Parque Olivas de Gramado faz 5 anos e oferece um jeito diferente de curtir a Serra Gaúcha – Voupranos

Parque Olivas de Gramado faz 5 anos e oferece um jeito diferente de curtir a Serra Gaúcha

O Parque Olivas de Gramado completou 5 anos e se tornou uma das principais atrações de Gramado. Desde sua inauguração, o parque tem se destacado como uma excelente opção de passeio na Serra Gaúcha, com diversas atividades, como pôr do sol com música ao vivo, restaurante de culinária italiana, degustação de azeites, piquenique, caminhadas por trilhas, fazendinha e tour rural pelos campos de olivas.

Parque Olivas de Gramado – Divulgação

Localizado em Linha Nova, a 14 km do centro da cidade, o Olivas de Gramado se destaca ainda por sua privilegiada localização no topo de um cânion, proporcionando vistas deslumbrantes da natureza da serra. A principal atração do parque é o Olivas Sunset, pôr do sol com música ao vivo. A novidade agora é a versão especial para os dias chuvosos: o “Sunset in the Rain”. Com a ampliação da cobertura da área externa da Trattoria e do Deck Sunset, os visitantes poderão desfrutar de música ao entardecer mesmo nos dias em que a chuva marca presença, mantendo a beleza natural que encanta todos os que visitam o parque.

Parque Olivas de Gramado – Divulgação

O parque, que conta com mais de 150 hectares de terra, sendo 29 hectares plantados com oliveiras (daí o nome Olivas de Gramado), celebrou em 2021 o resultado da primeira colheita de frutos e produção do azeite próprio, o ‘Terroir Serrano’. Já na primeira safra o azeite extravirgem foi reconhecido como um dos 500 melhores do mundo no Guia Flos Olei 2022 (Itália). A safra mais recente, de 2023, também obteve reconhecimento internacional conquistando medalha de prata no NYIOOC – New York International Olive Oil Competition (Estados Unidos).

Parque Olivas de Gramado – Divulgação – matheuszanchet 2022

Para André Bertolucci, azeitólogo e sócio-proprietário, “estar entre os melhores do mundo nestes concursos, é a prova de que os produtores brasileiros estão produzindo azeite de oliva extravirgem de altíssima qualidade, fazendo frente com as escolas clássicas da Itália, Portugal, Espanha e Grécia. Isso nos orgulha muito e nos dá a certeza de estarmos no caminho certo”. Atualmente os visitantes podem aprofundar conhecimento sobre o universo da olivicultura na Degustação Sensorial Harmonizada de Azeites.

Parque Olivas de Gramado – Divulgação

Mas não é só de azeite que vive o Olivas de Gramado. O parque tem muitas outras atrações para adultos e crianças e rende um passeio de um dia inteiro. Veja o que você pode curtir por lá:

  • Olivas Sunset: o pôr do sol mais lindo da Serra Gaúcha com música, alto astral, natureza e diversão. A atração acontece diariamente a partir das 15h30.
  • Trattoria: valoriza a gastronomia colonial, das famílias imigrantes, com releituras contemporâneas. O cardápio é elaborado com produtos orgânicos, sendo alguns deles colhidos da própria horta do parque, outros, provenientes de produtores locais.
  • Degustação Sensorial Harmonizada de Azeites: proporciona um amplo conhecimento sobre o mundo dos azeites, infusões aromáticas e possíveis harmonizações. Nela o visitante conhece a história do azeite e etapas do processo de plantio, manejo e extração do azeite de oliva.
  • Fazendinha: Uma reprodução da arquitetura presente no surgimento de Gramado (Marco Zero), com casas e animais em miniatura, para diversão de crianças de todas as idades. No espaço, é possível ainda visitar uma réplica da Casa Hobbit, a Casa do Colono e um mirante com vista única do topo do Cânion Pedra Branca.
  • Tour Rural: à bordo de um ônibus e acompanhado por um guia, o visitante conhece as plantações de oliveiras, os mirantes, e todas as atrações do Olivas. No caminho é narrada a história de Gramado e dos imigrantes alemães, italianos e luso-açorianos que colonizaram a região.
  • Tour Vistas Exclusivas: com estilo e conforto de um veículo 4×4, o visitante percorre lugares ímpares e com paisagens deslumbrantes que não são acessadas de outra forma. Tem duração aproximada de uma hora. Atração cobrada à parte.
  • Bosque Encantado: área mais isolada do parque com um ângulo de visão diferenciado. O Bosque Encantado é uma mini floresta cheia de surpresas. O espaço tem ainda o Caminho das Oliveiras, Espaço Zen e o Poço dos Cristais de Quartzo.
  • Vila Bike: reúne a área de aluguel de bikes elétricas e a Bike Voadora, que permite ao visitante pedalar 720 metros (360m ida e 360m volta) a uma altura de aproximadamente 22 metros. Atrações cobradas à parte.
  • Piquenique Olivas: oferecidos das 13h às 17h, para contemplar a natureza exuberante e o pôr do sol. A cesta é preparada com produtos coloniais como pães, bolos, queijos, salames, frutas, geleias e suco de uva. O piquenique pode ser feito entre os olivais, na Fazendinha ou no Bosque do Piquenique (próximo à Oliveira Centenária).
  • Trilhas Autoguiadas: para os visitantes que gostam de explorar os destinos, o Olivas tem a Trilha do Camboatá Vermelho, que se divide oferecendo diferentes níveis de dificuldade. O trajeto mais curto e fácil possui 350 metros e leva ao mirante mais baixo, a segunda ramificação leva ao mirante mais alto, de 425 metros. É possível conhecer os vários tipos de ecossistemas e a diversificada flora e fauna nativas, catalogadas e identificadas em placas do percurso.
  • Passeio a cavalo: acompanhado por um tutor, o visitante (criança ou adulto) escolhe entre dois roteiros e passeia pelo parque de uma forma diferente. Atração cobrada à parte.

Olivas de Gramado – Funcionamento:

Alta temporada funciona diariamente, das 10h30 às 18h.

Na Baixa temporada, abre  de quinta a terça-feira, das 10h30 às 18h.

Local: Rua Vereador José Alexandre Benetti, 1808, Gramado (RS)

Parque Olivas de Gramado – Divulgação

Publicado em: 05/01/2024
Atualizada em: 05/01/2024
Quero contribuir com essa matéria dos Voupranos

Serra Gaúcha