Istambul vai sedir a final da Champions League e quer mostrar suas belezas ao mundo – Voupranos

Istambul vai sedir a final da Champions League e quer mostrar suas belezas ao mundo

A cidade de Istambul está em contagem regressiva para sediar um dos eventos esportivos mais importantes do mundo: a final da UEFA Champions League, que ocorrerá no Estádio Olímpico Atatürk, no dia 10 de junho. Além de presenciar o grande jogo, os amantes do futebol poderão aproveitar a vasta cultura, vida artística, gastronomia inesquecível, pontos históricos, arquitetura única, vida noturna agitada e uma ampla variedade de opções de compras que a cidade oferece.

Go Turkiye – Divulgação

O UEFA Champions Festival 2023, um festival dedicado à final da Liga dos Campeões da UEFA, será realizado de 8 a 11 de junho no espaço de eventos Yenikapı Festival Venue. A cidade também quer aproveitar a oportunidade para exibir ao mundo alguns de seus principais atrativos.

Go Turkiye – Divulgação

Com uma localização estratégica, na beira do Canal de Bósforo, o limite natural entre a Europa e a Ásia, Istambul sempre foi um importante ponto de encontro de inúmeras culturas ao longo da história. Está na fronteira entre o Ocidente e o Oriente.

Na chamada Península Histórica, parte mais antiga da cidade, está a melhor amostra da arquitetura da cidade, com diversos edifícios icônicos como o Hipódromo, a Hagia Sophia, a Mesquita Azul, o Museu de Arqueologia de Istambul e o Palácio de Topkapi. Esse último é o antigo palácio dos sultões do grande Império Otomano, onde vivia a família e o harém do sultão, que chegou a ter cerca de 300 mulheres. Nas salas estão expostas mobiliários, objetos de arte e utensílios de cozinha fabricados com ouro e pedras preciosas.

Go Turkiye – Divulgação

Entre os tesouros históricos, valem também destacar as torres Galata e Donzela. A primeira, famosa por sua arquitetura magnífica e vista panorâmica deslumbrante do horizonte da cidade; a segunda, um ícone do estreito de Bósforo que oferece aos visitantes uma perspectiva única e diferenciada da cidade. Recentemente, a Torre da Donzela passou por uma reforma para garantir ainda mais conforto durante a visita.

Para quem curte arte, há um extenso calendário de eventos nos centros culturais mais importantes, como o Atatürk Cultural Centre (AKM) ou o Santral İstanbul. Para aqueles que buscam arte contemporânea, a dica é visitar o Pera Museum, o Atlas Cinema, e o Istanbul Modern.

Go Turkiye – Divulgação

Comer bem é outro prazer em Istambul. Desde restaurantes sofisticados com estrelas Michelin até os mais tradicionais de culinária turca, a viagem gastronômica que se faz ao visitar a cidade é uma experiência marcante. Se você é adepto da comida de rua, Istambul é o lugar certo. A cidade é reconhecida como uma das cinco melhores do mundo nesse quesito, oferecendo delícias como o Döner Kebap, um prato feito com carne bovina ou de frango assada verticalmente num espeto e servido no pão folha ou arroz.

Go Turkiye – Divulgação

Outra opção popular é o Simit, um pão assado com gergelim facilmente encontrado em carrinhos vermelhos espalhados pelas ruas. Além disso, é possível encontrar outros petiscos para uma alimentação rápida, como mexilhões recheados, castanhas, milho e batata assados, tudo acompanhado de um suco de romã fresquinho ou um suco de picles (extremamente salgado).

Na hora das compras, o grande barato está nos bazares históricos, entre os quais o Grande Bazar e o Bazar das Especiarias são os maiores e mais famosos. É incrível caminhar pelos corredores desses mercados e observar as lojas que vendem tapetes artesanais, cerâmicas, peças de ouro, temperos, utensílios de casa (como kits de chá, almofadas e luminárias coloridas). Difícil é barganhar pois os comerciantes sempre jogam o preço lá em cima para ganhar na transação. Nunca se pode aceitar o primeiro valor que eles oferecem. Já o bairro de Nişantaşi é o local para compras de luxo, com lojas da Prada, Chanel e Cartier, além de oferecer restaurantes de alta classe para completar a experiência de compras.

Publicado em: 30/05/2023
Atualizada em: 31/05/2023
Quero contribuir com essa matéria dos Voupranos

Veja também:

Turquia