endereço: Avenida Paulista, 1079 – São Paulo
O objetivo da agência Voupra é sempre criar um vínculo duradouro com os clientes, proporcionando experiências incríveis, para que essa relação de fato se torne especial por muitos anos.
Atualizada em: 02/02/2023