A incrível cidade de Alemanha onde todo dia parece Natal – Voupranos

A incrível cidade de Alemanha onde todo dia parece Natal

Adobe Stock: Rothenburg-Ob-der-Tauber, Alemanha – franz12

Rothenburg-ob-der-Tauber é uma pequena cidade localizada na Baviera, estado ao sul da Alemanha. Encravado na intersecção de duas travessias cênicas do país, das rotas românticas e dos castelos, esse pequeno e charmoso lugar de nome estranho (ob-der-Tauber significa: sobre o Tauber, rio que margeia a cidade, fincada em uma colina) tem as fachadas do centro histórico ornamentadas não só em dezembro, mas em todas as épocas do ano.

Embora boa parte dos enfeites funcione apenas como placas indicativas de hotéis ou restaurantes, seus desenhos são tão lúdicos que criam uma espécie de atmosfera de espera permanentemente do Papai Noel, o que dá à região à fama de “cidade de Natal”. O cenário se completa com consecutivas e simpáticas vitrines iluminadas de lojas temáticas, que podem ser de ursos de pelúcia (inclusive que soltam bolhas de sabão sobre os turistas), brinquedos, cristais, vinhos, porcelanas e até mesmo de um doce típico com o sugestivo nome de bola de neve. Trata- se de uma espécie de biscoito redondo com diversos tipos de cobertura, como chocolate, morango e coco, vendido tanto no inverno quanto no verão europeu.

Adobe Stock: Rothenburg ob der Tauber, Alemanha – Kirk Fisher

Nenhuma vitrine atrai mais visitantes, porém, que a da Käthe Wohlfahrt Weihnachtsdorf (também conhecida, ufa, como Vila Natalina), loja- labirinto onde se pode encontrar tudo que se imagina de Natal, confeccionado nos mais variados materiais. Há Papais Noéis, bolas de árvores, trenós, presépios, pinhas, estrelas cadentes e guirlandas de madeira, cristal, porcelana, tecido, palha, alumínio, pelúcia…

A loja parece não ter fim, e abriga uma pequena vila cenográfica forrada de pinheiros, pisca-piscas e bonecos com movimentos, que fazem todo mundo entrar no clima do “ho-ho-ho” em dezembro, abril, outubro ou qualquer outro mês. O espírito da festa cristã também paira o ano inteiro no German Christmas Museum, localizado no interior da Vila Natalina. O museu mostra como as mais variadas lendas natalinas foram criadas (boa parte delas na própria Alemanha) e se espalharam pelo mundo. Há ainda uma coleção de árvores e enfeites antigos e modernos, que pertenceram a famílias tradicionais da região.

Adobe Stock: Mercado de Natal, Alemanha – MarinadeArt

Mercado de Natal

Tudo isso Tudo isso serve de aperitivo para o maior acontecimento de Rothenburg- ob-der-Tauber: o Reiterlesmarkt, mercado de Natal realizado (este sim, apenas na época do Natal) desde o século 15 na região. O evento acontece na Marktplatz, praça central da cidade, que é recheada de barracas de comidas, pinheiros, bonecos de neve e palcos para apresentações artísticas.

Os ornamentos das casinhas medievais ao redor da praça, que já são bonitos, ganharão ainda mais cores e brilhos. E nas noites das sextas e sábados, quando o relógio marcar 20h, quem olhar para a torre da prefeitura, tingida de branco pela neve, verá a chegada triunfal do Reiterle, personagem mitológico que dá nome ao evento e faz as vezes do Papai Noel em Rothenburg-ob-der-Tauber. A lenda de Reiterle, por sinal, é apenas mais um entre os diversos mitos que marcam a história da cidade.

Muros e lendas

Reza a lenda que Rothenburg-ob-der-Tauber só não foi completamente destruída na Guerra dos Trinta Anos graças ao feito de um líder político, que aceitou o desafio do general católico Tilly e entornou, de uma só vez, três litros e um quarto de vinho em troca de clemência. Por isso, quem visita a cidade hoje, além de curtir o clima de Natal, pode ver todos os dias, a cada hora cheia entre 11h e 15h, e 20h e 22h, um boneco sair de uma janela virar uma grande taça de vinho na torre da Ratstrinkstube, antiga Câmara dos Vereadores e taverna (que funcionava no subsolo).

Adobe Stock: Rothenburg ob der Tauber, Alemanha – Sérgio Nogueira

O prédio, que hoje funciona como centro de apoio turístico, fica no centro da Marktplatz e ao lado da prefeitura, de onde, durante o mercado de Natal, e entre abril e outubro, às 14h, saem passeios diários e guiados pela região. É perfeito para conhecer os principais pontos turísticos de Rothenburg-ob- der-Tauber, como a igreja protestante St Jacob´s. onde está o belíssimo altar de madeira “Heilig Blut Altar”, de Tilman Riemenschneider; a fonte St. George´s; os muros e portões medievais que ainda cercam o centro histórico; e o impressionante Jardim do Castelo, quer marca o lugar anteriormente ocupado por um castelo, destruído em 1356 por um terremoto, e de onde se observa uma bucólica ponte chamada Doppelbrücke (Ponte Dupla) no vale que cerca a cidade.

No trajeto pelas ruas estreitas cercadas por casinhas com janelas e sacadas por onde escorrem trepadeiras e uma série de flores coloridas, é possível identificar lugares interessantes para voltar mais tarde, com mais calma e sem o guia. Os principais são a Plöenlein, (bifurcação da Schmiedgasse, que se transforma nas ruas Spitalgasse e Mühlacker), esquina mais fotogênica do pedaço, com uma casinha medieval típica e torres ao fundo; e a Torre da Prefeitura, onde é possível subir uma longa escada (cansa, mas vale a pena) para ter uma vista geral e entender melhor porque a cidade é apontada por nove entre cada dez turistas como uma das mais charmosas da Alemanha. Além disso, há alguns museus que valem a visita, como o do Crime Medieval (Burggasse 3-5, no prédio de um antigo convento), com documentos legais e instrumentos de tortura; ou, se você estiver mais no clima do Natal, o dos Brinquedos (Hofbronnengasse 13).

Publicado em: 02/11/2024
Atualizada em: 31/10/2024
Quero contribuir com essa matéria dos Voupranos

Veja também:

Voupra