Prepare-se para o Festival de Música em Trancoso – Voupranos

Prepare-se para o Festival de Música em Trancoso

A 9ª edição do Festival Música em Trancoso, marcado entre 14 e 18 de março, divulgou a programação de shows. Entre as apresentações confirmadas estão Alcione e Marisa Monte, além de concertos especiais da Orquestra Sinfônica da Bahia (OSBA). Dois palcos, um no Teatro L’Occitane e outro no gramado da área externa. O festival também promoverá apresentações gratuitas no Quadrado, centro da vila, local considerado principal atração de Trancoso.

Divulgação Teatro L´Occitane

O Festival Música em Trancoso faz parte do calendário de cultura da Bahia desde 2012. Reúne, em um dos destinos turísticos mais icônicos do país, artistas exponenciais do Brasil; promove concertos ao ar livre; aulas de iniciação musical para crianças de escolas do ensino público e masterclasses com músicos renomados. Em oito edições, foram 64 apresentações, reunindo um público de mais de 70 mil pessoas. A expectativa na retomada do festival é atrair um público pagante de 4.200 pessoas. “Continuamos fiéis ao nosso propósito inicial, o de fomentar a cultura e o desenvolvimento socioeconômico da região, e valorizar a música clássica e popular. Estamos muito orgulhosos com esse retorno ao lado da OSBA, uma das melhores e mais tradicionais orquestras do país, e grandes nomes da cena musical brasileira”, comemora Reinold Geiger, idealizador do evento e fomentador do projeto desde seu início.

Orquestra Sinfônica da Bahia – Divulgação – Fernando Gomes

O Teatro L’Occitane, inaugurado em 2014 para ser a sede do Música em Trancoso – MET, tem capacidade para receber um público de mais de mil pessoas e foi projetado pelo arquiteto luxemburguês François Valentiny. Por  sua beleza e funcionalidade, em meio à natureza exuberante da região, se tornou um novo cartão-postal de Trancoso e principal espaço de eventos culturais na cidade.

Confira a programação completa Do Festival Música em Trancoso:

15 de março (quarta-feira) – A Orquestra Sinfônica da Bahia (OSBA), com uma formação de 60 músicos, homenageia os 150 anos de nascimento e 80 anos de morte do compositor russo Sergei Rachmaninoff, no Teatro L´Occitane, às 19h.

16 de março (quinta-feira) – Alcione apresenta seu show de comemoração de 50 anos de carreira no Palco Gramado, do Teatro L´Occitane, às 19h.

Alcione vai apresentar no dia 16 de março – Divulgação Festival de Música de Trancoso

17 de março (sexta-feira) – OSBA apresenta “Cine Concerto”, em homenagem a John Williams, maestro e compositor norte-americano premiado por trilhas sonoras de filmes renomados, no Teatro L´Occitane, às 19h.

18 de março (sábado) – Marisa Monte fecha o festival com o show de sua turnê “Portas”, no Palco Gramado, do Teatro L´Occitane, às 19h.

Divulgação Festival de Música de Trancoso- Foto Leo Aversa – leo@leoaversa.com

Apresentações gratuitas:

14 de março (terça-feira) – Neste primeiro dia, o público será recepcionado por Carlos Prazeres, maestro da Orquestra Sinfônica da Bahia – OSBA, com uma formação de 20 músicos. O concerto “Bach Etéreo” trará clássicos de Johann Sebastian Bach. Às 18h.

18 de março (sábado) – O concerto “Uma viagem pelo mundo”, executado pela OSBA, fará um raro passeio pela música de concerto mundial, com obras de Bizet e Brahms. Arranjos orquestrais de clássicos da música popular brasileira encerram a participação da OSBA no Música em Trancoso, em uma apresentação aberta ao público. Às 11h.

Publicado em: 09/02/2023
Atualizada em: 10/02/2023
Quero contribuir com essa matéria dos Voupranos

Trancoso